Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

MERCADO DE RENDA VARIÁVEL
Bolsa de Valores

FERNANDO TOSCANO            A principal intenção do Portal Brasil quando da criação dessa divisão de "Mercado de Renda Variável", dentro do próprio site, é familiarizar o pequeno e médio investidor com o mercado de ações. No Brasil há uma grande bolsa de valores, a BM&F BOVESPA - a terceira maior do planeta  (após a NASDAQ e Bolsa de Tóquio) - e é sua intenção multiplicar por dez o atual volume de investidores de pequeno porte - hoje são 500 mil, em 2015, segundo quer a administração da Bovespa, a meta é de cinco milhões de pequenos investidores (pessoas físicas).

            A minha experiência com bolsa de valores não é tão longa, já que sou operador de home broker desde 2008. Entretanto analiso com profundidade esse mercado há dezenas de anos, sou assinante e leitor assíduo de jornais e revistas do setor - inclusive internacionais, fiz vários cursos, desde introdução ao mercado de ações e operação em home broker até análise fundamentalista e gráfica avançada (um deles na própria Bovespa), li livros de autores brasileiros e estrangeiros, participei de congressos e, penso, posso ajudar com minha experiência aos novatos, estudantes, curiosos e interessados em acompanhar ou em se tornar um novo investidor em renda variável. Hoje, independentemente da profissão que exerço, sou uma espécie de consultor informal para diversos investidores e nos últimos anos acertei bastante nas minhas previsões. Um bom motivo para vir para a bolsa de valores? A poupança em 2009 rendeu 6,92% e o IBovespa - índice que mede a variação média das ações na Bovespa 88,66%.

            Nessa divisão procurarei esclarecer dúvidas com diversas matérias informativas do setor. É muito importante que o novo investidor tenha um mínimo de conhecimento, mas a certeza é uma só: para o investidor de médio e longo prazo o risco só acontece em duas situações, bastante raras: 1ª) A sua corretora quebrar e você possuir dinheiro em espécie nela; 2ª) A empresa onde você aplicou as suas reservas falir. Não creio em perda a longo prazo, salvo condições muito raras e que estarei apresentando aqui. Portanto, se você desejar acompanhar e mesmo participar com matérias, informações, dicas e sugestões esse espaço é de todos nós. Se você desejar marcar essa sua página nos favoritos basta digitar: http://www.portalbrasil.net/rendavariavel. O meu e-mail pessoal é fernando.toscano@portalbrasil.net.

            Um abraço,

            Fernando Toscano
            Editor-Chefe do Portal Brasil


SEÇÕES DISPONÍVEIS:

- Dúvidas frequentes (FAQ)
- BM&FBOVESPA
- Mercado Financeiro
- Agentes do Mercado

- Iniciando
-
Índice "Meta40" - especificações
- Índice "Meta40" - planilhas


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI