Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
25 / dezembro / 2005

A MESA DE NATAL 

            Para o oriental, especialmente no Oriente Médio, a mesa é lugar espiritual, reservado aos destinatários de amor e de comunhão. A ceia de Natal absorve muito desse conceito: reúne-se a família e os íntimos. A amizade é senha de acesso à intimidade da ceia de Natal e, segundo Aristóteles, ela seria uma só alma habitando dois corpos.

            A mesa é tão importante que Apocalipse registra a mais gloriosa de todas as mesas, destinada àqueles: aquela onde se fará as bodas do CORDEIRO, que foi morto, mas vive pelos séculos dos séculos, conforme versículo 9 do capítulo 19: 

Então, me falou o anjo. Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus.” 

            A ceia do CORDEIRO é a ceia da vitória dos que venceram pelo sangue de JESUS, dos que nasceram de novo pelo poder do ESPÍRITO SANTO e, assim, subjugaram a concupiscência da carne, as obras do diabo, e derrotaram as hostes do inferno nas regiões celestiais.

            A mesa de Apocalipse está reservada aos salvos. O mais famoso de todos os Salmos – o salmo 23 – também revela uma mesa no versículo 5: 

Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.”

            Profeticamente, Davi mencionou a mesa que DEUS prepara aos seus escolhidos, para comerem diante dos inimigos, como refrigério pelos desgastes emocionais, difamações, calúnias, açoites, laços de morte. Para aqueles que por amor ao CORDEIRO foram entregues à morte todos os dias, que rejeitaram o amor e a glória deste mundo. 

            Poucos atentam para uma curiosidade no episódio da tentação de JESUS: a mesa posta no deserto. A personificação de toda a bondade – JESUS – esteve diante do príncipe das trevas em plena desvantagem. Primeiro, JESUS estava em carne; os gnósticos pregam que é impossível que a carne não corrompa o espírito do homem e, portanto, JESUS, sendo DEUS, teria vindo em espírito e não em carne.

            Mas JESUS veio em carne e morreu na cruz como cordeiro sem defeito aos olhos de DEUS. Essa é, em absoluta, a cabal derrota de satanás, nas palavras de Paulo – Colossenses, capítulo 2, versículo 15: “... e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz”.

            Segundo, JESUS estava no quadragésimo dia de jejum, cercado por feras, e satanás se apresenta no ápice da fragilidade física do MESSIAS. Transcorrida a tentação, eis o inaudito. No deserto, DEUS preparou uma mesa para JESUS, a mesa diante dos inimigos – Mateus, capítulo 4, versículo 11:

Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram.

            O apóstolo Paulo ensina no livro de Romanos, capítulo 14, versículo 17, que o reino de DEUS não é feito de comida e de bebida, mas de justiça, de paz e de alegria no ESPÍRITO SANTO. Mas a comida e bebida posta na mesa profética do versículo 5 do Salmo 23 tem conotação especial: é recompensa. 

            Assim, esse editorial deseja que a comida e a bebida na casa da sua família seja benção do alto a uma família de nascidos de novo pelo poder do ESPÍRITO SANTO, que vencem o diabo e as obras da carne pela liberdade que vem do sangue de JESUS e, enfim, que seja a mesa de DEUS, preparada diante de todos os inimigos espirituais que querem destruir a sua família.

FELIZ NATAL!      

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI