Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Coluna de Cinema -
2004

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 19.09.2004 à 25.09.2004)

O Terminal (The Terminal), de Steven Spielberg, 2004 - A história do cidadão krakhoziano, Viktor Navorski (Tom Hanks), que acaba preso numa falha do sistema de imigração americano, pois devido a um golpe de estado em seu país fica sem passaporte e resta-lhe esperar uma solução política dentro de um terminal de passageiros do aeroporto JFK em Nova Iorque.

            A partir daí uma série de eventos se sucedem: ele faz amizades com os funcionários do aeroporto, encontra um interesse romântico (Catherine Zeta Jones) e enfrenta a intransigência do responsável pela imigração do aeroporto (William Tucci) que, em nada, facilita-lhe a vida.

            Spielberg constrói uma comédia com um toque no absurdo e leva o roteiro numa sucessões de bons momentos engraçados, ainda que muito distante de qualquer verossimilhança. O interesse do diretor é claramente a diversão pura e simples, não abordando maiores questionamentos políticos, ainda que tangencie de forma singela questões do sistema de controle de tráfego internacional de passageiros que tentam ingressar nos Estados Unidos.

            O grande trunfo do filme é Tom Hanks que volta a seus bons momentos do início da carreira como comediante (especialmente em “Quero Ser Grande”) e rouba cada fração de fotograma do filme em alguns momentos memoráveis. O restante do elenco é satisfatório apenas, sem maiores destaques, cumprindo o que se espera de cada um de seus personagens.

            Uma comédia leve que, apesar dos furos em seu roteiro, faz rir e diverte, com um ator em desempenho primoroso e Spielberg que ainda é sinônimo de boa pipoca e bom cinema.

Cotação: ***

Lourival Sobral     

A VilaNOTA DO EDITOR:

            Outro filme interessante em cartaz é "A Vila", que nos faz relembrar a criação de sociedades isoladas numa tentativa de segurança, paz e crescimento dentro daquilo chamado de inocência. O filme é norte-americano, foi gravado em 2004, tem a direção é de M. Night Shyamalan e no seu elenco Bryce Dallas Howard, Joaquin Phoenix, Adrien Brody, William Hurt, Sigourney Weaver, Brendan Gleeson, Cherry Jones, Celia Weston.

            Os habitantes de uma vila isolada convivem com a ameaça de misteriosas criaturas, que vivem no bosque que cerca o local. Não tem nada perecido com o filme "Sexto Sentido" ou algo do gênero. Além disso é muito bem filmado, tem ótima fotografia - merece ser destaque para concorrer ao Oscar de fotografia - e o suspense do filme é o que tem de mais sutil.

            É um filme leve, aparentemente pouco mais que uma boa "Sessão da Tarde" mas, para aqueles que se aprofundarem nas mensagens que o mesmo traz, com certeza será muito interessante e profundo. A duração é de 110 minutos e o gênero suspense.

Fernando Toscano     


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI