Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Gestão de Marketing e Negócios
16 / fevereiro / 2005

DEZ MANDAMENTOS PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
Por Antônio Inácio Ribeiro
Colaborador do Portal Brasil, diretor da Odontex,
www.odontex.com.br


            Há cerca de dez anos, eu ministrava um curso de marketing odontológico e tinha na platéia um senhor de cabelos grisalhos que prestava mais atenção do que os demais. Ele anotava constantemente e de quando em quando fazia perguntas interessantes. Ao final ele veio me cumprimentar. Elogiou o curso, dizendo que tinha sido o melhor que já havia feito e só lamentava não o ter feito antes, para ter tido uma vida melhor. Aquele momento foi decisivo para mim, pois estava começando a desfrutar de uma carreira de sucesso com a fabricação de implantes dentários e ali decidi que iria me dedicar mais aos cursos e aos livros, de modo a levar a todos a mensagem do marketing. Depois de ministrar quase 150 cursos, escrever 21 livros e mais de 100 artigos para revistas e jornais, veio-me a idéia de tornar os conceitos fundamentais em algo mais simples, que pudesse ser acessível a todos, ainda que não tivessem feito um curso ou lido um livro sobre marketing. Assim nasceram os meus dez mandamentos para o sucesso.

Comece antes
            Tenho um sobrinho que estuda odontologia e antes de ir para o último ano já tem três empregos, ajudando professores nos seus consultórios, sendo que nas últimas férias, trabalhou três meses dando plantão em uma clínica, fazendo triagem e primeiros atendimentos. Disse que aprendeu mais do que nos anos que já havia cursado. Não só pela experiência prática, mas pela vivência de identificar problemas em mais de mil pacientes. Se você já se formou e não fez isto, não desanime, passe para o mandamento seguinte e comece antes outras coisas.

Faça voluntariado
            Conquiste uma força interior que o levará a vencer desafios inimagináveis, vendo como os semelhantes desprovidos de sorte maior fazem para tocar a vida, vencendo dificuldades que para muitos seriam a derrota. Dê-lhes algo que sua retribuição será fatalmente a experiência de como não desanimar frente a qualquer adversidade, por maior que seja. Este trabalho, em si, já o engrandecerá perante seus pacientes, que fatalmente dele se inteirarão e o apreciarão ainda mais, por sua dimensão de alguém diferente dos demais.

Fique esperto
            Vá a todas as conferências, cursos e palestras gratuitas que tiver oportunidade de ir. Atente para o ministrador, seu modo de falar, gesticular, mostrar e demonstrar. Compare e procure identificar em que uns são melhores do que outros, procurando absorver e praticar estas diferenças. Preste atenção nas perguntas, conduta e comentários dos colegas, procurando identificar entre eles, quem são os que fazem mais sucesso. Nos intervalos, converse com ambos, evitando falar, só escutar. Lembre que temos dois ouvidos e uma só boca. Aprender é tudo e falando perdemos a chance de ouvir.

Leia tudo 
            Quem lê mais fala melhor. Quem muito lê tem mais a dizer. A leitura é o exercício da mente. Preste atenção e você também vai concluir que os que fazem mais sucesso invariavelmente são os que falam mais ou melhor. Comece por revistas. Qualquer que estiverem distribuindo, pegue uma. Todas elas têm algo interessante. Se estiver ruim, não se martirize, pegue outra. Quanto aos livros, de início, vá a sebos ou compre livros em liquidações, para ter muito que ler e aproveitar qualquer tempo que lhe sobre. Um atraso ou falta de cliente, uma hora em que o sono não vem, um dia de chuva. Aproveite, pois se estes momentos são perdidos para outras coisas, para a leitura são os ideais.

Comece a escrever
           
Lendo muito, naturalmente você estará apto a escrever. Fique atento aos jornais de bairro, de sindicatos, de empresas e outros, às revistas de clube, de associações, de escolas e outras. Busque inspiração lendo os “100 motivos para ir ao dentista”, o adaptando para situações de sua área profissional. Depois de aceitas as primeiras matérias, tente transformá-las em uma coluna periódica, nem que para isto seja necessário colocar um anúncio no rodapé da página. Lembre que este terá uma força muito maior, porque gerará leitores assíduos e clientes.

Vire festeiro
           
Depois de muito ler e ter o que dizer, programe-se para um mundo novo. Vá a inaugurações, posses, coquetéis, vernissages, aniversários de adultos e crianças, formaturas, casamentos e qualquer outro tipo de festa. Se possível, com sua indumentária profissional, para que lhe perguntem a profissão. Orgulhosamente, tire do bolso um cartão e diga, ao entregá-lo: “às suas ordens”. Tenha a certeza de que cada vez mais lhe procurarão para orçamentos e festas. Quando estiver cansado de tantas festas e clientes, selecione, mas não perca a chance de mostrar sua cara, ainda que por alguns minutos, principalmente nos ambientes em que você gostaria de ter clientes.

Reconheça
            Crie e mande imprimir um certificado ou diploma do tipo: “Diploma de gratidão” ou “Honra ao mérito” por ter lhe encaminhado um ou alguns clientes, que pelo simples reconhecimento, logo se transformarão em muitos. Portanto faça 100, 500 ou 1000 certificados ou diplomas, pois tendo muitos, você não deixará de reconhecer os que lhe ajudaram a compor a clientela, por menor que seja a participação. Os que indicam pouco hoje, reconhecidos, serão os grandes indicadores do amanhã. Muitas vezes, só não indicam mais por esquecerem, tal qual uns que esquecem de agradecer.

Comunique-se
           
Aproveite que hoje poucos enviam cartões de festas e pratique esta forma de lembrar e ser lembrado. Mande sempre os de praxe (Natal e aniversário) e, precisando mais clientes, mande os eletivos de acordo com sua necessidade momentânea de clientes ou de acordo com sua especialidade. Em vista disto, decida-se por enviar também cartões de Dia dos Pais, das Mães, da Criança, dos Avós (26 de julho), todos estratégica e comercialmente bem distribuídos durante o ano, sem repetir um mês sequer. Se um cliente retornar por conta do cartão enviado e fizer um pequeno orçamento, todo o investimento está pago e os demais que receberem terão sido propaganda boa e gratuita.

Oportunidades
           
Fique atento. As boas acontecem poucas vezes. Para a maioria, uma ou no máximo duas vezes na vida inteira. Saiba identificá-las. Facilite seu surgimento, oferecendo-se para dar uma palestra em alguma escola, empresa ou associação, uma aula para colegas ou não, conferência em alguma jornada ou ainda participar da organização de qualquer tipo de eventos, de forma que você arrisque estar no lugar certo, quando for a hora certa. Quando oportuno, ofereça-se para ajudar a elaborar ou escrever parte de algum artigo, monografia ou capítulo de livro. Disponibilizando-se, você será lembrado quando estiver por ocorrer algo verdadeiramente bom e fará por merecer que lhe convidem para algo maior.

Internet
            Adiante-se no tempo, ficando em dia com as tendências. Espelhe-se no passado, mas foque-se no futuro e no que vai acontecer amanhã. Hoje não é necessário pensar muito. Em breve a comunicação fatalmente passará pelos meios interativos. Não espere o futuro chegar. Antecipe-se. Monte e aumente sempre um cadastro de e-mails dos seus clientes. Escreva dicas de assuntos relacionados à sua profissão, enviando-as periodicamente a eles. Decida por semanais ou mensais e assuma consigo e com sua atendente o compromisso de mandar sempre. Ao terminar uma, inicie a preparação da próxima. Não esqueça de responder a todos os e-mails que receber. Com o tempo, faça uma página para a Internet, divulgando-a entre os clientes e esteja pronto para o sucesso.

            Para não parecer tão fácil, o complemento indispensável para fazer sucesso é ler um jornal por dia, uma revista por semana e um livro por mês. Para completar, faça cursos. Sempre. Não perca os bons cursos de sua profissão, que aparecerem por sua cidade. Ou algo diferente para variar, como “Marketing para Profissionais Liberais”, baseado neste livro que tive o prazer de lhes escrever. É infalível. Palavra de quem lê e faz cursos todos os anos, algumas vezes o ano inteiro.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
- AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA EXPRESSAMENTE PELO AUTOR PARA O PORTAL BRASIL-


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI