Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
11 / dezembro / 2005

SERÁ, SAREPTA? – PARTE II, A PROVISÃO

Na verdade vos digo que muitas viúvas havia em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou por três anos e seis meses, reinando grande fome em toda a terra; e a nenhuma delas foi Elias enviado, senão a uma viúva de Sarepta de Sidom. Havia também muitos leprosos em Israel nos dias do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o sírio.”

            Esse texto encontra-se em Lucas, capítulo 4, versículos 25 e 25 e, a partir dessas palavras de JESUS, os judeus irromperam em ira, arrancando o da sinagoga para precipitá-lo num despenhadeiro – Lucas, capítulo 4, versículo 29 -, o que não conseguiram.

            Trava-se de fato incontestável; daí a ira judaica: uma gentia, portanto imunda para o judaísmo, foi abençoada ao passo que milhares de viúvas em Israel ficaram à míngua, e muitas padeceram de fome.

            Conforme demonstrado no texto do dia 4 de dezembro pp., JESUS menciona a viúva de Sarepta e o general sírio Naamã porque Israel estava rejeitando a ELE, o MESSIAS, pelo que se iniciaria o tempo profético dos gentios – Isaías, capítulo 65, versículos 1 e 2 - , onde DEUS deixaria seu povo, abrindo a porta da graça aos gentios.

            Além da benção alcançada por duas pessoas acima que são imundas pela religião judaica, em detrimento do povo que recebeu os oráculos do DEUS ALTÍSSIMO, a ira judaica defluiu por outra dádiva.

            JESUS ensinou aos discípulos que pedissem o pão nosso de cada dia. Durante a peregrinação com Moisés pelo deserto, ante absoluta incapacidade de provisão por vias naturais, DEUS fazia chover o pão dos anjos, o maná que deveria ser colhido tão-somente na medida que bastasse para provisão de um dia, ou seja, era o “pão deles de cada dia”.

            Num mundo materialista, o “pão nosso de cada dia nos daí hoje” soa vazio. Mas no deserto e, sobretudo, diante da fome avassaladora que tantas vezes assola, o pão diário faz muito sentido; melhor, ele se torna a diferença entre a vida e a morte, E foi isso o que a viúva se Sarepta experimentou – I Reis, capitulo 17, versículos:

Então, lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva que te dê comida. Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; chegando à porta da cidade, estava ali uma mulher viúva, apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, uma vasilha de água para eu beber. Indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um bocado de pão da tua mão. Porém ela respondeu: Tão certo como vive o Senhor, teu Deus, nada tenho cozido; há somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou preparar esse resto de comida para mim e para o meu filho; comê-lo-emos e morremos. Elias lhe disse: Não temas; vai e faze o que disseste; mas primeiro faze dele para mim um bolo pequeno e traze-mo aqui fora; depois, farás para ti mesma e para teu filho. Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará, até ao dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra. Foi ela e fez segundo a palavra de Elias; assim, comeram ele, ela e sua casa muitos dias. Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, segundo a palavra do Senhor, por intermédio de Elias.”    

            Eis a diferença de Israel para aquela viúva: Israel não queria dar a DEUS o melhor que possuía; a viúva deu a DEUS tudo o que tinha, porque entregou os últimos víveres nas mãos do homem de DEUS. Está escrito em Provérbios, capítulo 3, versículos 9 e 10:

Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.     

            Sim, operou-se o milagre do “pão nosso de cada dia” nos termos da profecia de Provérbios. Mas há outro maior. JESUS disse que quem tentasse preservar sua vida perdê-la-ia; e quem a perdesse, de fato, a salvaria. A viúva de Sarepta não só deu o último bocado de comida ao profeta, em detrimento da própria subsistência e a do filho; ela, em verdade, entregou sua vida nas mãos do DEUS a quem o profeta servia.

            Os israelitas do tempo de Elias não entregaram suas vidas ao DEUS de Israel; os judeus rejeitaram JESUS a despeito dos sinais e dos prodígios.Talvez você reconheça que o DEUS da Bíblia exista, mas ainda não deu primazia a ELE, buscando primeiro fartar-se para depois dar a DEUS. A viúva primeiro deu a DEUS.

            Então ela experimentou o pão que desceu do céu – JESUS – e foi sustentada pelo ALTÍSSIMO. Israel tentou preservar a própria vida e a perdeu. Noutro giro, a viúva perdeu sua vida, porque o seu último alimento fora deglutido pelo profeta, restando-lhe esperar a morte. Mas, ao invés, recebeu a vida eterna, a vida – JESUS – que aqueles judeus estavam rejeitando.

            O título desse texto – Serra, Sarepta? -, além do desejo de que a vida eterna alcance você, conforme esposado no texto anterior, significa também a esperança de que você experimente a provisão do pão de cada dia, quando fizer um “bolo” de tudo o que você tem e o entregar nas mãos ALTÍSSIMO.

            Que DEUS o abençoe!

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI