Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Gestão de Marketing e Negócios
16 de maio de 2004

O Papel e o Perfil dos Profissionais de Gestão Financeira
Por Leonardo Hoff dos Santos

            A Gestão Financeira cuida da saúde dos recursos financeiros da empresa, tratando de processos, de Instituições, de mercados e de instrumentos envolvidos na transferência e fluxo de capital e moedas entre pessoas, empresas e governos, preocupando-se com a captação, alocação e gerenciamento desses recursos.

 

            No passado o papel do Gestor baseava-se, principalmente, no ato de controlar. Por exemplo, as tarefas de levantar despesas e receitas, preparar os demonstrativos e “policiar” números estavam entre as funções básicas da posição do Gestor Financeiro.

 

            Porém, essa visão tem-se alterado já há algumas décadas, mesmo que lentamente. Em geral, o papel dos Gestores tem se caracterizado como sendo cada vez menos o de “controlador”, transferindo seu foco para a ênfase do “estrategista”.

 

            Esta mudança fez com que o Gestor se transformasse num agregador de valor, pois, ao invés de prestar serviços de levantamento e análise de números, passa a prestar assessoria aos demais setores da empresa, para que esta possa tomar decisões com uma visão sistêmica do negócio.

 

            Isto ocasionou uma mudança no perfil do profissional de Gestão, e a criatividade passou a ser uma característica fundamental. Não basta mais, por exemplo, o profissional entender os números à sua frente. Ele precisa abstrair esses números e visualizar todas as opções de captação e investimento de capital.

 

            Através desse realinhamento, o objetivo do Gestor é implementar uma estratégia global para maximizar os ganhos da empresa, estratégia esta que deve ser discutida em conjunto com os demais setores, como Recursos Humanos, Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos, Tecnologia, Produção, Vendas etc.

 

            É importante que os Executivos de Negócio saibam como assumir riscos de forma inteligente e, para isso, precisam que os demais profissionais passem a assessorá-los através de análises estratégicas consistentes e que agreguem valor aos processos e produtos, inclusive indicando como isso será obtido e em que proporções. 
 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI