Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religiões
- 28.02.2004 -

QUEM VAI A FRENTE?

            Perceba coisas que você dizia aos dez anos, aos quinze anos, aos vinte anos, aos vinte e cinco; compare com as que diz agora. Provavelmente você mudou bastante.

            Sessenta e seis livros, quatro mil anos de transcurso, diferentes escritores, diversas épocas e domínios, expressões em línguas diferentes; isso é a BÍBLIA. Vislumbrar coerência sistêmica em todos os trechos, concatenações sutis e perfeitas poderia parecer assombroso; e é.

            Ao longo de alguns textos, tentamos desvelar enfeixamento do novo testamento – antiga aliança – com o novo testamento – a nova aliança. Eis a melhor definição das escrituras que já ouvi: O antigo testamento é JESUS; o novo testamento, JESUS.

            Com toda a sinceridade leitor, nada mais preciso. Lembro do filme INDIANA JONES E A ARCA PERDIDA; ela não representava, nela estava a presença do DEUS TODO PODEROSO, criador dos céus e da terra. Milhares de pessoas morreram por causa dela. O maior medo do povo judeu era morrer vendo a presença de DEUS; expor o homem à sua santidade, causa mesmo efeito de expor as trevas à luz.

            Talvez você possa começar entender o porquê do sacrifício de JESUS... Havia singularidade da ARCA DA ALIANÇA: Mediante especificações precisas, era carregada à frente da nação israelita, à certa distância para que fosse vista, quando o povo marchava (Josué, Capítulo 3, Versículo 1 a 6): 

“Levantou-se, pois, Josué, de madrugada, e, tendo ele e todos os filhos de Israel partido de Sitim, viera até ao Jordão e pousaram ali antes que passassem. Sucedeu, ao fim de três dias, que os oficiais passaram pelo meio do arraial e ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da Aliança do Senhor, vosso Deus, e eu os levitas sacerdotes a levam, partireis vós também de vosso lugar e a seguireis. Contudo, haja a distância de cerca de dois mil côvados entre vós e ela. Não vos chegueis a ela, para que conheçais o caminho pelo qual haveis de ir; visto que, por tal caminho, nunca passastes antes. Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós. E também falou aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca da Aliança e passai adiante do povo. Levantaram pois, a arca da Aliança e foram andando adiante do povo.”

            A ARCA era a presença de DEUS; ia primeiro, depois passava Israel – nação que servia o DEUS ALTÍSSIMO. Sorva, lentamente, sutil profundidade das palavras de JESUS aos seus servos, registradas em João, Capítulo 12, Versículo 26, o homem que efetuou maravilhas em Canaã: 

“Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará.”      

BOA LEITURA!

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®
 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI