Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
0 1  /  O U T U B R O  /  2 0 1 5

 

A linguagem do líder
Por Denise Amaral (*
)

Guiar multidões requer talento. Guiar um pequeno grupo também.

Não basta ter conhecimento, ou ser agraciado com grandes ideias e com a oportunidade de ser ouvido por muitos. Não basta ter uma mente privilegiada e uma posição de destaque. Não basta querer resultados e conseguir divisar os caminhos que levam a eles. Um bom líder sabe como falar com as pessoas certas de uma maneira que elas compreendem perfeitamente, e se sintam motivadas a acompanhá-lo.

Um gênio, portanto, não é necessariamente um bom professor. Uma pessoa de excelentes maneiras nem sempre consegue fazer com que seus filhos se portem bem. Um profissional de sucesso pode estar gerenciando uma equipe que nunca consegue resultados de qualidade.

Liderar pressupõe inspirar e motivar, o que só é possível quando as pessoas se comunicam de forma clara e eficiente. Requer que alguém entenda seu ponto de vista, enxergue seu valor, compartilhe seus objetivos e se sinta arrebatado pela vontade de fazer as mesmas conquistas, de modo que o sucesso seja de todos, e a realização pessoal de um seja tão plena quanto a do outro.

Ensinar, portanto, só atinge seu ponto no momento que alguém aprender. Educar é criar seres humanos completos, com maneiras e virtudes. Ser um profissional de sucesso é estar à frente de de uma equipe motivada e satisfeita, que encontra em cada projeto um novo desafio para fazer mais e ser ainda melhor.

E cada audiência tem sua própria linguagem. Sua capacidade de compreender determina o grau de conhecimento que podemos passar. Sua relação com o mundo que a cerca indica o espectro em que se deve trabalhar para que as ideias façam sentido. Sua energia e seus ideais mostram quais os interesses que devem ser focalizados para que a informação se transforme em ação.

O verdadeiro líder não se preocupa em impor sua vontade, ele instintivamente a incorpora à vontade dos outros, de forma que ganhe corpo, força e voz de dentro para fora. Ele consegue enxergar a si mesmo no grupo que lidera, como uma imagem refletida em um espelho.

Se você enfrenta dificuldades com sua equipe, seus alunos, ou mesmo seus filhos, a melhor estratégia é abandonar o palanque e se misturar com eles, imaginando-se um deles, pensando como eles, e descobrindo a forma como esperam receber as informações para que consigam identificá-las, processá-las, aceita-las e incorporá-las definitivamente. Todos querem aprender mais, fazer mais, ganhar melhor, experimentar sucesso e reconhecimento. Mas talvez não entendam exatamente o que estão ouvindo, não compreendam perfeitamente o que se espera deles, e por isso não correspondem.

A linguagem do lider é determinada por quem escuta, e guarda o segredo de seu sucesso. Não é  falar o que você quer, como quiser, e sim passar a mensagem que quer de forma que os outros consigam realmente entender.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI