Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Õ E S
Religiões Orientais

"O Portal Brasil®, independentemente de suas convicções religiosas, abre aqui um canal de informação sobre algumas religiões apenas para servir como fonte de pesquisas e estudos.
Quem quiser colaborar com matérias e informações, utilize a nossa central de e-mails."

           Os movimentos religiosos orientais com maior número de adeptos no Brasil são o budismo e a Igreja Messiânica Universal. Tem destaque ainda a Perfect Liberty, que chega ao país em 1958, e o Seicho-no-iê (a partir de 1930), ambos de origem japonesa; o Hare Krishna (1974) e o Rajneesh, de origem indiana; e o Baha'i, de origem persa. Em 1991, quase 400 mil brasileiros professam religiões orientais, dos quais 236,4 mil são budistas. Há ainda destaque para a religião Mahikari, japonesa.

Budismo - O budismo é trazido ao país pelos imigrantes japoneses no início do século XX. O primeiro templo é construído em Cafelândia (SP), em 1932. Após a década de 60, a prática de meditação do budismo zen faz com que a corrente ganhe espaço entre intelectuais brasileiros e conquiste adeptos não-japoneses.  A linha budista que mais cresce no país atualmente é a de origem tibetana, cujo líder é o Dalai Lama.

Igreja Messiânica - O segundo maior grupo oriental é o da Igreja Messiânica, de origem japonesa, fundada no Rio de Janeiro em 1955. De tradição espiritualista e ligada ao cristianismo, registra 81,4 mil simpatizantes em 1991. Segundo dados da própria igreja, tem 2,5 milhões de adeptos e 659 templos no ano de 2000.

LEIA MAIS COLUNAS DE RELIGIÃO E OUTRAS COLUNAS DISPONÍVEIS


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI