Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religiões
- 26.09.2004 -

A SEGUNDA CASA

            Jerusalém é cidade sagrada para católicos, protestantes, mulçumanos e judeus. Todas as negociações de paz entre judeus e palestinos fracassam quando ela entra na pauta.

            Para surpresa minha, descobri que a Igreja Universal do Reino de Deus está construindo maquete que é réplica da cidade santa no tempo do rei Herodes Antipas e, sobretudo, no tempo de JESUS.

            Mil metros quadrados de área reproduzindo-a na proporção de 1:50. Apesar de incompleta, a obra já desvela todos os principais edifícios, pano de fundo de histórias que marcaram gerações.

            Salvo engano, só existe uma maquete como essa em Israel; portanto trata-se da segunda em todo o mundo, construída com pedras extraídas de Hebrom, cidade também em Israel.

            È difícil, em breves linhas, discorrer emoção de vê-la com tamanho realismo e precisão. Nem no filme “A Paixão de Cristo”, de Mel Gibson, tive essa oportunidade. 

            Sendo cidade de dimensão espiritual, até sua maquete revela dimensões espirituais de DEUS, especialmente da sua bondade que ultrapassa todo o entendimento.

            Para explicá-la, lembramos que, em estado natural, o homem está destituído da glória de DEUS pelo pecado; naturalmente, estamos desconectados do PAI; somos escravos de delitos e de pecados; filhos da queda em Adão.

            Famílias destruídas, pais e filhos que não se entendem, casais que vivem brigando, filhos drogados, estrutura financeira em colapso. O mundo está repleto de “casas” arruinadas.

            Em Jerusalém, a casa de maior imponência é o Templo, provido de quinhentos e setenta e quatro colunas, setenta metros de altura no muro lateral que se assenta sobre a muralha da cidade, o que na maquete, perfaz um metro e setenta centímetros de altura.

            No local da maquete, tive oportunidade de conversar com um dos responsáveis, hoje amigo, Mário Capellani, e lhe perguntei se aquele templo era o templo construído por Salomão, o templo em que a glória de DEUS estava, do DEUS cuja presença de tal maneira enchera aquela casa que os sacerdotes, no dia da inauguração, não puderam ficar dentro quando os levitas começaram tocar instrumentos feitos por Davi.

            A resposta foi: “Não, porque a glória da segunda casa é maior do que a primeira”. Redargüi que isso fora profetizado no Livro de Ageu, Capítulo 2, Versículos 1 a 9:

No segundo ano do rei Dario, no sétimo mês, ao vigésimo primeiro do mês, veio a palavra do Senhor por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Fala, agora, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e ao resto do povo, dizendo: Quem dentre vós, que tenha sobrevivido, contemplou esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é ela como nada aos vossos olhos? Ora, pois, sê forte, Zorobabel, diz o Senhor, e sê forte, Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e tu, todo o povo da terra, sê forte, diz o Senhor, e trabalhai, porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos; segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito habita no meio de vocês; não temais. Pois assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, dentro em pouco, farei abalar o céu, a terra, o mar e a terra seca; farei abalar todas as nações, e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o Senhor dos Exércitos. Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos. A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.”

            Diz Provérbios, Capítulo 19, Versículo 3 : “ A estultícia do homem perverte o seu caminho mas é contra o Senhor que o seu coração se ira.” DEUS deu o Templo a Israel e os termos de sua aliança; mas Israel seguiu seu próprio caminho.

            Dez tribos de Israel foram levadas cativas para Assíria e nunca mais retornaram; duas, Judá e Benjamim, foram para Babilônia onde permaneceram escravas por setenta anos.

            Contudo, a mão do SENHOR as trouxera de volta a Jerusalém, então desolada; ali estavam os outrora desterrados, numa cidade arruinada – Jerusalém - , numa nação arruinada.

            Eram almas também arruinadas. A reconstrução do Templo era a das suas próprias vidas. O quadro era aterrador, daí o SENHOR assentar três vezes para que fossem fortes e se firmassem na aliança que está nas Escrituras Sagradas.

            Esta é umas das mensagens da maquete de Jerusalém: Se sua “casa” está destruída, seja em que área for, se aos seus olhos ela for como nada, faça aliança com o SENHOR DOS EXÉRCITOS e com a sua palavra, obedeça a palavra que é lâmpada para os pés e luz para o caminho, seja forte, trabalhe e ELE fará infinitamente mais do que você possa imaginar.    

            O Templo foi construído e reconstruído sob a antiga aliança: o Velho Testamento; no Novo Testamento, para extirpar qualquer dúvida sobre a imutável essência de DEUS, bem assim, sua fidelidade, Paulo registrou em Romanos, Capítulo 5, Versículo 20:

“... mas onde abundou o pecado, superabundou a graça...”

            Sua casa pode ter sido destruída pelo pecado, pelo diabo e seus anjos, pelos homens, por você mesmo, não importa. Com DEUS a glória da segunda casa é sempre maior. Alias, Paulo diz que nós, os nascidos de novo, somos Templo do ESPÍRITO SANTO.

            Há ainda algo maravilhoso naquela maquete: Muitos que trabalham ali, a exemplo de Mário Capellani e Anderson Pereira, este também meu amigo, passaram a ler as escrituras e dão testemunho de mudanças em suas vidas.

            Enquanto aqueles homens trabalham construindo uma Jerusalém de pedras, o ESPÍRITO SANTO DE DEUS constrói a Jerusalém celestial no coração deles. Até numa maquete DEUS é maravilhoso!

A CASA DO ALTO!

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL® 

Leia outras colunas do Dr. Bruno ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI