Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Cinema -
(Crítica - Julho/2001)

Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 20/07-27/07/2001)

Jurassic Park 3 ( 2001, Joe Johnston) - Se você desejava rever os bichinhos crescidos que Steven Spielberg trouxe ao mundo, será presenteado com uma interessante aventura.

Retomando os paleontólogos vividos por Sam Neil e Laura Dern (em pequena participação), o roteiro narra uma nova visita ao paraíso dos dinossauros criado pelo empresário vivido nos filmes anteriores por Richard Attenborough.

A premissa é a busca de um garoto que fazendo paraglider teria caído naquela que seria a ilha laboratório das experiências genéticas. Seus pais formam uma expedição que acaba ficando presa no imenso paraíso jurássico, retomando a sequência de perseguições e banquete para os dinossauros - base da série.

 O filme desenvolve a ação sem grandes vôos científicos, provalvemente fruto da  ausência do autor Michael Crichton em seus créditos e, mesmo quando se permite uma divagação científica - sobre a capacidade de raciocínio e vocalização dos velociraptores - faz uso dessa teoria em beneficio da ação.

A qualidade visual do filme mantém o que de melhor tinha nos outros episódios, se permitindo o luxo de substituir o terrível T-Rex pelo ainda mais terrível Espinossauro e ousando na enorme gaiola onde viveriam os Picterodactilos que impressiona em sua sequência.

 O elenco não compremete e reforça uma ou outra gag mais inteligente que a presença do roteirista Alexander Payne (diretor de Eleição) deve ter temperado, demonstrando a (ainda!) utilidade de atores humanos no cinema americano.

Se não chega a ter o carater inovador do primeiro episódio, visto que o segundo beira a indigência, esse novo filme ganha em ação e em prender o público em sua curta e correta duração (90 minutos), quem nem um final ruim e abrupto consegue atrapalhar a diversão.

 Cotação: ***

 Sugestões de TV

 No mundo da Lua ( The Man in the Moon, Robert Mulligan,95) - O veterano diretor Robert Mulligan atrás de comovente estórias de adolescentes nos anos 60 numa cidadezinha americana com bastante sensibilidade. Destaques para Sam Waterston e Tess Harpe em bons desempenhos

Cotação: *** ½
Telecine Emotion 21/07 as 18: 15

Entre o céu e a terra ( Heaven and Earth, Oliver Stone 93) - O filme que encerrou a trilogia sobre o Vietnã do diretor Oliver Stone que com o tempo vem ganhando em qualidade e se mostrando mais perene do que a princípio se pensou. O romance entre o mariner e a jovem vietnamita passando por toda a guerra consegue emocionar.

Cotação: ***
MGM Gold 19:00 23/07 e 00: 00 24/07

Terra da Discórdia (The Field, Jim Sheridan 90) - Segundo filme de Jim Sheridan (O lutador, em nome do pai, meu pé Esquerdo) narra as lutas agrárias na Irlanda com um elenco excepcional incluindo John Hurt e Brenda Ficker e o notável trabalho de Richard Harris .

Cotação: *** ½
Telecine Emotion 26/07 21:45

                                                                                                                                                              LBS


Dicas da semana:
(Período de 13/07-20/07/2001)

Copacabana (2001, Carla Camurati) - Um filme com sabor de nostalgia. É esse o cardápio que você encontrará ao assistir a esse belo exemplar da cinematografia brasileira.

O filme narra a trajetória de Alberto (Marco Nanini) que pensa a sua existência ao completar 90 anos, relembra momentos de sua vida e de seus amigos mais chegados que junto com ele formam um pequeno círculo que vive na  praia de Copacabana.

Com uma gama de bons personagens, o filme traz no seu elenco atores de peso que fizeram a história do teatro e da televisão brasileira, aumentando ainda mais a dose de nostalgia pois é impossível para quem viveu os últimos 40 anos não se emocionar revendo pessoas como Renata Fronzi, Pietro Mario (o eterno Capitão Furacão) ou Luís de Lima.

O Roteiro percorre o clima em torno da festa de 90 anos do protagonista explorando episodicamente inúmeros outros personagens e deixando que Alberto demonstre seu estado de espírito e sua relação com as lembranças que consigo carrega.

Provavelmente, a fragmentação do roteiro seja o seu principal problema, pois muitos de seus bons personagens viram tipos episódicos interessantes reduzidos a algumas citações de épocas e uma ou outra boa seqüência, mas pouco relevando cada um delas e ao mesmo tempo impedindo um todo confuso na estrutura narrativa do filme.

Marco Nanini tem um primoroso trabalho de composição, fazendo crível seu Alberto, minucioso em detalhes e emocionante em sua trajetória e no bom humor que carrega e Carla Camurati consegue manter a mão firme e provavelmente se satisfez com o resultado final que era de mostrar o mosaico das relações humanas em torno da praia famosa no mundo inteiro.

 Cotação ***1/2

Filmes Brasileiros:

Uma boa leva de filmes brasileiros foram lançados nas últimas semanas e merecem uma atenção, pois, via de regra, não há um filme que seja desinteressante, revelando o bom nível da atual safra de   produções nacionais. Estão na tela atualmente: Copacabana , Bicho de Sete Cabeças, Tainá, Tônica Dominante, O Casamento de Louise, A Partilha, entre outros.

Alguns razoáveis sucessos de bilheteria e de crítica reforçam a idéia de uma incipiente indústria cinematografica brasileira que aos poucos vai ressurgindo da crise dos início dos anos 90 e da necessidade de indicações ao Oscar como  referência de qualidade.


                                                                                                                                                             LBS


Dicas da semana:
(Período de 06/07-13/07/2001)

Cinema

 Bicho de 7 cabeças (2000, Lair Bodansky) - A história de Netinho que de garoto desajustado desce aos infernos dos manicômios judiciários brasileiros, num filme que explicita essa grande ferida do sistema de saúde pública.

Netinho( Rodrigo Santoro) é internado num sanatório por seus pais (Othon Bastos e Cássia Kiss) após ter sido achado um cigarro de montanha em meio às suas roupas. O processo de integração ao sistema hospitalar é extremamente dolorosa e praticamente pulveriza a estrutura emocional do rapaz.

Numa narrativa ágil que utiliza inúmeros recursos, ainda que modernosos, eficazes para expor mais fielmente sua história e que sempre se nota a mão forte da diretora Laís Bodansky.

O protagonista encontra em Rodrigo Santoro um grande intérprete, merecedor dos prêmios que vem colecionando nos últimos meses e o outros membros do elenco realizam um competente trabalho, seja pela expressividade de Othon Bastos, pelo despudor de Cássia Kiss e pela revelação do ator Gero Camilo, que compõe , embora usando alguns lugares comuns dos deficientes mentais, seu personagem com uma variante de gestos e feições rara no elenco que costuma coadjuvar os filmes nacionais.

Cotação: ****

                                                                                                                                                               LBS

- Estréias -

Lara Croft - Tomb Raider (2001, Simon West) - Lara Croft nasceu em um berço: estudou nas melhores escolas, aprendeu a falar diversos idiomas. No entanto, todo esse arsenal de conhecimento, ela utilizou para um fim bem exótico: viajar para os locais mais perigosos e misteriosos do globo em busca de catacumbas perdidas e impérios antigos.

Essa personagem é inspirada na heroína do século XXI de um dos videogames interativos mais populares da história. (Duração 1h40m. Estados Unidos/Inglaterra, estrelando Angelina Jolie, Daniel Craig e Iain Glen, 12 anos).


Dr. Dolittle 2 (2001, Steve Carr) - Depois de ajudar muitos amiguinhos peludos e penados com duas e quatro patas, Dr. Dolittle (Eddie Murphy) tem um desafio ainda maior: salvar a floresta de invasores.

Para tentar socorrer os animais, ele planeja encontrar uma espécie em perigo e pedir proteção da lei e a ursa solitária Ava, parece perfeita para o plano. Descobre Archie como par ideal e assim tenta salvar a floresta em nome de seus amigos.
(Duração 1h33m, Estados Unidos, estrelando Eddie Murphy, Kristen Wilson, Jeffrey Jones e Kevin Polak, livre).

       

                                                                                                                                                            Portal Brasil®


Dicas da semana:
(Período de 29/06-06/07/2001)

Riscos e Descobertas

A Tv a cabo, em sua programação, permite que o assinante mais tenaz arrisque e tenha boas surpresas em matéria de cinema, seja por descobrir pequenos filmes, velhos clássicos do passado e pérolas cinematográficas de cinematografias pouco conhecidas.

 Vai uma lista de sugestões que visitarão a programação de 1o a 5 de  julho, filmes que merecem ser conhecidos.

 1o/07

O sangue de Romeo (Romeo is Bleeding, 1994, Peter Medak) - um policial que marca o confronto de policial vivido 
por Gary Oldman, que é contratado para matar uma cruel assassina (Lena Olin).
MGM Gold – 21:00 

Cotação: ***

O Mandarim (1995, Julio Bressane) - o interessante musical de Júlio Bressane, sobre a vida do compositor Mário Reis , vivido com brilhantismo por Fernando Eiras.
Canal Brasil- 23: 00
Cotação: ***

02/07

Ciúme - O inferno possessivo do amor (L’enfer, 1994, Claude Chabrol) - François Cluzet enlouquece de ciúmes por sua esposa, a belissima Emanuelle Beart, numa pequena pérola de Chabrol. Um filme conciso e angustiante.
Telecine Emotion 23:00
Cotação: ****

A Última Ordem (The Last Comand, 28, erich von sternberg) - Filme mudo que narra a história de um antigo general czarista que relembra sua vida ao, no exílio, trabalhar como figurante num filme sobre a revolucao bolchevique . Desempenho brilhante do grande ator alemao Emil Jannings num filme que reforça a vitalidade e a audácia do cinema americano no final dos anos 20.
Telecine Classic 23:40
Cotação: ****1/2

03/07

A Próxima Vítima (1983, João Batista de Andrade) - Interessante policial brasileiro que narra a história de um jornalista que tenta proteger uma garota de programas, de um serial killer. Um filme irônico e cheio de leituras interessantes, apesar da qualidade técnica deficitária. Vale observar a brilhante perfomance de Mayara Magri, no esplendor da juventude.
Canal Brasil 23:40
Cotação: ***

04/07

Cobaias ( Miss Ever’s Boys, 97, Joseph Sargent) - Um filme que discute o sistema de pesquisas médicas com pacientes negros no início do século nos Estados Unidos. Extremamente bem realizado e com um elenco competente, especialmente a ótima atriz Alfre Woodard.
TNT 13:45
Cotação: ***1/2

05/07

À Procura do Destino ( The Miracle, 91, Neil Jordan) - Um filme menor feito por Neil Jordan, após sua frustrada primeira tentativa em Hollywood. A história da fascinação de dois adolescentes com a chegada de uma misteriosa mulher consegue fugir aos clichês, com uma trama consistente de diálogos extremamente bem escritos e que encontrou em Beverly D’Angelo uma grande intérprete.
Telecine Emotion 23:40
Cotação: ****

Os Picaretas (Bowfinger, 99, Franz Oz) - Steve Martin vive um diretor de cinema que tenta produzir um filme com um astro de Hollywood, sem que esse tome conhecimento. A história é boba, mas consegue fazer ótimas piadas e explora o talento de Steve Martin e Eddie Murphy (num dos raros filmes em que se consegue fazer rir nos últimos anos).
Cotação: ***

                                                                                                                                                                  LBS 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI