Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
1 6  /  N O V E M B R O  /  2 0 1 5

 

Networking
Por Denise Amaral (*
)

Suas conexões são muito importantes. É por meio delas que você caminha pelas rotas profissionais. Elas iluminam oportunidades, abrem portas, e muitas vezes dão ideias brilhantes que sozinho você poderia não ter. Por mais capaz que seja uma pessoa, ela sempre precisa de outras. Mesmo que trabalhe por conta própria, precisa de clientes. Precisa de fornecedores. E precisa de amigos.

As mudanças de uma área implicam em modificações e desdobramentos em várias outras, e uma pequena informação vinda de uma pessoa, por mais simples que pareça, pode ser a semente de uma verdadeira revolução no trabalho e na vida de muitas outras.

A mente de cada um de nós funciona de maneira particular, associando ideias de uma forma específica, determinada por nossas experiências anteriores, por aquilo que nos atrai, pela formação que tivemos e pelo ambiente e circunstâncias em que vivemos. A mesma informação pode ser descartada por uns ou transformada em uma grande descoberta por outros. O que não me diz nada pode servir de inspiração para você criar uma obra de grande repercussão e valor incalculável. Por isso devemos estar atentos e abertos às novidades e a tudo o que as pessoas têm a dizer. Não sabemos com exatidão quando nem onde aquela fagulha que tanto esperamos vai incendiar nossa mente com uma ideia capaz de revolucionar a nossa vida!

Mas trabalho e sucesso não é tudo. Precisamos de amigos, precisamos de amor, precisamos compartilhar nossas preocupações, sentimentos e também, claro, nossas alegrias e nossas conquistas. Sair de casa, conversar de verdade, frente a frente, vendo o outro e percebendo suas emoções, é essencial para uma vida equilibrada. Por mais que nos pareça suficiente trocar mensagens rápidas ou compartilhar fotos, ainda precisamos do contato humano. Olhar nos olhos e saber como a pessoa está realmente se sentindo é uma conexão verdadeira. Ver sua expressão quando prova uma comida é muito mais real do que ver no celular a foto do prato que ela divulgou nas redes sociais. E uma conversa com início, meio e fim significa bem mais do que uma série de posts e mensagens que transmitem fatos isolados, e que representam flashes de uma situação – fazendo com que qualquer tentativa de interpretação seja impossível por falta dos detalhes que são realmente importantes.

Mais do que conexões por interesse meramente profissional, nós, humanos, precisamos de laços que nos unam uns aos outros e que nos fortaleçam como pessoas. O trabalho é parte importante da vida, mas é apenas uma parte. Precisamos alimentar nossa vida como um todo.

E boas ideias podem nascer a qualquer momento, de várias fontes. Oportunidades únicas surgem quando menos se espera, partindo das pessoas mais improváveis. Como um grande quebra-cabeça, com peças espalhadas por toda parte, nossa vida vai ganhando sentido na medida em que as encontramos e organizamos. Temos que estar atentos. Com a mente aberta. Dispostos a conhecer pessoas, trocar ideias, fazer perguntas, e também a oferecer nossa contribuição. Pois podemos ser, nós também, grandes oportunidades para o crescimento de outros. Sucesso verdadeiro é dar e receber. É ganhar fazendo com que outros também ganhem. É crescer enquanto muitos crescem também ao seu lado.

Conexões eletrônicas são uma ferramenta importante que não devemos deixar de aproveitar, mas que são um complemento e não substituem as conexões reais. Uma pessoa completa é mais do que um perfil interessante e um curriculum impressionante. Adicione um olhar penetrante, um sorriso cativante, postura apropriada e boas maneiras, e você terá a descrição de uma pessoa de verdade. Melhor ainda se você puder descreve-lo como um amigo de verdade!

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI