Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Gestão de Marketing e Negócios
01 / Março / 2005

PROMOVENDO ENCONTROS DE CLIENTES
Por Antônio Inácio Ribeiro
Colaborador do Portal Brasil, diretor da Odontex,
www.odontex.com.br

            Quanto mais criativa for a idéia, maiores serão suas possibilidades de resultados. Uma das muito usadas por empresas e quase nunca usadas por profissionais liberais, é a organização de encontros de clientes. Comercialmente, são promovidos para lançamento de novos produtos ou de novas linhas. Para profissionais liberais, teriam sentido como apresentação de aparelho, equipamento ou importantes novidades na melhoria do trabalho ou serviço prestado. Outra justificativa seria a inauguração de nova sede, reformas ou apresentação de novos associados ao escritório ou clínica. Diversas podem ser as modalidades de organização, de acordo com os objetivos e disponibilidades.

Palestra
           
Independentemente de motivação ou justificativa, podem ser adotadas como maneira de trazer pequenos grupos de clientes para conhecerem a clínica ou escritório. Deve ser escolhido um tema pertinente à atividade e quanto mais atrativo em seu conteúdo, mais interessados trará. Sua divulgação deve ser por carta-circular a clientes, podendo ser reforçada com envio de e-mails com pedido de confirmação de presença e menção de possibilidade de escolha entre os cinco dias da semana. Telefonemas de lembrete no mesmo dia ajudam a evitar queda nos que confirmaram presença. Coffee break ou mini-coquetel no final, além de bons atrativos, são maneiras de permitir que bons clientes influenciem clientes novos.

Comemoração
           
Aproveite as datas redondas de fundação, tais como 5, 10, 15, 20 anos, etc. para promover algum tipo de comemoração com participação predominante de clientes e convites para potenciais futuros clientes. Para estas ocasiões é aconselhável imprimir um convite próprio e adequado, enviado pelo correio, com telefonema de confirmação de recebimento àqueles que você quer que compareçam. Em se tratando de número grande de clientes e havendo interesse em fazer da data um acontecimento, o recomendado é fracionar a festa em dois, três ou mais dias. Ter algo novo para mostrar, tal como um certificado de um congresso importante ou um brinde alusivo à data para entregar, é oportuno como reforço da data.

Apresentação
           
Na eventualidade de um novo profissional ser admitido no grupo de trabalho, uma maneira de apresentá-lo e aproveitar para promover a clínica ou escritório, é fazer uma seleção de clientes formadores de opinião, que costumam trazer mais clientes, e programar uma mini-conferência sobre assunto prático e em linguagem leiga, onde o ingressante poderá aproveitar para enfatizar qualidades dos já participantes, bem como mostrar aspectos da área a que pretende se dedicar, chamando a atenção dos clientes para a ampliação de serviços que se está pretendendo a partir da sua inclusão no grupo. Algum tipo de recurso visual, do tipo retroprojetor, é recomendado. Se forem apresentações não muito extensas, os assistentes poderão ficar em pé para permitir seu maior número. Um coquetel ao final é atrativo adicional.

Nova sede
           
Ou novo endereço, podem ser registrados com um período do dia próprio para receber clientes em visita, tal como das 17 às 19 horas, durante uma ou duas semanas, horário e período em que os profissionais da clínica ou escritório não deverão agendar clientes, ficando à disposição dos visitantes para detalhadamente mostrar as novas instalações. Afora participação por carta, é oportuno providenciar e, se for o caso, mencionar que todos aqueles que derem a honra de sua visita, serão contemplados com uma lembrança alusiva à data. Apresentação a grupos de três ou quatro clientes, que aguardarão a chegada dos demais, é boa oportunidade para convívio e influências.
 

Demonstrações
           
Trabalhando com produtos, técnicas ou serviços que permitam agendar pequenos grupos de clientes para fazer apresentação de novidades ou novos serviços que passarão a ser disponibilizados. Este é um bom motivador para que clientes se encontrem e troquem depoimentos acerca dos profissionais que os convidam, principalmente dos satisfeitos para os novos ou candidatos a clientes. Havendo possibilidade de obtenção de amostras grátis deste ou de outros produtos, estes motivam os clientes a divulgarem estas sessões de demonstração a outros clientes.

Jantares
           
Atividades fora do escritório ou da clínica poderão ser programadas quando o objetivo for atingir um número maior de clientes. Nas épocas de final de ano, um encontro de clientes em formato social, tipo jantar, tem efeito forte e resultados significativos em indicação de novos clientes. O aproveitamento de algum recurso tal como apresentação de data-show, com projeção de um filme sobre as suas instalações e serviços, além da utilização de banners e distribuição de folhetos da clínica são bons complementos. Estes jantares poderão ser motivo para dois ou três clientes mais influentes e com facilidade de comunicação darem seus depoimentos e fazer indiretamente uma promoção de seu organizador.

Homenagens
            Dessas organizadas por empresas especializadas ou colunistas sociais, têm maior motivação se para elas for convidado um bom número de clientes selecionados. Sua participação será forma direta de se inteirarem do destaque e homenagem que lhe serão prestados. Nestas intenções é importante informar-se bem sobre a quantidade de homenageados, para não fazê-lo quando grande número de pessoas serão também homenageadas. Igualmente, deve-se buscar informação de se mais algum profissional da mesma área será também homenageado, sendo oportuno com esta finalidade de encontro de clientes que seja acertada a exclusividade de sua área em troca de um bom número de convidados para o jantar.

Feiras
           
Participação com estande em feiras, exposições, congressos e outros eventos ligados ao setor, como forma de divulgação de seu escritório ou clínica, aproveitando para enviar convite a seus principais clientes, desde que não hajam outros concorrentes diretos à sua atividade, participando com a mesma intenção do evento. Se houver possibilidade, e se for o caso, poderão estes convites direcionar um determinado horário para que aconteça encontro de clientes no estande, que preferencialmente deve recepcioná-los com algo apropriado, na forma de um mini-coquetel ou assemelhado.

Shows
           
Encarregar sua secretária, esposa ou você mesmo, melhor se contar com a dedicação dos três, sempre que forem acontecer em sua cidade, shows musicais, peças de teatro, corridas de automóveis, motocicletas, cavalos, jogos ou outras atividades do gênero, para, combinados, irem vários clientes e desta forma não só desfrutarem em conjunto dos espetáculos, bem como pelo fatal inter-relacionamento que acontecerá entre eles, passarem a admirar mais ainda o aglutinador que estimula a união em torno de bons momentos. Seu único investimento serão os telefonemas de motivação e o resultado: mais clientes. Lembre que se não houverem aglutinadores, muitos terminam não aproveitando os grandes acontecimentos, o que também lhe contemplará com gratidão.

Excursões
           
Sendo prática de algum dos titulares da clínica ou escritório, poderá divulgar roteiros de viagens em grupos para pontos turísticos nacionais, que incluam boas programações, como viagens para cidades e países reconhecidamente propícios para lembranças inesquecíveis e, com esta divulgação, organizar grupos de clientes que se interessem por participar. Afora a vantagem de conseguir bons preços, o fato de montar grupos de aproximadamente vinte passageiros lhe permitirá viajar de graça, tanto nas passagens como nos hotéis e restaurantes. Fica por conta da excepcional oportunidade de um relacionamento mais intenso e prolongado com estes clientes a vantagem maior, por estes fatalmente virem a ser seus principais divulgadores.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
- AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA EXPRESSAMENTE PELO AUTOR PARA O PORTAL BRASIL-


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI