Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
1 6  /  J A N E I R O  /  2 0 1 6

 

O que tanto preocupa
Por Denise Amaral (*
)

Já reparou que quanto mais pensamos em alguma coisa, mais esta coisa “aparece” em nossa vida?

É como se nossa mente tivesse uma espécie de radar, que identifica ao nosso redor aquilo em que concentramos nossa atenção. Provavelmente por isso surgiram ditados como “dinheiro chama dinheiro”, “desgraça pouca é bobagem”, “uma mentira puxa a outra” ou “quem procura sempre encontra”.

Mas se conhecemos a regra, podemos fazer com que funcione a nosso favor, certo? Se conhecemos as leis da física, e sabemos que funcionam sempre, e para todos, não as utilizamos de uma forma que nos atrapalhe – e sim de forma que nos beneficie.

Portanto, se é verdade que atraímos para nossa vida aquilo em que nos concentramos, por que não dirigir nossa atenção para coisas boas? Algumas pessoas só pensam em doença – e parecem estar sempre doentes. Outras parecem muito atraídas por toda e qualquer história que inclua algum tipo de desgraça – e seu repertório de novidades cresce a cada dia. Outras são mais espertas! Como uma moça que conheci que dizia que sempre que participava de um sorteio ela ganhava. E sua certeza a recompensava com muitos prêmios.

Uma mesma realidade traz problemas a uns e benefícios a outros. Um mesmo momento histórico significa perda para uns e oportunidade para outros. Um mesmo clima é positivo para uns e terrível para outros.

Se conseguimos focar nossa atenção em coisas boas, podemos descobrir várias outras como elas ao alcance de nossas mãos. Não custa tentar!  Repetir frases positivas ao invés de recitar reclamações, reparar nas qualidades e não nos defeitos, e, principalmente, pensar muito sobre tudo de bom que já temos em lugar de nos preocuparmos tanto com as coisas que achamos que nos falta.

Alimentamos nossa mente com aquilo que vemos e ouvimos. Percebemos e assimilamos. Se nos esforçarmos por perceber coisas boas e positivas, estaremos assimilando algo positivo e bom. Se nos concentramos no que é ruim e triste, estaremos poluindo nossa mente e envenenando nossa vontade.

Podemos criar nossos próprios ditados, tipo “um sorriso puxa o outro” ou “quem semeia alegria colhe felicidade”. Ver o lado bom das coisas pode ser um bom exercício! Custa começar, mas os benefícios aparecem depressa e são um poderoso estímulo para continuar.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI