Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
0 1  /  M A R Ç O  /  2 0 1 5

 

Motivação
Por Denise Amaral (*)

Um impulso que gera uma ação. Sua mente, ou seu organismo, em resposta a um estímulo que pode ser interno (como por exemplo a sede) ou externo (o desejo de alcançar uma meta), produz uma atuação sua na direção de suprir aquela necessidade ou conquistar aquele objetivo.

Muitas são as variáveis que vão determinar exatamente qual ação vai ser tomada pelo indivíduo para suprir sua necessidade ou alcançar seu objetivo. Se vai saciar sua sede com água ou refrigerante, ou se vai ter atitudes honestas e éticas, ou se vai optar pelo caminho mais curto para obter o que almeja. As circunstancias de cada um, sua educação, sua cultura, seu momento histórico, tudo vai influenciar nas decisões que toma e nas conquistas que faz.

Tudo concorre para definir quem você é.

No momento de escolher o que fazer, que carreira seguir, que caminho tomar, é importante definir o tipo de pessoa que você deseja ser – o que você quer que as pessoas vejam cada vez que alguém olhar para você. Não poupe detalhes – imagine o tipo perfeito, desde a forma como se veste, até a maneira como se porta, as palavras que escolhe, a entonação que utiliza em cada circunstancia, sua postura, seu vocabulário, suas preferências. Imagine seu olhar, seus movimentos, seus pensamentos. O carro que dirige, a casa onde mora, as pessoas com quem convive. Monte seu “modelo” dando atenção a cada pormenor. E quando ele estiver pronto, observe-o bem, e depois compare com a imagem que você enxerga refletida no espelho.

Se o que você vê está longe do seu modelo ideal, é exatamente ali que começa o seu trabalho. A motivação que precisa para obter o sucesso que deseja.

Seja qual for a imagem que você quer passar para o mundo, ela tem que ser convincente. As pessoas precisam olhar para você e ver alguém perfeitamente capaz de fazer, da melhor maneira possível, aquilo que elas esperam que você faça. Por mais importante que seja a sua “capacidade” de realizar um trabalho, não podemos desconsiderar o peso que exerce sobre as opiniões – e consequentemente sobre as decisões – alheias a sua apresentação exterior. Você tem que ser muito bom naquilo que faz, mas tem também que “parecer” muito bom naquilo que faz.

Isso porque nossa mente obedece a certos padrões no processo de formar uma opinião, determinado por experiências anteriores e informações previamente recebidas, sejam elas verdadeiras ou não. Assim, se você conheceu alguém que não era digno de confiança, e essa pessoa andava vestida de bermudas, camiseta sem mangas e um boné constantemente virado para trás, assim que se deparar com outra pessoa que se vista e se porte de forma parecida, sua primeira reação vai ser de desconfiança – até que se prove o contrário. Esse fenômeno se repete tanto para opiniões e respostas positivas quanto negativas. Portanto, você pode utiliza-la a seu favor.

Construa para si mesmo uma imagem positiva, que corresponda perfeitamente à reação que você quer que as pessoas tenham em relação a você. O espelho é sua tela, e nela você deve criar uma réplica fiel e detalhada de seu modelo perfeito. Adapte-se não apenas na aparência, mas nos hábitos, no comportamento. Trabalhe o exterior enquanto aperfeiçoa também o interior – a forma de pensar, as reações aos acontecimentos, as atitudes com relação aos outros.

Quando você terminar, vai ter se transformado na pessoa perfeita para ser exatamente aquilo que você deseja ser – é meio caminho andado na direção do sucesso que você vai obter.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI