Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
1 6  /  F E V E R E I R O  /  2 0 1 5

 

Seu amigo mais antigo
Por Denise Amaral (*)

Você vai ter muitos relacionamentos ao longo de sua vida, e alguns deles podem durar muitos anos. Um amigo de infância, seu cônjuge, seus pais, seus filhos... São pessoas que vão marcá-lo de diversas maneiras, positiva ou negativamente, deixando lições, exemplos, lembranças ou traumas que definirão quem você é e como vai agir diante das provações, dos desafios, e também as escolhas que vai fazer. Como cada decisão tem consequências que se estendem muito além do momento em que é tomada, todas as influências que o levarem a tomá-la vão ser, em algum grau, responsáveis pelos caminhos que você seguirá em sua vida, pelo que semeará, e por tudo que colherá.

Alguns relacionamentos você pode escolher, como as suas amizades, o seu casamento, e até certo ponto, seus contatos profissionais. Outros lhe são impostos, como a família, e você deve avaliar minuciosamente os pontos positivos e os pontos negativos destes relacionamentos, para que eles sejam responsáveis pelo seu crescimento e não pela sua estagnação.

Mas existe um relacionamento que é muito especial, dura sua vida inteira, e precisa ser o melhor possível – sua amizade com você mesmo.

Pessoas chegarão e partirão, entrarão e sairão de sua vida, mas o seu “eu” interior permanece firme e forte, tomando decisões e fazendo escolhas que determinarão o tipo de vida que seu “eu” exterior experimentará.

Você deve querer sempre o melhor para si mesmo. E o melhor pode supor algum tipo de desacordo entre a vontade e a razão, entre a tentação e o correto, entre o mais divertido e o realmente apropriado. Suas escolhas devem levar em consideração o tipo de história que você quer escrever, o tipo de pessoa que você quer que os outros vejam quando olham para você. Um sacrifício hoje pode representar muitos benefícios no futuro.

Escolha com carinho aquilo que come, já que a cada dia você está dando forma ao corpo que carregará consigo por toda a sua vida. Balanceie bem lazer e trabalho, passe mais tempo ao lado daqueles que você ama, procure focar sua atenção no que é realmente importante, ao invés de se desgastar com cada pequeno percalço. Respeite seus limites para poder experimentar mais vitórias do que frustrações, e escolha perdoar sempre que sentir o calor da raiva corroê-lo por dentro.  Lembre-se – o tempo passa de qualquer maneira, então é melhor que o aproveitemos de forma construtiva, saudável e agradável. Seu rosto conta a sua história, assim como seu corpo, sua saúde, suas conquistas.

Você pode viver em um ambiente repleto de tentações e maus exemplos, pode ser pressionado todos os dias a fazer coisas das quais muito provavelmente se arrependerá, e se está cercado de pessoas tentando convencê-lo a fazer o errado para validar ou encobrir os demais, ouça com atenção o seu maior e melhor amigo. Pergunte a si mesmo o que cada decisão tomada hoje vai ter como consequência para o seu futuro, ou o futuro de sua família, ou do seu empreendimento.

Sempre que estiver dividido entre o que diz sua voz interior e o que deseja o seu lado humano, pense no conselho que daria a alguém que você ama realmente, e muito. Vale a pena arriscar o luxo de hoje pela perda da liberdade amanhã? Vale a pena comer hoje sem preocupação alguma, e ter que se preocupar no futuro com os efeitos desagradáveis do sobrepeso?

Note bem que não estamos falando de uma vida de privações, apenas de decisões mais prudentes. Um doce ao invés de seis. Investir na formação profissional ao invés de roubar. Passear e conversar com as crianças ao invés de trancar-se em casa na frente de um computador ou da televisão. Ler e estudar ao invés de bombardear a mente com as besteiras vazias de um reality show.

Preocupe-se com você mesmo. Seja realmente o seu melhor amigo. Assim o futuro o encontrará em paz consigo mesmo, com os outros, e com as escolhas que o fizeram chegar ali.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI