Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
04 / dezembro / 2005

SERÁ, SAREPTA? – PARTE I, O ALERTA

            JESUS levou os judeus a vários rompantes de ira. Afora dizer ser FILHO DE DEUS, talvez esta seja afirmação que mais lhes irritou – Lucas, capítulo 4, versículos 25 e 26:

Na verdade vos digo que muitas viúvas havia em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou por três anos e seis meses, reinando grande fome em toda a terra; e a nenhuma delas foi Elias enviado, senão a uma viúva de Sarepta de Sidom. Havia também muitos leprosos em Israel nos dias do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o sírio.” 

            A ira irrompeu nos ouvintes, a ponto de expulsarem JESUS da sinagoga, a fim de precipitá-lo num despenhadeiro – Lucas, capítulo 4, versículo 29 - ; mas JESUS se livrou deles. Eis a razão do ódio: era incontestável aquela verdade, conhecida de toda a nação; as Escrituras Sagradas registravam esses feitos. A desgraça grassava na porção de terra separada pelo ALTÍSSIMO para ser Israel, a nação-luz para os povos; mas a benção alcançou os de fora.

            JESUS menciona a viúva de Sarepta e o general sírio Naamã porque Israel agora rejeitava a ELE, o MESSIAS; então os fez lembrar a dor de outrora, quando perderam a benção do ALTÍSSIMO. E o padrão se repetia diante do FILHO DO ALTÍSSIMO, do DEUS que se fez carne. Ali se iniciava cumprimento da profecia de Isaías - Isaías, capítulo 65, versículos 1 e 2 – de que tiraria o seu reino de Israel e o passaria aos gentios:

Fui buscado pelos que não perguntavam por mim; fui achado por aqueles que não me buscavam; a um povo que não se chamava do meu nome, eu disse: Eis me aqui, eis me aqui. Estendi as mãos todo dia a um povo rebelde, que anda por caminho que não é bom, segundo os seus próprios pensamentos... 

            Assim, tal que se observa no livro de Atos dos apóstolos, estabeleceu-se o tempo dos gentios, dos não judeus, porque a profecia diz sobre só o remanescente da casa de Israel seria salvo – Isaías, capítulo 11, versículo 11 - ; portanto conforme os antigos profetas reconhecidos pelos próprios judeus, poucos deles serão salvos – o remanescente. 

            Mas será fechado o tempo dos gentios, tudo conforme predito em Isaías, e os judeus reconhecerão que mataram o MESSIAS, a última coisa que desejariam fazer na face da terra. E esse tempo principiou-se com a conversão dos judeus messiânicos.

            O Brasil, apesar de poucos saberem, tornou-se celeiro do evangelho de JESUS para o mundo e, expoente no cumprimento da profecia sobre o tempo dos gentios. Ouvi-se as Escrituras Sagradas em rádios, tvs, praças, igrejas; vêem-se testemunhos, panfletos, livros, revistas, internet, jornais e milhares de missionários brasileiros são enviados para as mais diferentes línguas, povos e culturas. 

            Apesar disso, subsiste no Brasil a idolatria às imagens de escultura, às pessoas, aos outros deuses; prevalece a persistência em seguir sempre o próprio entendimento, sem discernir-se a luz das trevas pelo conhecimento das Escrituras, pelo que a violação ao primeiro e ao segundo mandamento dos dez mandamentos de Moisés – Deuteronômio, capítulo 5, versículos 8 e 9 – é o que mais se observa nesta nação: a adoração e a prestação de cultos às imagens de escultura.    

            Antes que se apague o tempo dos gentios, enquanto ainda é dia, nas palavras de JESUS, esse editorial deseja que não suceda a você o que se observou em Israel no tempo de Elias – uma viúva, fora das imediações da terra prometida, foi abençoada com suprimento perene de comida durante longa escassez, ao passo que havia milhares de viúvas em Israel morrendo de inanição - ; o que se viu no tempo de Eliseu – existiam milhares de leprosos em Israel e só Naamã, o grande general sírio, foi curado - ;  e, no tempo de JESUS, que enviado à casa de Israel, foi rejeitado e, hoje, as palavras que trazem salvação estão nas suas mãos, talvez perdidas em algum lugar da sua casa, numa coletânea de livros chamada Bíblia.

            A pergunta título desse texto - “Será, Sarepta?” – é o questionamento se a benção da salvação eterna - simbolizada na salvação experimentada pela viúva de Sarepta - sobrevirá a você. A resposta está em suas mãos, ou melhor, na ausência de dureza de coração, porque a porta da graça – JESUS – ainda está aberta para o tempo dos gentios, mas por breve período, conforme se observa das profecias. Estas são palavras proféticas de DEUS ao seu UNGIDO, JESUS – Isaías, capítulo 49, versículo 6: 

Sim, diz ele: pouco é o seres meu servo, para restaurares as tribos de Jacó e tornares a trazer os remanescentes de Israel; também te dei como luz para os gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.”

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI