Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Gestão de Marketing e Negócios
16 de dezembro de 2004

O QUE VOCÊ VAI FAZER NESTE NATAL?
Por Eduardo Elias Farah
Especialista em Marketing Odontológico
         

            Cada vez mais o marketing procura atingir o emocional das pessoas, gerando sentimentos positivos como simpatia, admiração, reconhecimento e confiança. O marketing odontológico também busca criar este envolvimento com os pacientes, ou seja, o dentista deve seguir o mesmo caminho. Uma das formas é aproveitar as ocasiões nas quais as pessoas estão mais sensíveis a estes estímulos. O final do ano é um destes momentos e deve ser aproveitado. Assim, sugerimos que você desenvolva uma ação de marketing social para envolver seus pacientes durante o mês de dezembro.

            Esta ação também serve como uma EXCELENTE desculpa para uma abordagem direta daqueles públicos que há tempo você deseja contatar. Aproveite para convidar a participarem desta ação todos os estabelecimentos e casas vizinhas ao seu consultório (faça uma abordagem nos 4 quarteirões que estão ao sul, norte, leste e oeste). Convide também os vizinhos que moram no seu prédio, ou no prédio da sua mãe, ou no do seu irmão... O colégio dos seus filhos, o clube, a academia, entre outros, também podem ser avisados e convidados a participarem.

            Lembre-se que o fato de ser uma ação beneficente não significa que pode ser pouco profissional. Para ajudá-lo a realizá-la de forma vencedora, apontamos os seguintes passos básicos a serem seguidos:

1) Escolha uma instituição de caridade (de preferência próxima ao seu consultório) e levante várias informações sobre ela (o que ela faz, a quem ajuda, quantas pessoas são beneficiadas, quem a ajuda, se é de utilidade pública, o que ela precisa, o que seus beneficiados parecem precisar, etc.);

2) Defina o que você vai pedir para seus clientes e amigos (comida, roupa, medicamentos, aparelhos, fraldas, "x" horas por semana de ajuda voluntária). Se possível, evite pedir dinheiro;

3) Estabeleça uma forte estratégia de comunicação, com os materiais que serão utilizados, os públicos a serem atingidos, os locais de divulgação, etc.;

4) Envolva toda a sua equipe e mãos à obra.

            Faça um material escrito explicando esta ação, apontando, pelo menos, os objetivos e benefícios, a quem se destina, como as pessoas podem ajudar e o que isto pode significar para aquela entidade escolhida. Distribua este material também na própria instituição, para que eles saibam o que você está fazendo. Um cartaz na sala de recepção e um treinamento de sua equipe também não podem faltar. Os seus atuais pacientes devem ser amplamente comunicados desta ação e incentivados a convidar seus parentes e amigos.

            Como em todas as ações de marketing, a forma é tão importante quanto o conteúdo. Isto significa que, para gerar o resultado esperado (imagem positiva junto aos seus clientes e ajuda significativa à entidade beneficente escolhida) é fundamental, entre outros, utilizar um papel colorido, com bela diagramação e sem erros de português.

            Como profissionais de marketing, ficamos muitas vezes tristes com o uso que é dado para esta ferramenta. Por outro lado, o marketing social é, em parte, um resgate desta ferramenta como forma de transformação de uma sociedade. Não há nada melhor, para nós e para os outros, do que ser bom. Seja bom e faça já uma boa ação (para você e para a sua comunidade). Este tipo de ação pode ser realizado em qualquer época do ano. Aproveitando o clima, desejamos um super feliz Natal, antecipado, para todos! Com muito amor, esperança e felicidade.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
MATÉRIA PUBLICADA ORIGINALMENTE NO SITE DA APCD

ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE CIRURGIÕES DENTISTAS - www.apcd.org.br


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI