Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

E D I T O R I A L
Informações & comentários
30 / janeiro / 2005

Se as coisas foram feitas para serem usadas e as pessoas para serem amadas, por que amamos as coisas e usamos as pessoas???

CÂMARA - eleições para Presidente - O presidente da Câmara, João Paulo Cunha, e os líderes dos partidos definem amanhã como será a eleição do novo presidente da Casa, marcada para o dia 14 de fevereiro. Na reunião, prevista para as 16 horas, os partidos vão escolher os cargos que pretendem ocupar na Mesa, o horário de votação e a data de encerramento para inscrição de candidatos.

Votação

            O secretário-geral da Mesa, Mozart Vianna de Paiva, lembra que grande parte do rito de votação já está definida pelo Regimento Interno da Casa e pela tradição.
Após abrir a sessão do dia 14 de fevereiro, João Paulo deve passar a palavra a cada um dos cinco candidatos à Presidência da Casa. A votação será feita de uma só vez, mas com duas cédulas e duas urnas. "Haverá um envelope para o deputado colocar o seu voto para presidente e outro envelope para os demais cargos da Mesa", explica Mozart Vianna.

            O Regimento Interno determina que a votação seja secreta, mas há uma mobilização de deputados para mudar o procedimento. O presidente João Paulo afirma que, se houver um consenso absoluto na Casa, a votação para a Presidência poderá ser aberta. Ele disse, no entanto, que será difícil obter consenso sobre o assunto.

Maioria absoluta

            A sessão para a escolha do novo presidente só começa com o quorum de maioria absoluta dos integrantes da Casa, ou seja, quando pelo menos 257 do total de 513 deputados estiverem no plenário. A eleição do presidente em primeiro turno, porém, é definida por maioria absoluta dos votantes. Se, por exemplo, 500 deputados comparecerem à sessão do dia 14, vence quem reunir pelo menos 251 votos, o equivalente à metade mais um. Caso contrário, haverá um segundo turno com os dois candidatos mais votados.

            A apuração dos votos ocorrerá em duas etapas. Apura-se primeiro os votos para presidente, que tomará posse de imediato, e depois os demais cargos da Mesa. Se ocorrer segundo turno para a Presidência, a nova votação e a contagem dos votos serão realizadas antes da apuração dos outros cargos.

TECNOLOGIA - Segurança - Spam, spim, phishing scam, fraude: é tanta picaretagem rolando solta em território virtual que só atualizar o antivírus é pouco. Para alertar os internautas para que não sejam vítimas de fraudes na web, foi criado o Movimento Internet Segura (MIS), coordenado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara e-net).

            A campanha reúne varejistas online como Extra.com, Submarino, Americanas.com, Saraiva, Livraria Cultura, Siciliano, Somlivre.com, Marisa e Shoptime, além de instituições como Banco do Brasil, Redecard, American Express e Serasa, entre outros.

            Lançado pela Câmara e-net em agosto passado, o MIS terá um site que já está saindo do forno, com informações didáticas sobre o relacionamento entre consumidor e instituições de comércio e transações financeiras online. Também serão veiculados anúncios de esclarecimento em mídia impressa, rádios e nos sites das instituições participantes.

Informação é a alma da segurança

            O movimento parte do pressuposto de que quanto menos informações o consumidor tiver, mais chances ele terá de cair em "contos do vigário".

            A questão é que muita gente ainda "cai" nos mais pueris tipos de fraudes online. Segundo o Gartner Group, 57 milhões de pessoas já foram vítimas de phishing scam. E, de acordo com o Anti-Phishing Working Group, o Phishing Scan, email fraudulento que convida incautos a recadastrarem contas em bancos ou inserir números de cartões de crédito em falsas homepages, cresce, em média, 75% ao mês (EM ).

GESTÃO PÚBLICA - Controle - O governo definiu os critérios para a ampliação do uso do Cartão de Pagamento do Governo Federal na administração pública federal. O decreto que regulamenta a sua utilização foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 26 de janeiro.

            A medida faz parte de um conjunto de ações do governo federal destinadas a promover maior transparência e eficiência dos gastos públicos, como a modernização do pregão eletrônico e o sistema eletrônico de controle de passagens e diárias.

            O cartão é para uso exclusivo das 8,7 mil Unidades Gestoras dos órgãos da Adminstração, Pública Federal direta, autarquias, fundações e demais entidades integrantes do orçamento fiscal e da seguridade social. A partir de agora, o cartão será usado para o pagamento de pequenas despesas, como aquisição de materiais e contratação de serviços de pronto pagamento e de entrega imediata, enquadradas como suprimento de fundos, pagamento de fatura às agências de viagens previamente licitadas e diária de viagem a servidor (gastos com hospedagem, alimentação e locomoção urbana).

            Existem atualmente 27,5 mil contas de suprimentos de fundos usadas para o pagamento de pequenos serviços e de materiais. A intenção do governo é substituir essas contas pelos cartões, que possibilitam controle maior do que já vem sendo feito nas atuais contas de suprimentos de fundos. O decreto estabelece, ainda, que os eventuais saques feitos em dinheiro deverão ser justificados quando houver a prestação de contas.

            O cartão poderá ser usado por servidores autorizados dos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Atualmente existem 3.144 cartões coorporativos. A previsão é de até o final deste ano o governo tenha entre 20 mil e 25 mil cartões. Conforme o ministro interino do Planejamento, Nelson Machado, este número é considerado pequeno se comparado com o Estado de São Paulo, que tem hoje três vezes mais cartões coorporativos do que a administração federal.

            O cartão coorporativo está autorizado desde 1995. No caso da Presidência da República, foi instituído em 2002 e desde agosto de 2003 todas as despesas com suprimento de fundos são pagas por meio do cartão. As regras do Cartão de Pagamento do Governo Federal serão aplicadas igualmente à Presidência.

            As novas regras vão também permitir o monitoramento detalhado dos gastos, aumentando a transparência no processo de compras, reduzindo custos e desburocratizando o controle das despesas na gestão pública. Além disso, todos os gastos estarão disponíveis para a sociedade por meio do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI). "É um processo muito mais transparente e eficiente de gestão, que possibilita aumentar o controle e conhecer o perfil das despesas", destacou o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna.

            Outra ação do governo neste sentido é a implantação, em toda a administração pública federal, do sistema eletrônico de controle de passagens e diárias, em funcionamento há três meses no Ministério do Planejamento. O sistema permite a emissão de passagens com menos burocracia, agilizando o serviço e, ao mesmo tempo, conferindo maior transparência ao gasto.

DIVERSÃO - QuizBrasil - Durante esta última semana atingimos 112.075 perguntas disponíveis e 2.233 jogadores cadastrados (um acréscimo de 4.227 perguntas e 152 jogadores em relação a semana anterior, ou seja, + 3,91% e + 7,30%, respectivamente). O jogo permanece com 52 salas interativas de diversos assuntos, sala de bate papo, xadrez e dama on-line e 08 (oito) operadores dando suporte às dúvidas dos jogadores.

            Para participar desse interessante desafio o download e as informações são obtidas nesse endereço: http://www.portalbrasil.net/quizbrasil/download.htm.


Semana que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI