Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religião
21 / agosto / 2005


Davi, Um Cajado, Uma funda, Cinco Pedras, um Alforje

            Se você for a Jerusalém encontrará isto escrito em placas: “A Cidade do Rei Davi.” De fato há algo de especial no nome Davi. Muitos anos após a morte de Davi, Jerusalém estava encalacrada pelos poderosos assírios, povo que subjugou o mundo na antiguidade por duzentos e cinqüenta anos.

            Rabsaque, o assírio, entregou a carta do rei da Assíria ao rei Ezequias requerendo-lhe humilhante rendição; e este a apresentou a DEUS no templo. Eis um trecho da resposta do TODO PODEROSO em Isaías, Capítulo 37, Versículos 33 a 35:

Pelo que assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria. Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma, não virá perante ela com escudo, nem há de levantar tranqueiras contra ela. Pelo caminho por onde vier, por esse voltará; mas nesta cidade não entrará, diz o Senhor. Porque eu defenderei esta cidade, para a livrar, por amor de mim e por amor do meu servo Davi.

            JESUS também, quando glorificado no livro de Apocalipse, no último Capitulo – 22 - , no Versículo 16, ao definir-se, cita Davi:

Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas cousas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.

            Raiz porque, antes de Davi, JESUS era; geração porque humanamente JESUS é FILHO de Davi, conforme cantava a multidão que saudou JESUS à entrada de Jerusalém, quando ali entrou montado num jumentinho; também conforme gritou o cego Bartimeu na estrada de Jericó: “FILHO de Davi, tem compaixão de mim”.

            O episódio nodal na vida de Davi foi a vitória com uma funda e uma pedra sobre Golias, gigante, herói de guerra que portava armadura, couraça, lança do tamanho do eixo de um tecelão, espada.

            Golias tinha um escudeiro porque era máquina de matar e precisava de apóio logístico no transporte de seus infernais apetrechos. Ironicamente, enquanto matava, seu escudeiro lhe acompanhava na guerra, sem lutar, apenas lhe servindo; era uma espécie de porta-munição ambulante.

            Davi era pastorzinho de ovelhas na literal acepção da palavra. Estava presente no palco da batalha tão somente para entregar víveres aos irmãos mais velhos; ao ouvir imprecações do gigante filisteu, chamando um soldado para o duelo, dispôs-se a retirar a afronta sobre Israel e, sobretudo, sobre o DEUS de Israel. Eis o seu armamento – I Samuel, Capítulo 17, Versículos 38 a 40:

"Saul vestiu a Davi da sua armadura, e lhe pôs sobre à cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça. Davi cingiu a espada sobre a armadura e experimentou andar, pois jamais havia usado, então, disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o usei. E Davi tirou aquilo de sobre si. Tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco pedras lisas do ribeiro, e as pôs no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e, lançando mão da sua funda, foi se chegando ao filisteu.

            JESUS é o pastor das almas dos que passaram pelo novo nascimento pelo poder do ESPÍRITO SANTO, e enviou seus discípulos ao mundo como ovelhas no meio de lobos. Davi é pai de JESUS por ascendência e, também como pastor, matara um urso e um leão, arrancando deste um cordeiro de sua boca.

            DEUS livrou Israel das mãos dos filisteus usando um menino com objetos ínsitos ao exercício do pastoreio: alforje, funda, pedras, cajado. O PASTOR de Israel arrebatou suas ovelhas – Israel – da boca do leão, por isso a vida de Davi é manifestação profética do ministério de JESUS.

            Contudo, Davi também era ovelha. Este é o Salmo de uma ovelha, o mais conhecido do livro de Salmos, o Salmo 23:

O Senhor é meu pastor, nada me faltará”.

            Talvez você tenha de enfrentar seus próprios “Golias”; talvez você esteja confiando na armadura, na espada, na lança que representam sua capacidade, seu dinheiro, seus contatos, seu conhecimento; talvez você tenhas “escudeiros” para darem vazão logística a toda a sua capacidade, a fim de alcançar águas de descanso e pastos verdejantes.

            Quem sabe se não bastaria um alforje, uma funda, cinco pedrinhas, um cajado... Talvez você precise de um PASTOR ...   


POR:
BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI