Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
17 / julho / 2005

AUTOMOBILISMO

- Fórmula Mundial, GP de Edmonton, Canadá, 7a etapa): Domínio
total da equipe RuSport, com A.J. Allmendinger e Justin Wilson. A equipe vem crescendo bastante e nessa prova foi incontestável o domínio absoluto desde os treinos. Na corrida seus pilotos foram mais de um segundo mais velozes que o primeiro dos demais, o líder Sébastien Bourdais. Mas Justin Wilson rodou na bandeira amarela na volta 78 e Allmendinger bateu sozinho na 80a volta. Se desconcentraram, a prova estava fácil. Ronnie Bremer voltou andando rápido e a Dale Coyne andou bem - seus pilotos fizeram a sexta e oitava melhor volta da prova. Cristiano da Matta, numa maré de azar, abandonou com problemas mecânicos e apesar de atrás do Jimmy Vasser, seu companheiro de equipe, vem sendo superior aonorte-americano em praticamente todas as provas. Para saber detalhes da prova, CLIQUE AQUI.

- Fórmula 3, Campeonato Europeu: Lucas Di Grassi saiu satisfeito de Norisring, onde foram disputadas neste fim de semana a 11ª e a 12ª etapas do Campeonato Europeu de Fórmula 3. Melhor brasileiro nas duas provas, o paulista conquistou um quinto e um sexto lugares, respectivamente, subindo para quarto na classificação do torneio – a apenas três pontos do terceiro colocado, o inglês James Rossiter. As duas corridas foram novamente dominadas pela equipe francesa ASM, dos pilotos Lewis Hamilton e Adrian Sutil. Atual campeã, a ASM é a equipe de F-3 mais bem estruturada do mundo e tem seus dois pilotos liderando o torneio: Hamilton soma 108 pontos, contra 65 de Sutil.

            A equipe de Di Grassi – a inglesa Manor Motorsport – chegou a Norisring embalada pela vitória obtida pelo brasileiro na rodada anterior, realizada em Oschersleben, também na Alemanha. Mas, como em outras pistas de rua do calendário, o Dallara do brasileiro não contou em Norisring com um acerto no mesmo nível de competitividade que os principais rivais. Assim, o que salvou Lucas foram as boas largadas nas duas corridas. Di Grassi andou no limite o tempo todo, atacando quando alguém errava e brigando para não ser ultrapassado.

- Race of Legends: O francês Alain Prost venceu hoje a “Race of Legends”, corrida que reuniu 15 títulos mundiais e 184 vitórias. Emerson Fittipaldi, Nigel Mansell, Jody Scheckter, Johnny Cecotto e o pentacampeão de motovelocidade Mick Doohan se juntaram a Prost no evento benficente que fez parte da programação do fim de semana da DTM em Norisring, Alemanha. “Eu gostei de estar aqui e me diverti muito”, disse Fittipaldi. “Todos fizeram um grande trabalho por uma boa causa. Gostaria de parabenizar a DTM por esta grande idéia e espero fazer parte deste evento novamente no próximo ano”.

            Além do troféu de campeão, Prost recebeu o prêmio de 500 mil euros, que será doado para as instituições de caridade: UK Youth, Farm Africa, Meninos do Morumbi, Agapedia (Jürgen Klinsmann-Stiftung), Rêves e Franz Beckenbauer-Stiftung. "Eu realmente gostei da corrida”, disse Prost. “Os carros parecem muito com um fórmula. Fiquei impressionado com o desempenho dos meus amigos na pista. Eles correram neste tipo de carro pela primeira vez e se adaptaram bem. Minha principal ambição em participar deste evento foi a caridade”.

            Na pista, os seis pilotos andaram em três tomadas de cinco minutos cada, uma em um Audi, outra em um Mercedes-Benz e outra em um Opel. “Eu gostei de todos os carros”, disse Mansell. “Norisring é muito ondulada e desgastante. Se eu for convidado novamente, eu volto. Foi um grande evento para recolher dinheiro para uma boa causa”. Depois de 25 anos afastado das pistas, Scheckter gostou da experiência. “Por mais de 25 anos, eu não dirijo um carro de corrida”, disse o sul-africano. “No início, foi um pouco estranho, mas hoje me senti muito à vontade. Eu realmente gostei”.

            Doohan gostou de sua primeira experiência em um carro de corrida. “Eu me diverti muito. Demos aos fãs um bom show. Foi a primeira vez que eu dirigi um carro de corrida. É ótimo poder apoiar a caridade”. Cecotto elogiou a iniciativa e também disse que participa de outra corrida como esta se for convidado. “É fantástico poder experimentar um DTM. O nível da competição foi extremamente alto e eu gostei de encontrar alguns dos meus velhos amigos aqui na DTM. Foi muito divertido. Por uma boa causa, eu faço novamente, a qualquer hora”. 

            Confira os resultados das baterias: Primeira bateria: 1 Alain Prost Abt Audi TTR 49.920; 2 Emerson Fittipaldi AMG-Mercedes C-Klasse 51.381 a 01.461; 3 Jody Scheckter Audi A4 DTM 51.631 a 01.711; 4 Nigel Mansell Opel Vectra GTS V8 51.740 a 01.820; 5 Johnny Cecotto Opel Vectra GTS V8 51.756 a 01.836; e 6 Mick Doohan AMG-Mercedes C-Klasse 53.128 a 03.208. Segunda bateria: 1 Johnny Cecotto Abt Audi TTR 50.596; 2 Nigel Mansell Audi A4 DTM 50.888 a 00.292; 3 Alain Prost AMG-Mercedes C-Klasse 51.525 a 00.929; 4 Jody Scheckter AMG-Mercedes C-Klasse 52.126 a 01.530; 5 Emerson Fittipaldi Opel Vectra GTS V8 52.190 a 01.594; e 6 Mick Doohan Opel Vectra GTS V8 52.367 a 01.771. Terceira bateria: 1 Emerson Fittipaldi Abt Audi TTR 50.493; 2 Johnny Cecotto AMG-Mercedes C-Klasse 50.578 a 00.085; 3 Alain Prost Opel Vectra GTS V8 50.667 a 00.174; 4 Nigel Mansell AMG-Mercedes C-Klasse 50.987 a 00.494; e 5 Mick Doohan Audi A4 DTM 52.154 a 01.661.

VÔLEI FEMININO - Brasil vence Grand Prix pela quinta vez

            Em partida muito equilibrada, digna de uma decisão, a Seleção Brasileira feminina de vôlei bateu a Itália por 3 sets a 2, nesta madrugada, em Sendai (Japão), e conquistou pela quinta vez o título do Grand Prix, repetindo o feito alcançado recentemente pelo time nacional masculino na Liga Mundial.

            O Brasil começou melhor no jogo, fechando o primeiro set em 25 a 20. As italianas, atuais campeãs mundiais, souberam reagir e deram o troco no set seguinte, vencendo por 25 a 22. No terceiro set, as brasileiras voltaram a assumir a ponta, com o placar de 25 a 21, mas a Italia deixou tudo igual em seguida: 28 a 26. A decisão foi para o tie-break, e a Seleção Brasileira definiu o jogo marcando 15 a 7.

            A partida desta madrugada não foi propriamente uma final, pois essa fase do Grand Prix se decidiu por pontos corridos, disputados durante um hexagonal em que todos os times se enfrentaram entre si, em turno único. Por coincidência, Brasil e Itália chegaram à última rodada empatados com sete pontos e como as únicas equipes em condições de conquistar o título.

SALTOS ORNAMENTAIS - Campeonato Mundial

            A saltadora brasileira Juliana Veloso terminou em 11º lugar na final da prova dea plataforma, realizada nesta quarta-feira, no Mundial de Desportos Aquáticos, que acontece em Montreal, no Canadá.

            A medalha de ouro ficou com a americana Laura Ann Wilkinson, que somou 564,87 pontos, seguida de perto da australiana Loudu Tourky, com 551,25. A chinesa Tong Jia, que obteve 550,98, completou o pódio. Juliana Veloso, que também ficou em 11ª nas semifinais, acumulou apenas 450,45 na decisão.

            Em seu quarto mundial, a brasileira não conseguiu superar seu melhor resultado, obtido em 2001, no Japão, onde foi a décima colocada.     

RAPIDINHAS ...

- Os participantes da America’s Cup 2007, uma das mais tradicionais e árduas regatas do mundo, estão se preparando para mais um grande desafio que antecede a disputa: a Copa das Nações. A competição é uma prova de fogo para os velejadores, e será realizada de 03 a 11 de setembro em Trieste, na Itália.

- Os brasileiros estão fazendo bonito na Volvo Youth Sailing – Campeonato Mundial da Juventude, que está sendo disputado na baía de Suyong, em Busan, na Coréia, de 14 a 23 de julho. Quatro brasileiros estão entre os dez primeiros em suas classes na competição. O evento da Isaf (Federação Internacional de Vela) é responsável por descobrir grandes talentos do iatismo.

- Na última sexta-feira, dia 15, em uma reunião na Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, foi definido que o Campeonato Mundial de Bicicross de 2006 será realizado na cidade de São Paulo. A competição mais importante da temporada mundial, ocorrerá na Vila Olímpica Mário Covas. O evento estava marcado anteriormente para a cidade do Rio de Janeiro.

- Sébastien Loeb e seu co-piloto Daniel Elena entraram para a história neste domingo (17) ao conquistarem a sexta vitória consecutiva no Mundial de Rali, neste fim de semana na Argentina. Nunca ninguém havia conseguido tal marca na história do WRC. Os pilotos da Citroën mantiveram a diferença de 26s para Marcus Grönholm e conquistaram o sétimo triunfo na temporada — outro recorde. Agora, Loeb tem 27 pontos de vantagem para Petter Solberg, terceiro na Argentina. Toni Gardemeister e Harri Rovanpera completaram os cinco primeiros. Não houve mudanças na classificação dos oito primeiros desde a sexta-feira.

Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI