Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
0 1  /  J A N E I R O  /  2 0 1 5

 

Uma nova luz
Por Denise Amaral (*)

É um novo ano, está certo. Época propícia para renovações e mudanças, pois estamos abertos a novas resoluções e emocionalmente prontos para, finalmente, dar um basta no que atrapalha e abrir espaço para o que é bom. Mas temos que nos esforçar um pouquinho para que toda essa energia positiva não vá embora com as festas, e voltemos a mergulhar de cabeça nos velhos problemas e nas velhas reclamações.

As mudanças acontecem de dentro para fora. Não é o mundo que se transforma, é a nossa forma de enxerga-lo que se modifica. Vemos aquilo que queremos ver, e reagimos ao que vemos. Podemos escolher exatamente onde vamos focar nossos olhos, nosso coração e nossas energias.

Isso não significa estar alheio aos acontecimentos, ou fechar os olhos à realidade, e sim escolher olhar os fatos sob uma perspectiva positiva e criativa, assumindo o papel de alguém que trabalha para melhorar o mundo, e não da vítima suprema, que só faz sofrer e reclamar.

A vida é como uma massa pronta a tomar forma, e somos cada um de nós os artistas, capazes de moldar seja o que for concebido por nossa imaginação e nossa vontade. A cada dia podemos fazer algo novo, e a decisão do que fazer cabe a nós, pessoalmente. Podemos acordar para um grande espetáculo, ou para um desastre total. Podemos olhar o dia como uma grande oportunidade, ou como um fardo terrível que teremos que carregar.

Somos os artistas do novo ano! Temos que aproveitar a alegria das festas para comprar tintas coloridas, pincéis novos... E para encher nosso coração com inspirações boas.

Temos que ser criativos e construtivos. O esterco existe, mas podemos utiliza-lo como adubo para que nosso jardim fique mais florido e nosso gramado ainda mais verde. Depende de nós o uso que fazemos das ferramentas que temos.

A sabedoria antiga concorda com as mais modernas descobertas da ciência - nossa vida é feita a partir dos nossos pensamentos mais frequentes. Pense em coisas ruins, e coisas ruins se manifestarão em sua vida. Portanto, use de bom senso e comece a colocar em prática a sua inteligência: Pense em coisas boas!!!! Focalize sua atenção em pensamentos positivos, em crescimento, em saúde, em prosperidade, em abundância, em felicidade!

Não importa se você é religioso ou cético, esotérico ou científico, prático ou sonhador. Seja otimista! Preencha sua mente com imagens boas, com ideias que o façam feliz. Force um sorriso! Pense com mais frequência nas pessoas que você ama e, sempre que puder, tente se lembrar das razões pelas quais você as ama. Exercite seu corpo, e exercite também a sua capacidade de ser feliz.

Se você está totalmente viciado e só consegue ver sombras por todo lado, pare e pense um pouco. Se as sombras existem, é porque existe luz brilhando forte! Pare de olhar para baixo! Talvez você precise de ajuda para acertar sua postura. Se for esse o caso, procure ajuda! Imediatamente! Faça isso por você e por todas as pessoas que tem que conviver com você. 

Comece este novo ano compreendendo que nada vai mudar se você continuar igual ao que sempre foi. Você não vai emagrecer se continuar comendo muito e se exercitando pouco. As pessoas não vão passar a ser mais simpáticas com você se você continuar brigando e implicando com elas. O sol não vai entrar em sua casa enquanto você não abrir as cortinas!

Seu mundo é feito a partir das coisas que você vê. Se estiver habituado a notar o que há de desagradável ao seu redor, vai ver muita coisa negativa. Se estiver acostumado a encontrar o que há de bom nas pessoas, vai achar muitas coisas boas para preencher e alegrar seus dias.

No mundo há muito de tudo. Vivemos a globalização e temos acesso instantâneo ao que ocorre nos lugares mais afastados do planeta, tornando possível para cada um de nós preencher ao máximo nossa necessidade pessoal de notícias, exemplos de vida ou inspiração. E quando se fala em livre-arbítrio, em liberdade para escolher os caminhos que percorreremos, estamos falando em eleger os elementos dispersos pelo mundo e pela história com os quais vamos construir o nosso habitat pessoal, o ambiente onde vamos viver e crescer.

Use sua liberdade para escolher bons elementos! Cerque-se do que é positivo e amável. Concentre-se no bem, e multiplique suas chances de ser feliz! Concentre-se em ser feliz, e multiplique as chances de todas as pessoas que convivem com você terem uma vida mais leve e alegre também. Lembre-se que, ao longo da história, podemos encontrar pessoas que sofreram ou que prosperaram em todas as fases, em todos os períodos. Escolha ganhar, escolha prosperar. Foque sua visão e seu coração nas oportunidades, e construa o melhor de todos os anos!

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI