Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
0 1  /  J U L H O  /  2 0 1 5

 

Jejum criativo
Por Denise Amaral (*)

A falta de atividade tem muitos efeitos colaterais negativos. Se você não utiliza seus músculos eles se atrofiam, se não usa sua memória ela vai se enfraquecendo. Nosso corpo e nossa mente são máquinas complexas que exigem cuidado constante para que atinjam o máximo de sua capacidade.

Pela lei do menor esforço, ficar sem fazer nada pode parecer muito agradável. Principalmente depois de uma semana especialmente ocupada. Mas a falta de atividade não traz nenhum tipo de recompensa. As pessoas se sentem muito melhor depois de fazer algum tipo de atividade física, mental ou cultural, do que quando simplesmente deixam o tempo passar sem aproveitá-lo de alguma maneira.

Não fomos feitos para ocupar espaço no mundo, e sim para preenchê-lo de forma criativa e construtiva.

O tempo dedicado ao descanso é o momento perfeito para dar asas à sua criatividade. Uma atividade diferente daquela com a qual você ocupa a maior parte de seus dias, seja com trabalho ou com estudo, é o alimento perfeito para a sua mente criativa.

Dos passatempos mais agradáveis surgiram ideias que revolucionaram a história, e o tempo livre pode ser campo de muitas colheitas. Cada um de nós tem um interese específico, um assunto que nos desperta a atenção e sobre o qual somos capazes de falar por horas, completamente envolvidos por uma paixão inexplicável. Quanto mais aprendemos sobre ele, mais nos interessamos – e estuda-lo não tem nem de longe o peso de estudar uma matéria de escola. E toda a energia que colocamos em trabalhar nos projetos ligados a ele não nos deixa exaustos, mas completamente engajados e animados.

O ideal seria que sempre pudéssemos transformar esta paixão em trabalho remunerado, tirando dela não apenas nossa realização pessoal como também o nosso sustento. Assim o mundo seria povoado por pessoas muito mais tranquilas e felizes. Mas, de qualquer forma, sempre podemos encontrar um tempinho para nos dedicar ao nosso interesse pessoal e para tirar dele toda a energia e o estímulo que precisamos para levar adiante as demais atividades que fazem parte de nossas vidas.

Perder tempo fazendo absolutamente nada é deixar passar grandes oportunidades de nos sentirmos bem, de nos sentirmos capazes de fazer algo realmente importante – para nós, para aqueles que amamos, ou mesmo para todo o mundo.

O jejum criativo, se acontecer, não pode durar muito, sob pena de deixar sequelas profundas em nosso bem estar. Nosso corpo precisa se exercitar e nossa mente precisa trabalhar para que cada um de nós atinja o perfeito equilíbrio entre corpo e mente. Essa é a fórmula mágica que faz com que você se sinta bem consigo mesmo, e que lhe dá o estímulo necessário para viver cada etapa de seus dias, mesmo aquelas que não sejam especialmente agradáveis ou atraentes, ainda que absolutamente necessárias.

Uma mente atenta consegue aprender algo novo mesmo nas atividades mais mecânicas e repetitivas. Não podemos deixar que nossa vida se transforme em um túnel escuro, que atravessamos automaticamente sem tirar nenhum tipo de proveito. Ela pode ser, sim, uma jornada rica e extremamente interessante. Depende apenas da forma como caminhamos, da maneira como olhamos aquilo que nos rodeia, e a forma que escolhemos para nos relacionar com as pessoas e as oportunidades que vão surgindo ao longo de nosso caminho.O Universo é rico e abundante para todos. O que acontece é que muitos escolhem permanecer com seus olhos, mentes e corações fechados.

Aos que preferem abraça-lo, o mundo presenteia com inúmeras oportunidades!

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI