Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Gestão de Marketing e Negócios
16 / julho / 2005

OS DEZ MANDAMENTOS AO SUCESSO
Por Antônio Inácio Ribeiro
Colunista-titular do Portal Brasil e Diretor da Odontex,
www.odontex.com.br

            Todos nós almejamos o sucesso. Não sabemos exatamente o que ele é, mas em diferentes intensidades o ambicionamos. Às vezes, mesmo sem saber exatamente em que área de nossa vida ou por que motivo e, algumas pessoas até inconscientemente, todos o desejamos. O certo é que ele faz parte de nossos anseios.

            Profissionalmente, os meios para se atingir o sucesso não são ensinados nas escolas. Inexiste uma disciplina ou um curso ou formador de pessoas de sucesso. Os de auto-ajuda são bons motivadores, alavancas para a otimização da auto-estima e instrumento para a melhoria do aspecto psicológico. Certamente ele não acontece por acaso. Salvo as exceções, é a paga pelo que fizemos, ou no caso do insucesso, o castigo pelo que deixamos de fazer, quando estávamos aptos. 

            Assim temos que refletir para conquistá-lo, bem como não perdermos o êxito parcial já obtido, que é nossa formação. Ele não é privilégio dos ricos ou dos bem apessoados, nem exclusividade dos gênios. É direito de todos que o buscam. Entendendo seus mecanismos e funcionamento, torna-se mais fácil sua conquista. Se você almeja obtê-lo, você o merece. Para conquistá-lo seguir alguns mandamentos podem ajudar. Nesta intenção, descreveremos alguns que nos auxiliaram a construí-lo.

1. Acredite em você mesmo.
            Sim por que se você não o fizer, talvez outros não acreditem. Na sua capacidade, no seu talento, na sua experiência, na sua determinação e na força de vontade que você tem para ser um vencedor e não passar pela vida sem deixar sua marca. Mostre e demonstre, sempre que possível, porque você pode dar conta do que lhe estão confiando, não necessariamente falando, mas sempre fazendo o que deve ser feito e sempre que possível surpreendendo por fazer um pouco mais, um pouco melhor e um pouco mais rápido. Não espere que outros o motivem, seja você mesmo a razão da sua motivação, pela enorme vontade que você tem de ser um vencedor.

2. Acredite no seu produto ou serviço.
            Conheça profundamente o que você tem para oferecer. Saiba tudo acerca de suas características, aplicações, usos, vantagens e benefícios. Sendo um profundo conhecedor, você o dominará e, por conseguinte gostará dele, resultando mais fácil falar dele sempre, nunca se cansando de detalhar os motivos que o levam a crer ser este a melhor alternativa para quem o está procurando ou precisando. Procure entender porque as pessoas, empresas e instituições terão vantagens com ele e concentre seus argumentos nestas, por que é isto que as pessoas estão procurando: soluções, benefícios, segurança e facilidades. Assim procedendo você estará influenciando outros a nele acreditarem também, o que muito facilitará sua aceitação.

3. Acredite nos seus amigos.
            Quem for fazer sucesso, vai certamente encontrar pelo caminho alguns que o irão criticar, contestar ou questionar, até porque você estará tomando algum espaço que eles imaginam ser deles. Destes, alguns se tornarão seus inimigos ou concorrentes declarados. Não os menospreze, tampouco lhes dê muita atenção. Lembre de quem atua e se posiciona exatamente na situação oposta. Junto com você, a seu lado: seus amigos, aliados. A estes você deve dar ouvidos, confiar, inclusive seus segredos e intenções. Procure mantê-los informados de suas atuações e conquistas, para que eles possam passar adiante fatos positivos a seu respeito. Esteja certo que eles o irão defender em tudo de bom que você fizer. E não esqueça de defendê-los e prestigiá-los sempre que eles tiverem algo para ser acompanhado.

4. Acredite nos colegas de trabalho.
            Nunca se deixe levar por fofocas e futricas, principalmente sem saber de sua veracidade. Acontecendo procure esclarecer diretamente na fonte e depois mostre sua verdadeira posição, ainda que não totalmente concordante. Desta forma você estará rompendo uma cadeia que de outra maneira estaria crescendo. Lembre sempre que bem procedendo você certamente estará conquistando cada vez mais colegas, que por conta disto também se encarregarão de formar outros que falarão bem de você, sua conduta e trabalho. Tenha por eles uma consideração na mesma intensidade que você gostaria que eles tivessem consigo. Dê motivo para que eles acreditem nas suas intenções, acreditando em tudo aquilo que eles, em um relacionamento aberto, lhe confiarem.

5. Acredite no trabalho em equipe.
            Sozinhos, muito pouco ou quase nada conseguiremos e ainda assim o que alcançarmos será de domínio de uma minoria ou só de nós mesmos. Tudo o que fizermos individualmente tardará muito mais para acontecer e muitas vezes até nossos próprios erros custarão a serem identificados e corrigidos, fazendo com que nossas realizações demorem a serem constatadas e enaltecidas. A seu tempo aceite lideranças ou delegue funções e atividades. Entrose e relacione-se cada vez mais com o grupo, principalmente identificando ou definindo os seus objetivos e prioridades. Comunique sempre o estágio de suas atividades em benefício do grupo e sua disposição para continuar ajudando. Habitue-se a comemorar intensamente as vitórias alcançadas pelos outros integrantes de sua equipe, de forma que quando chegar o momento das suas grandes conquistas, muitos estejam presentes para reconhecer e difundir seus feitos.

6. Acredite no lugar onde você trabalha.
            Não importa que seja uma pequena empresa, uma clínica, um consultório, escritório ou uma grande companhia ou instituição. Procure perceber claramente a importância que ela tem para sua comunidade, meio ou mercado. Se for pequeno, imagine no quanto poderá crescer com sua dedicação e sucesso. Se for grande, como é importante a sua participação assim como a de todos que a levaram ao sucesso. Tudo isto porque ele é o seu elemento de referência na busca do sucesso. Boa parte das suas chances de chegar onde você planeja estão vinculadas ao seu local de trabalho, daí a importância de você o valorizar. Para completar faça tudo para que seus colegas o valorize também, mostrando-lhes a importância de todos pensarem desta mesma forma.

7. Acredite nos valores da sua cidade.
            Não importa se nela você nasceu ou se a adotou como lugar para viver. Ela é que fará seu dia a dia melhor ou pior. Nela você viverá as suas grandes conquistas, assim como é nela que vive a maioria das pessoas que irão reconhecer o seu sucesso. Não entre na de muitos que só sabem criticar o lugar onde vivem. Alguns erroneamente imaginando que assim se valorizam. Para quem o faz tenha só uma sugestão: mude de cidade e busque uma melhor. Muitos o fizeram e se deram bem, inclusive por que estar em uma cidade na qual você vê potencial, é um fator de maior dedicação e uma motivação a mais para nela se sair bem. Para tanto trate de a conhecer bem e de mostrá-la sempre que alguém de fora o visitar, enaltecendo suas virtudes.

8. Acredite na importância de seu estado.
            Ele é o seu mercado em uma escala mais ampla. De seu potencial depende o desenvolvimento de seus negócios ou atividades. Boa parte do sentimento de orgulho que temos pelo estado em que vivemos depende do quanto o conhecemos, não só turística, mas economicamente. Por isso não perca fins de semana ou feriadões para conhecê-lo de ponta a ponta. Se ainda não for possível, leia tudo sobre ele. Informe-se de suas potencialidades e tendências. Caso ao conhecê-lo melhor você chegue a conclusão de que não é o estado que possa permitir o sucesso almejado, não fique criticando. Mude para outro, permitindo que nele permaneçam os que nele acreditam, pois assim será mais fácil se estabelecer uma união em prol de seu progresso.

9. Acredite no futuro de seu país.
            Mais certo é acreditar no seu presente, pois é nele que podemos construir algo melhor para o nosso amanhã. Estude sua história, conheça sua geografia e principalmente saiba muito de sua economia e potencialidades. Sentindo sua pujança e grandeza, cante seu hino, cultive uma sua bandeira, acompanhe seus feitos, quer esportivos, culturais e econômicos. Leia sobre seu desempenho passado, presente e imagine seu futuro. Saiba o quanto está crescendo e quando poderá desenvolver ainda mais. Se encontrar alguém o criticando, tente primeiro dissuadi-lo do que está fazendo, mostrando-lhe um outro lado. Se ainda assim continuar falando mal, não hesite em sugerir-lhe que mude de país, afinal tantos brasileiros fazem a boa imagem de nossa gente lá fora, que ele bem poderia ser mais um, para que fiquem aqui os que efetivamente acreditam no nosso futuro. E por conta disto, façam nosso país melhor e mais acreditado por outros e por nós mesmos.

10. Acredite em algo superior.
            O homem e o mundo são perfeitos demais para serem frutos de uma mera geração espontânea. Assim como são especiais, a maioria dos animais e vegetais que nos rodeiam. Os rios e oceanos, os campos e as montanhas, a vida emfim nos coloca pequenos diante de tanta grandeza. E beleza. Se alguém nos fez superiores e diferentes, dando-nos inteligência para usufruir o conhecimento, precisamos saber usá-la no sentido de reconhecer a infinita grandeza de algo maior, perfeito, eterno e misterioso. Que nos faz acreditar e que nos permite por nossas ações e obras, merecer o sucesso que almejamos. E que por nossa dedicação e trabalho, fazemos por merecer. E acreditar.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
- AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA EXPRESSAMENTE PELO AUTOR PARA O PORTAL BRASIL-


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI