Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Gestão de Marketing e Negócios
16 de novembro de 2004

O planejamento como instrumento de decisão antecipada
Por Leonardo Hoff dos Santos

            Os diversos fatores hoje percebidos no ambiente empresarial não apenas aumentaram os riscos corridos diariamente como também tornaram os processos de planejamento e de tomada de decisão bem mais difíceis do que outrora.

            O crescimento econômico mais lento, a intensificação da concorrência, a estrutura demográfica em rápida transformação, o avanço tecnológico e a globalização tomaram conta da realidade econômica e empresarial, sobretudo em nações com recente histórico de abertura político-econômica.

            Essas transformações criaram a necessidade de adaptação na estrutura e nas estratégias de empresas e governos exigindo destas, agilidade e flexibilidade, além de tornar cada vez mais necessário conhecer o ambiente no qual se está inserido, analisando-o cuidadosamente e definindo planos e metas para enfrentar as mudanças necessárias para superar os riscos ou ameaças eminentes.

            Além disto, a concorrência cada vez mais acirrada exige uma gestão empresarial com controle de custos, com aumento de flexibilidade na estrutura (tanto organizacional quanto operacional), aliando a isso a busca contínua de incremento de valor aos produtos e serviços oferecidos, o que pode ser alcançado através da qualidade, da diferenciação, da superação das expectativas de seus clientes e, também, através da conquista de um maior número de consumidores visando privilegiar-se de uma economia de escala.

            Assim neste ambiente, um tanto hostil, as empresas precisam compreender o comportamento de seus clientes-alvo e, também, as mudanças sócio-econômicas, as variáveis demográficas, as tecnologias emergentes etc, para, então, identificar as tendências e desenvolver os atributos que o qualificarão a atender seu mercado satisfatoriamente, sobretudo considerando-se aqueles mercados em expansão e/ou com alto potencial de consumo.

            Se a realidade multiplica os riscos para empresas mal estruturadas ou que tenham estratégias equivocadas ou confusas (gerando uma grande incerteza sobre seu futuro), é cada vez mais importante prestar especial atenção ao rol de fatores que influenciam seus negócios e suas oportunidades, buscando-se promover uma maior ênfase na monitoração dos mesmos e na preparação para uma rápida adaptação às mudanças.

            Se os negócios sinalizam para resultados negativos, então as empresas deverão perceber e agir rápida e corretivamente. Para se manterem no mercado deverão adotar uma estratégia de enxugamento de negócios menos lucrativos e focalização daqueles mais positivos, ou até mesmo terceirizando atividades que não possa fazer tão eficientemente quanto um possível parceiro o faria.

            Isso tudo sem jamais esquecer de procurar manter-se atualizada em tecnologia, em continuar aperfeiçoando seus recursos humanos e investindo em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e mercados.

            Estas políticas, sem dúvida, lhe possibilitará estar preparado para assumir potencialmente novas oportunidades de negócios e, assim, continuar uma trajetória de conquistas. De outra forma, sob uma perspectiva negativa ou pela inabilitação para a mudança (fator chave da evolução), talvez seja melhor “recolher as malas” e abandonar os negócios para evitar prejuízos maiores.

            Mas para aqueles que realmente tiverem perfil empreendedor isso não será problema, e ficará fácil tomar a decisão acertada de continuar trabalhando para construir mais riquezas e desenvolvimento para si e para nossa sociedade, não somente por sua natureza de buscar realizar seus sonhos e ideais como, também, pela sua capacidade de planejar como atingirá seus objetivos.

TEXTO COM AUTORIZAÇÃO EXPRESSA PARA PUBLICAÇÃO NO PORTAL BRASIL
A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI