Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religiões
- 29.05.2004 -

REMIXAGEM

            A Rede Globo reapresentará novela TERRA NOSTRA no programa VALE A PENA VER DE NOVO. Coisas boas merecem ser revistas; músicas maravilhosas, melhor ainda, são remixadas.

            É exatamente isso o que fizemos com a coluna JESUS E O FILHO DE UMA EX-PROSTITUTA, lançado primeira vez em 14/12/2002; dado impacto espiritual do texto, somado a pouca divulgação na fase inicial - era uma das primeiras colunas - apresentamos esta remixagem:

JESUS E O FILHO DE UMA EX-PROSTITUTA

            A mídia quando se reporta a DEUS, via de regra, desenha pai bondoso, compassivo, misericordioso, que aprova coisas que fazemos porque nos entende.

            Entretanto, idealizar o Deus que tudo aceita, compreende conseqüências eternas. Daí o Rei Salomão assentar que "O conhecimento do SANTO é prudência" (Prov. 9:10). Por que prudência? Prudência pelo que pode advir eternamente a cada um (Êxodo 4:24):

”Porque Deus, teu Deus, é fogo que consome, é Deus zeloso.”

            O livro de Josué relata história do homem que substituiu Moisés conduzindo nova geração: Josué. Quantas vezes, no deserto, a ira de DEUS, literalmente, consumira nação israelita.

            Dos que saíram do Egito quarenta anos atrás, por causa do pecado, apenas Josué e Calebe entraram na terra prometida, a despeito da promessa haver sido feita a nação (Mateus 22:14):

”Muitos foram chamados, mas poucos os escolhidos.” 
(JESUS)

            A primeira cidade a ser desapossada era Jericó, militarmente intransponível, construída em cima de um planalto isolado, extremamente fortificada. Pela largura, um carro poderia percorrer extensão do muro.

            Josué, antes do feito militar, enviou dois espias à cidade, os quais foram descobertos e ocultados pela prostituta Raabe. Do texto narrativo em Josué 2·9,10 e 11 conclui-se que : a) a prostituta sabia, apesar da fortaleza, que a destruição era inevitável, face pecado de seu povo; b) arriscou a vida para porque reconheceu que serviam ao DEUS VERDADEIRO, o qual cumpriria profecia de Moisés relatada no livro de Deuteronômio 9:4:

”Quando, pois, o Senhor, teu Deus, os tiver lançado de diante de ti, não digas no teu coração: Por causa da minha justiça é que o Senhor me trouxe a esta terra para a possuir, porque pela maldade destas gerações, é que o Senhor as lança de diante de ti.”

            Assim, narra o texto sobrenatural queda das muralhas de Jericó, mediante poder do DEUS ALTÍSSIMO. De toda a cidade, apenas Raabe e sua família foram preservadas. Humanamente, a vida como despojo fora recompensa desta mulher. Mas o mundo espiritual transcorre de forma diferente (Ef. 3:20):

”Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos e pensamos, conforme seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na Igreja em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.”

            Na Bíblia, nenhum privilégio para mulher poderia ser maior que participar da linhagem genealógica do Messias, a saber, do próprio JESUS. Quanto a esta linhagem, veja em Mateus 1:5 o que ocorreu:

“Salmom gerou de Raabe a Boaz...”

            Sabe quem é Boaz? Pai de Jessé, avô do Rei Davi. JESUS, judaicamente, é filho de Davi. Judeus não mencionam nome de mulheres em árvores genealógicas, salvo relevância histórica que justifique. Nos moldes judaicos, Raabe teve privilégio de ser mãe do Messias. JESUS É FILHO DE UMA EX-PROSTITUTA (Romanos 5:20 e Marcos 3:35, respectivamente):

“Onde abundou o pecado, superabundou a graça.”

"Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe.”

            Apocalipse desvela, assim como o livro de Josué fez com Jericó, a ira e o julgamento do DEUS PAI para humanidade. Essa é sua justiça. Aos que foram justificados pelo sangue do Cordeiro (JESUS) e, se mantêm fiéis, tal qual sucedeu a Raabe, experimentarão bondade que ultrapassa todo entendimento humano. Essa é sua misericórdia; nos dizeres do próprio JESUS (Ap. 3:21):

”Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.”

UM ABRAÇO!
BRUNO

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®
 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI