Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
1 6  /  M A R Ç O  /  2 0 1 5

 

Corpo, mente e coração
Por Denise Amaral (*)

Há ocasiões em que deixamos nossa mente divagar e nossos pensamentos nos levam longe do lugar onde realmente estamos. Nossa presença física não engana, pois os olhos não focam realmente as pessoas que estão ao nosso redor, nossa mente não registra aquilo que está sendo dito, e se somos surpreendidos por uma pergunta enfrentamos um momento de constrangimento, pois na maioria das vezes sequer sabemos de que se trata.

Não é um problema dos jovens, ou das crianças, ou dos adultos excessivamente ocupados – é uma realidade de todos nós. Queremos fazer um pouco de tudo, resolver todos os problemas de uma só vez, abraçar o mundo e conquistar o Universo, e nos encontramos limitados por tempo, espaço, força, recursos e oportunidade. Ou seja, pensamos como super-heróis e vivemos como seres humanos normais.

Mas os seres humanos normais são capazes de realizar grandes coisas, e milagres surpreendentes não faltam se começamos a procurar. Há quem faça conquistas realmente impressionantes, alcance grande sucesso, crie maravilhas – pessoas como eu e você, que vivem e trabalham em um mundo absolutamente normal.

A distância entre fazer de fato e ficar apenas sonhando se estende sobre três pontos: mente, corpo e coração. Quanto maior a distância entre eles, mais distantes estamos de conseguir o que desejamos. E quando coincidem sobre o mesmo ponto, desejo e conquista se tornam uma coisa só.

Seja qual for nosso objetivo, devemos concentrar nele nosso corpo, nossa mente e nosso coração.

O corpo – é nossa ferramenta física de trabalho. Já tentou apertar um parafuso com martelo, ou afrouxar uma porca com chave de fenda, picar uma cenoura crua com uma colher? Pode até conseguir, mais vai demorar muito mais do que o necessário, o resultado não será tão bom quanto poderia, e a energia dispensada, tanto física quanto emocional, será fora de proporção. Temos que ser a pessoa certa para o trabalho certo, aplicando nossos conhecimentos e nossos talentos ao objetivo que queremos alcançar. Em outras palavras, não adianta apenas desejar – temos que colocar os meios necessários para realizar.

A mente – é a grande biblioteca onde estão armazenadas todas as informações que fomos obtendo ao longo da vida. Aquilo que aprendemos direta e indiretamente, o que descobrimos sozinhos e o que percebemos observando o que aconteceu a outras pessoas, o que ocorreu em nosso tempo e o que nos chegou através da história. Temos peças essenciais espalhadas por nossa memória que devem ser postas lado a lado para criar a resposta que procuramos. É preciso foco e atenção. Concentrar-se na pergunta que está sendo feita, no desafio que estamos enfrentando. Nosso pensamento tem que estar na mesma frequência do trabalho que devemos realizar.

O coração – aqui está a nossa vontade. O desejo que nos move. E, principalmente, a fé que temos em nossa capacidade de alcançar uma meta. Uma energia essencial para qualquer trabalho. Onde está nosso coração está nossa capacidade de superar barreiras e vencer desafios. Nada é impossível se queremos de fato, e acreditamos que podemos alcançar. Por mais fortes que sejamos fisicamente, por maiores o tempo e o esforço que dediquemos a um trabalho, por mais capazes e preparados que sejamos, intelectual ou tecnicamente, não conseguiremos absolutamente nada se não acreditarmos em nossa própria capacidade, ou se tivermos alguma dúvida de que aquele trabalho é realmente necessário ou correto. O coração serve como uma trava moral, uma barreira fechando os caminhos que levam à direção errada, um aviso de perigo que não devemos ignorar. Pode ser um aviso de que algo não é certo, ou apenas de que não é o ideal para nós.

Podemos alcançar as alturas se nossa mente, nosso corpo e nosso coração estiverem em sintonia. As oportunidades começam a aparecer – ou talvez nós as percebamos melhor, já que estamos prestando realmente atenção! As pessoas começam a colaborar – influência de nosso entusiasmo? As luzes parecem brilhar sobre as soluções e respostas – nosso foco, nossa atenção?

Seja como for, é assim que se constroem as grandes obras, é assim que se fazem as grandes descobertas, é assim que podemos alcançar todo o sucesso que buscamos e a felicidade que queremos. Estando, a todo momento, mergulhados no que estamos fazendo, com corpo, mente e coração.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI