Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religião
- 10.04.2004 -

SEM CONTROLE

            Catarina! O primeiro furação brasileiro! Crise financeira! Violência cresce em escalada acachapante! Queremos ter controle sobre finanças, integridade física, saúde, filhos, futuro, morte, enfim, sobre nossas vidas.

            A história começa no Éden; DEUS deu tudo ao homem e o homem pôs tudo a perder. Havia inúmeras árvores, especialmente a árvore da vida no meio do jardim – Gênesis, Capítulo 2, Versículo 9 – a mesma de Apocalipse, Capítulo 22, Versículo 2, a árvore da Nova Jerusalém espiritual.

            Também havia a árvore do conhecimento do bem e do mal, a qual DEUS proibira de comer; ao contrário do que Eva disse em Gênesis, Capítulo 3, Versículo 3, para serpente, no momento da tentação, aquela nunca ficou no meio do jardim. No centro estava a essência: a árvore da vida.

            O homem preferiu a árvore do conhecimento do bem e do mal e se tornou escravo do pecado; deixou o centro – a árvore da vida – para viver nas periferias – a árvore do conhecimento do bem e do mal. Assim, buscou com instância satisfação dos sentidos, da concupiscência dos olhos.

            Então DEUS, por amor, inicia jornada para levá-lo de volta ao centro, especialmente na visão do livro de Ezequiel, Capitulo 47, Versículos 1 a 12:

Depois disto, o homem me fez voltar à entrada do templo, e eis que saiam águas de debaixo do limiar do templo, para o oriente; porque a face da casa dava para o oriente, e as águas vinham de baixo, do lado direito da casa, do lado sul do altar. Ele me levou pela porta do norte e me fez dar uma volta por fora, até à porta exterior, que olha para o oriente; e eis que corriam as águas ao lado direito. Saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; mediu mil côvados e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos tornozelos. Mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos, mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos lombos. Mediu ainda outros mil, e era já um rio que eu não podia atravessar, porque as águas tinham crescido, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar. E me disse: Viste isto, filho do homem? Então, me levou e me tornou a trazer à margem do rio. Tendo eu voltado, eis que à margem do rio havia grande abundância de árvores, de um lado e de outro lado. Então, me disse: Estas águas saem para a região oriental, descem à campina, e entram no mar Morto, cujas águas ficarão saudáveis. Toda criatura vivente que vive em enxames viverá por onde quer que passe esse rio. Junto a ele se acharão pescadores; desde Engedi até Englaim haverá lugar para se estenderem; o seu peixe, segundo as suas espécies, será como peixe do mar Grande, em multidão excessiva. Mas os seus charcos e os seus pântanos não serão feitos saudáveis; serão deixados para o sal. Junto ao rio, às ribanceiras, de um lado e de outro lado, nascerá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer; nos seus meses, produzirá novos frutos, porque as águas saem do santuário; o seu fruto servirá de alimento, e a sua folha, de remédio.

            Ezequiel estava à entrada do templo – morada do Altíssimo - e a medida que se adentrava – na direção do centro - perdia controle de si mesmo; o ESPÍRITO DE DEUS – as águas – levava Ezequiel e produzia vida por onde passava.

            Seguem palavras de JESUS registradas no Livro de João, Capítulo 7, Versículo 38:

“Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.”

Nicodemos procurou JESUS para indagar sobre vida eterna (João, Capítulo 3, Versículos 1 a 8):

Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, não sabes donde vem nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.” (grifo nosso)

            Nicodemos comera da árvore do conhecimento do bem e do mal, tinha prestígio, glória humana, mas vivia na periferia espiritual; queria conhecer o centro, experimentar a árvore da vida – JESUS.

            Na árvore do conhecimento do bem e do mal queremos ser como DEUS, sabedores do bem e do mal, queremos ter controle e satisfazer instintos; na árvore da vida todo controle pertence ao DEUS PAI que faz de seus filhos – os nascidos de novo - jardim regado, aprazível como Éden.

            Os nascidos de novo, nascidos de DEUS, como Ezequiel, são levados pelo rio de DEUS, pelo vento do ESPÍRITO SANTO, não tem controle de nada, comem o pão de cada dia que o PAI dá, e deles fluem rio de água viva; levam a vida que vem do alto e, sobretudo, se parecem com seu filho JESUS (Marcos, Capítulo 1, Versículos 9 a 12):

Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galiléia e por João foi batizado no rio Jordão. Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre ele. Então, foi ouvida uma voz dos céus: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo. E logo o Espírito o impeliu para o deserto...

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®
 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI