Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religiões
- 28.11.2004 -

YOU CAN GET SATISFACTION

            Keith Richards, guitarrista dos Rolling Stones, disse que a música “I Can’t Get No Satisfaction”, talvez o maior sucesso desse grupo, foi lhe dada por algo sobrenatural, a noite, enquanto dormia. Ao amanhecer, seu trabalho foi transcrever o que recebera.

            Sobre quem lhe “sugestionou” tenho firme suspeita, mas não vou tratar disso agora. A letra, algo do tipo “Não consigo ter satisfação; tento, tento, tento e não consigo...” , guiada por melodia compacta, pautada em harmonia seca e precisa, retumba na alma desta geração tanto quanto a de outrora, e a de outrora...

            Trata-se de combustão perfeita: letra, música e harmonia, firmada numa verdade inerente ao homem: fome inexplicável e indescritível. Nos dizeres dos Titãs: “você tem fome de quê? Você tem sede de quê?”.

            O primeiro grande sucesso do grupo brasileiro Biquíni Cavadão foi “Tédio”, música com o mesmo tema: “ Eu já tentei de tudo para criar um remédio para livrar-me desse tédio...”            

            Eclesiastes afirma que DEUS pôs a eternidade no coração do homem. Daí, talvez, dificuldade nele aceitar morrer e, a de ser preenchido. Esse mesmo livro, a milhares de anos, confirma presença de vazio existencial inerente ao homem, cantado em verso e prosa aqui e alhures, ao longo do tempo, conforme Eclesiastes, Capítulo 1, Versículos 1 a 8:

“Palavra do Pregador, filho de Davi, rei de Jerusalém. Vaidade de vaidade, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade. Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol? Geração vai e geração vem; mas a terra permanece para sempre. Levanta-se o sol, e põe-se o sol, e volta ao seu lugar; onde nasce de novo. O vento vai para o sul e faz o seu giro para o norte; volve-se, e revolve-se, na sua carreira, e retorna aos seus circuitos. Todos os rios correm para o mar, e o mar não se enche; ao lugar para onde correm os rios, para lá tornam eles a correr. Todas as cousas são canseiras tais, que ninguém as pode exprimir; os olhos não se fartam de ver, nem se enchem os ouvidos de ouvir.”

            Sexo, dinheiro e poder nunca preencherão vazio que subsiste, insistentemente, em você. Talvez você consiga expandir toda a sua luxúria, toda a sede de poder, toda a vontade de riqueza para descobrir esta grande verdade: sua medida nunca se enche, “os olhos não se fartam de ver, nem se enchem os ouvidos de ouvir”.

            Antigos romanos diziam que a distinção é a mãe de todas as coisas. Discernir qual é sua verdadeira fome pode ser sua maior descoberta. O texto a seguir parece surreal, exagerado. Mas, se for verdade, perceba como vivia o rei Davi noutra “dimensão”. O homem, que obteve tudo: glória, riqueza, poder, honra e mulheres, menciona realidade humanamente intangível, difícil de se entender – Salmo 84, Versículos 1 a 4:

“Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos! A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo! O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho pra si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu! Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente.” 

            Onde estão os tabernáculos do SENHOR? Como achá-los? Jeremias assim proferiu, no Capítulo 29, Versículo 13 e 14:

“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós diz o Senhor...” 

            Tenho amigo, senhor de idade, que participou de evento com outro idoso. De madrugada, acordou e percebeu que seu amigo não estava lá. Encontrou-o falando com DEUS a sós, em lugar reservado, em êxtase, de forma tão real que aquela presença sobrenatural também o envolveu. Então, meu amigo ajoelhou e começou a dizer: “Em mim também SENHOR, derrama um pouco sobre mim também....” – Isaías, Capítulo 12, Versículo 2:

“Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação.” 

            Você pode viver sua vida firmada no seu eu. Davi, rei soberano de Israel, era submisso a outro REI: O SENHOR DOS EXÉRCITOS, de quem dá testemunho assim – Salmo 16, Versículo 11:

“Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.” 

            Para ter resposta certa, você precisa bater na porta certa. Ali, haverá salvação... 

A SATISFAÇÃO DO ALTO!

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®

Leia outras colunas do Dr. Bruno ==> CLIQUE AQUI
 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI