Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
25 / dezembro / 2005


AUTOMOBILISMO
Notícias da semana

-
O primeiro modelo da Midland na Fórmula 1 vai para a pista apenas em fevereiro, um mês antes do início da temporada 2006. A MF1 – nome de inscrição da nova equipe – começa o ano desenvolvendo pacotes eletrônicos e aerodinâmicos sobre o chassi da Jordan. “Em janeiro vamos testar com o chassi antigo, já equipado com o motor Toyota V8 e outros itens a serem explorados. Temos muito trabalho pela frente”, prevê o holandês Christijan Albers, confirmado como piloto do time. O companheiro de Albers ainda não foi anunciado oficialmente. Segundo a lista de inscrição da FIA, a vaga é do português Tiago Monteiro.

- Concebida com apoio da Honda para dar lugar a Takuma Sato na Fórmula 1, a Super Aguri já seria a mais japonesa das equipes da categoria. Mas, segundo rumores que circulam desde a semana passada, o time nipônico – que conseguiu aprovação para disputar o mundial em 2006 – deve contar com mais um piloto da terra do sol nascente.

            A princípio, dois nomes saltaram à frente nas especulações acerca da segunda vaga: Sakon Yamamoto, reserva da Jordan no GP do Japão, e Kosuke Matsuura, piloto da equipe na IRL. Mas, passados os rumores iniciais, outro candidato – diz-se, mais forte que os dois primeiros – surge na disputa. Trata-se de Yuji Ide, 30 anos, atual vice-campeão da F-Nippon. De acordo com o site da “Autosport”, Ide daria à equipe muito mais que sua experiência. O japonês levaria ao time um patrocínio superior a R$ 30 milhões. O anúncio da dupla de pilotos da Super Aguri deve acontecer no início de janeiro, data em que a equipe deve ter sua inscrição homologada pela FIA.

- O lançamento da Ferrari F2006, previsto para 23 de janeiro, acontecerá em Mugello, Itália. Depois de confirmada a data, a escuderia ainda não havia divulgado o local do evento. Terceira equipe a apresentar oficialmente seu modelo para a próxima temporada, depois apenas de Toyota - que já testou com o novo carro - e BMW, a Ferrari coloca a F2006 na pista dias antes do evento. Na semana que precede o lançamento, o modelo fará sua estréia, em Fiorano.

- A Audi renovou o contrato de Mattias Ekström, campeão do DTM em 2004, por mais três anos. A montadora alemã mostra-se satisfeita com os resultados do sueco, segundo colocado no campeonato de Turismo alemão deste ano. "Mattias é um piloto incrivelmente rápido e muito simpático. Encaixa-se perfeitamente no perfil da Audi", disse Wolfgang Ullrich, diretor esportivo da Audi. "Temos certeza de que ele continuará empunhando a bandeira da Audi pelos próximos três anos."

            O sueco de 27 anos, considerado um dos melhores pilotos de Turismo no mundo, reafirmou o seu contentamento em continuar na equipe. "Estou feliz por continuarmos um relacionamento de sucesso com este contrato, especialmente por termos criado projetos para este período", disse Ekström. "Nosso próximo objetivo é vencer o campeonato de 2006."

- Para não ter um choque de datas com a Copa do Mundo de futebol, os organizadores do DTM - campeonato de Turismo alemão - decidiram realizar algumas provas da categoria fora da Alemanha. O mundial de futebol acontece em terras germânicas entre os dias 9 de junho e 9 de julho de 2006.

            Assim, seis provas da categoria serão realizadas em países diferentes. A primeira delas será no circuito belga de Spa Francorchamps, na França, antes do início da competição futebolística. Durante a Copa, o DTM terá uma etapa em Brands Hatch, na Inglaterra. A dúvida será o local de realização da quinta etapa da categoria, que pode acontecer em Istambul, na Turquia, ou em Mugello, Itália. Zandvoort, Barcelona e Le Mans também recebem provas do DTM, mesmo após a Copa. Confira o calendário 2006 da categoria: 09/04 - Hockenheim (ALE); 16/04 - Lausitz (ALE); 30/04 - Spa (BEL); 21/05 - Oschersleben (ALE); 04/06 - Istambul (TUR) ou Mugello (ITA); 02/07 - Brands Hatch (ENG); 23/07 - Norisring (ALE); 20/08 - Nuburgring (ALE); 03/09 - Zandvoort (HOL); 24/09 - Barcelona (ESP); 15/10 - Le Mans (FRA); e 29/10 - Hockenheim (ALE).

- A Andretti-Green anunciou na tarde desta terça-feira (20) que Marco Andretti, filho de Michael, será o quarto piloto da equipe bicampeã da categoria na temporada de 2006. Ele se junta a Tony Kanaan, Dario Franchitti e Bryan Herta. Marco tem 18 anos, substitui o campeão Dan Wheldon — que se mandou para a Ganassi —, mas vai correr com a pintura do carro de Franchitti. É que um dos patrocinadores do carro que foi de Wheldon é uma marca de uísque. O "Andretti Jr." venceu três das seis etapas que disputou na Infiniti Pro-Series em 2005.

VOLVO OCEAN RACE

            Ondas gigantes, ventos fortíssimos e a possibilidade de encontrar um iceberg pela frente não são os únicos desafios que o Brasil 1 vai enfrentar nos próximos dias. Na segunda etapa, a Volvo Ocean Race mergulha nos mares do Sul, a região mais perigosa da mais tradicional regata de volta ao mundo. O norueguês Knut Frostad e o holandês Marcel van Triest, os novos tripulantes do barco brasileiro, adiantam que existe muito mais para se preocupar. A largada para Melbourne, na Austrália, será dada na segunda-feira, na Baía da Cidade do Cabo.

            “O que todos sabem dessa região é que será muito frio, você vai ficar molhado o tempo todo porque a água no convés é uma constante. Mas é também muito escuro, o sol não brilha tanto. E o que as pessoas muitas vezes esquecem é que estas são as pernas mais tensas da corrida”, diz o norueguês Frostad. “Se você for muito conservador, será o último, porque os outros estarão arriscando mais. Se você arriscar demais, certamente vai sofrer algum problema, como um mastro quebrado, e vai ser último. Então, tem que se procurar o que eu chamo de linha vermelha e tentar balancear a cautela com a ousadia. Mas de novo, você nunca sabe se está na linha vermelha, se está longe dela ou se a ultrapassou”, completa.

            Novo navegador do Brasil 1, Marcel van Triest avisa que para as próximas duas etapas a estratégia é diferente. “O pouco tempo que eu tenho no Brasil 1 não faz tanta diferença quanto em outras pernas. Essa é uma etapa tão intensa que você não precisa conhecer tanto o barco para ir bem. É muito mais ir até onde estão os ventos, velejar rápido e seguir na direção correta”, explica.

            Nem mesmo os icebergs alteram essa estratégia. “O grande problema dos icebergs é que você não diminui sua velocidade porque está numa região de icebergs, já que bater em um a 15 nós e a 25 nós causa o mesmo estrago. Você continua rápido, mas tenso porque está no meio deles e pode encontrar um a qualquer momento”, conta Frostad.

            A cinco dias da largada, os brasileiros já sentem as dificuldades da etapa. Os ventos fortes impediram nesta quarta-feira o primeiro treino da semana. O comandante Torben Grael preferiu poupar a embarcação já pensando na largada de segunda-feira. Com rajadas de vento de quase 50 nós, ou quase 90 km/h, Torben Grael não quis se arriscar em situação tão adversa e, por isso, nem tirou o veleiro do Jetty 1, na marina do complexo de Waterfront.

            “Não dá para encarar um vento de vaca voando”, brincou o comandante, bastante bem-humorado. “O risco de quebrar alguma coisa importante é grande e não dá para facilitar tão perto da largada da segunda perna.”

            Torben Grael, o maior medalhista olímpico brasileiro e da vela mundial (dois ouros, uma prata e dois bronzes), sabe que encontrará condições semelhantes na próxima etapa da regata, mas confia na resistência apresentada até agora pelo veleiro de 21,5 metros, construído na cidade paulista de Indaiatuba. “O barco provou ser forte tanto na travessia do Brasil para Portugal quanto na primeira etapa, entre Espanha e África do Sul. Vamos ter certamente muita emoção até a Austrália”, disse.

RALI PARIS-DACAR

            O tempo chuvoso de Lisboa nos últimos dias e que deve continuar molhando os quase mil quilômetros do trecho europeu do Dakar 2006 não chegam a assustar os pilotos brasileiros, que desembarcaram ontem em Portugal.

            Já prevendo pista molhada, Jean Azevedo, piloto de moto, trouxe dois jogos de pneus de chuva para acelerar nas duas primeiras etapas da prova – entre Lisboa e Portimao e entre Portimao e Málaga, já na Espanha. “Para andar de moto, nenhuma das duas condições agrada, mas entre uma e outra, sou mais a água”, comentou Jean aos sentir a temperatura próxima dos 10 graus. Porém, nessa ocasião, se pudesse escolher, Jean disse preferir piso seco, já que os europeu estão mais acostumados a acelerar na lama.

            André Azevedo, piloto de caminhão, também não mostrou preocupação com a chuva. “É uma condução mais lenta para evitar surpresas, mas com pneus de chuva não vejo problemas”, contou o piloto baseado na previsão de chuva para os primeiros dias do Dakar. Como em todas as edições, André acredita que a prova começa para valer em território africano.

            Desde sua chegada em Portugal, os pilotos aproveitaram para andar pela cidade e visitar o local da largada. Ao lado do mecânico Ronaldo Pinto, André foi até a área reservada para as verificações técnicas que ocorrem nos dias 29 e 30. O uniforme dos brasileiros com a bandeira do Brasil chamou a atenção de dezenas de portugueses e brasileiros pelas ruas de Lisboa. “Muitos desejaram boa sorte”, contou André, que gostou da experiência de caminhar por uma cidade de língua portuguesa.

            Até o domingo da largada, a organização do Dakar irá verificar detalhadamente todos os 508 veículos inscritos, conferindo se cada um preenche os requisitos necessários para competir em sua determinada categoria. Além deles, outras 240 viaturas de apoio farão parte do comboio.

RAPIDINHAS...  

- Fernando Alonso, mais jovem campeão mundial de F-1 da história, foi eleito pela agência de notícias "EFE" como o melhor esportista do ano de 2005. Com 78 votos, o espanhol da Renault desbancou nomes já consagrados no esporte mundial como o ciclista Lance Armstrong, segundo colocado com 47 votos. Heptacampeão da MotoGP, Valentino Rossi ficou com o terceiro posto e Roger Féderer, tenista número um do mundo, foi o quarto.

- Após confirmar que Tony Kanaan, Dario Franchitti, Bryan Herta e Marco Andretti serão os pilotos titulares da Andretti-Green na IRL em 2006, a equipe anunciou na última terça-feira (20) sua entrada na Infiniti Pro-Series, categoria preliminar. A operação é conjunta com a Sam Schmidt Motorsports, equipe campeã de 2004, e terá como um de seus pilotos o brasileiro Jaime Câmara e o norte-americano Jonathan Klein.

- O piloto Jean Azevedo fez, pela primeira vez, testes na sua nova moto, ontem, na região de Almada, a 30 km de Lisboa. Os primeiros 100 quilômetros no comando da máquina, feita especialmente para o Dakar, foram animadores para o piloto. Menor e mais leve devido ao novo regulamento do Dakar, a moto agradou. “Ela é mais fácil de controlar”, resumiu Jean, considerado um dos oito favoritos à conquista do titulo pela organização da prova. A dianteira da moto do ano passado, com um enorme tanque de combustível, tendia a “escapar”, segundo Jean. Com um tanque menor e cerca de 25 quilos mais leve, a frente está “mais na mão”. A redução do tanque mudou a posição de pilotagem, deixando o piloto mais próximo ao guidão, o que, segundo ele, facilita a condução da moto.

Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI