Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
0  1  /  M A R Ç O  /  2 0 1 6

 

Os limites do possível
Por Denise Amaral (*
)

Estamos caminhando tranquilamente e de repente surge um problema diante de nós, como uma grande montanha que se ergue à nossa frente. Podemos nos desanimar diante da dificuldade, pensando em todo o tempo e esforço que vai ser necessário para chegarmos até o outro lado. Cansados, desmotivados, podemos pensar até em desistir daquele caminho e começar novamente, por uma rota totalmente diferente. De volta à estaca zero, agora com um novo objetivo.

Mas quem garante que esta nova jornada vai ser livre de dificuldades? Quem garante que outras montanhas não se erguerão, quem sabe até ainda mais altas?

Toda trilha tem obstáculos. Alguns contornamos, outros nos atrasam um pouco, e há também aqueles que nos levam por trilhas laterais bem mais ricas e bem mais interessantes. Já as grandes montanhas exigem de nós um pouco mais. Temos que acreditar em nossa capacidade de bater asas e voar sobre ela, chegando rapidamente ao que nos aguarda do outro lado.

Acreditar. Temos que ter fé em nossa capacidade de abraçar todas as possibilidades, de chegar ao destino que desejamos para nós.

Quando acreditamos na nossa capacidade de aprender, crescer, e ser tudo aquilo que sonhamos, uma montanha que a princípio parece gigantesca e ameaçadora, de repente se transforma em um ponto na paisagem que se descortina diante de nós, e que apreciamos como uma águia voando alto, livre e segura em sua rota.

O mundo não é mais do que aquilo que enxergamos, e nossa perspectiva muda de acordo com o ponto em que nos posicionamos. Alguns preferem ser caracóis, e se arrastam preguiçosa e lentamente pelo caminho. Outros preferem ser pássaros, e desenham no ar o seu caminho, seguindo apenas os limites impostos por sua própria vontade.

Enquanto uns passam a vida rastejando, outros alcançam as alturas. Enquanto alguns duvidam de sua própria capacidade e nunca tentam, outros acreditam em si mesmos e encontram um mundo de infinitas possibilidades.

Todos nós temos algum talento, alguma qualidade que nos torna únicos, necessários e muito importantes. E cada uma dessas qualidades é igualmente indispensável para o equilíbrio do universo. Acreditar no que sabemos fazer – seja cantar, pintar, contar, curar, limpar, ordenar, projetar, construir, consolar, orientar, cozinhar, informar, descobrir, inovar... – nos leva ao patamar mais alto de nossa existência. Fazemos parte do grupo que escolhe voar, e conseguimos ver o mundo e todas as suas grandes montanhas como um tapete sobre o qual deslizamos, tranquila e majestosamente, na direção que escolhemos.

Acredite em si mesmo, e em todas as suas qualidades. Um pouquinho de fé que seja, e aquela grande montanha vai, simplesmente, desaparecer. A fé move montanhas, não importa do que sejam feitas.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI