Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Gestão de Marketing e Negócios
01 / maio / 2005

UM LIVRO INTEIRO DE MARKETING DA PROFISSÃO  
Por Antônio Inácio Ribeiro
Colunista-titular do Portal Brasil e Diretor da Odontex,
www.odontex.com.br

            Somente o aumento da informação e conscientização pelos clientes, acerca da auto-identificação e constatação de seus problemas relacionados à área de abrangência de sua profissão, razões de sua origem e conseqüências por não solucioná-los, poderão trazer novos clientes para seu segmento. Esta tarefa é costumeiramente repassada aos órgãos de classe, que normalmente recebem críticas afirmando pouco ou nada fazerem neste sentido, mas que bem pode, por ações outras, ser atendida por iniciativas particulares. 

CASO À PARTE
           
Na medicina, quase como exceção, a própria mídia se encarrega de desenvolver esta cultura, com sistemáticas matérias informativas, inclusive com grandes campanhas de orientação e esclarecimento quanto à origem, causas, cuidados preventivos e tratamento das principais ou mais comuns doenças. Isto faz com que grande número de pessoas sejam levadas aos consultórios por conta deste marketing.

SITUAÇÃO INVERSA

            Na quase totalidade das demais profissões este trabalho não acontece ou se dá em participações percentualmente bem menos significativas, a ponto de quase não o percebermos. Isto não significa que todas as outras profissões não precisem de um apoio de divulgação e conscientização. Ao contrário, por serem menos conhecidas, algumas até quase desconhecidas do grande público por serem mais novas, precisariam até mais: uma campanha informativa.

AUTOFAGIA E SOBREVIVÊNCIA
           
O crescimento da população se dá numa progressão aritmética e o aumento do número de recém-formados em todas as profissões liberais acontece em progressão geométrica. Sem demanda de novos clientes, a disputa pelos números dos atuais mercados promoverá fatalmente uma autofagia, na forma de disputa por sobrevivência. Dentre as várias soluções, uma é a existência de um livro, ou vários em cada profissão, que detalhe as funções destas, tornando-as mais compreensíveis e desejadas. 

PROPOSTA DE SOLUÇÃO

            Pela experiência que temos com trinta anos de comércio odontológico e pelo interesse em ver o setor se desenvolvendo e aumentando seu tamanho e para melhorar o conhecimento das pessoas sobre os problemas relacionados à saúde bucal, escrevemos um livro que mostra quais são, o que é cada um deles, porque acontecem, como e quando tratá-los, onde fazê-lo, além de fazer um alerta sobre os riscos de cada um se não tratados no tempo certo. 

LEIGO PARA LEIGOS
            Como este livro, que ganhou o título de “100 motivos para ir ao dentista”, foi escrito por leigo em linguagem leiga, com orientação e revisão de sete cirurgiões-dentistas, para ser de uma leitura objetiva e clara, orientando, esclarecendo e, principalmente, motivando ao tratamento, sua função de marketing torna-se mais eficiente por abordar muitos problemas que são quase desconhecidos da grande maioria da população e, como tais, recebem pouca atenção e tratamento. 

APROVEITANDO A IDÉIA
           
Esta idéia pode ser aproveitada em outras profissões, na forma de outros livros, como: “100 motivos para ir ao médico”, “100 motivos para ir a um advogado”, “100 motivos para ir a um engenheiro”, etc., que ganhariam com isto um aspecto de coleção de conhecimentos interessantes para as pessoas saberem mais e melhor quando e como procurar cada tipo de profissional, aumentando assim a demanda por serviços destas áreas como um todo.

VANTAGEM ESPECÍFICA
           
Para o autor do livro de cada área, haverá um retorno adicional, pela notoriedade que o próprio livro trará. Para a comunidade, como um todo, ficará a vantagem de ter mais um agente de divulgação técnico-científica da profissão, que, muitas vezes termina por servir de inspiração a colegas que têm a oportunidade de elaborar matérias para leigos e muitas vezes, por não terem inspiração, decidem aproveitar os textos do livro, embora nem sempre citem a fonte.

CO-AUTORIA E EDIÇÃO
            A leitura do que elaboramos para a odontologia é boa forma de avaliação e encaminhamento para aqueles que se dispuserem a escrever sobre sua profissão, de forma a divulgá-la melhor. Aos interessados em elaborar livros em suas áreas, colocamo-nos à disposição para co-autoria e edição, de forma a viabilizá-los, podendo ficar a nosso encargo a conversão dos originais para uma linguagem mais acessível aos leigos.

FORMA DE DIVULGAÇÃO

            Este livro deve ser deixado na mesa de centro da sala de espera, ante-sala ou no local onde ficam as revistas, para que os seus clientes leiam alguns capítulos e despertem para sua importância. Em havendo perguntas para a secretária sobre onde se pode comprar o livro ou que já tinha escutado falar do mesmo e procurado, não o encontrando, a própria secretária poderá se incumbir de ter alguns exemplares, para fornecimento, ganhando com isto uma boa comissão pelas vendas. 

TESTE EXPERIMENTAL
            Uma maneira prática de testar a receptividade à idéia, parcialmente ou em forma de teste para melhor avaliá-la, pode ser tirar algumas cópias dos capítulos que lhe parecerem mais oportunos e enviá-los por e-mails para seus clientes, ou ainda, colocá-los na sala de espera, como leitura rápida, e perguntar à sua secretária sobre os comentários feitos pelos clientes. Se forem positivos para a odontologia, certamente serão também para sua profissão.

GERANDO MAIS

            Caso esta idéia seja aprovada e os livros de cada profissão acontecerem, seria grande vantagem seus clientes comprá-los e levá-los para que outras pessoas leiam e recomendem a amigos e parentes. Todos os leitores poderão vir a ser seus potenciais clientes, na medida em que, nos exemplares vendidos por sua secretária, forem grampeados cartões de visitas seus, etiquetas adesivas coladas ou usado um simples carimbo com sua identificação. Assim, os interessados o procurarão.

OUTROS MERCADOS
            As atendentes que se motivarem e verem na venda deste tipo de livro uma maneira de aumentar substancialmente seu ganho, poderão levá-lo à noite ou nos fins de semana para vendê-lo a amigos, vizinhos e conhecidos (até a desconhecidos), com ganhos em outros lugares, além da sua sala de espera. Estas certamente não terão mais motivos para se queixarem de baixos salários ou ficarem pedindo aumentos.

PRESENTE OFICIAL
            Outra maneira de fazer este tipo de livros circular mais e fazer assim sua profissão ser mais promovida, detalhada e difundida, é adotá-lo sistematicamente como seu presente oficial para amigos, parentes, clientes ou não, como forma de sempre dar algo que, além de presente, seja útil e que possa servir para melhorar a imagem de sua profissão como um todo e aumentar sua clientela e a de muitos colegas.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
- AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA EXPRESSAMENTE PELO AUTOR PARA O PORTAL BRASIL-


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI