Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religião
20 / fevereiro / 2005


O PEQUENO E O FEROZ PASTOR DE OVELHAS

            Está escrito: “Desperta, ó espada, contra o meu pastor e contra o homem que é o meu companheiro, diz o Senhor dos Exércitos; fere o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas, mas volverei a mão para os pequeninos.” (Ezequiel, Capítulo 13, Versículo 7).

            Profeticamente, Ezequias mencionou palavras da boca de DEUS referindo-se a JESUS, o pastor que dá a vida pelas ovelhas, vida que ninguém tira dele, mas que ele espontaneamente dá; JESUS, homem cheio do ESPÍRITO SANTO que desceu sobre ele em forma de pomba; JESUS, filho de Davi – João, Capítulo 10, Versículos 11 a 18:

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai conhece mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor. Por isso o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim, pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.” 

            As ovelhas que pertencem ao BOM PASTOR não gravitam em torno de si mesmas; antes, reconhecem a voz DELE e o seguem. Daí Paulo registrar em Romanos, Capítulo 8, Versículo 14: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

            Se você quiser acreditar que todos são filhos de DEUS, você pode. Mas, responda a si mesmo estas perguntas: Quem tem guiado você? A quem você segue? Você faz simplesmente o que quer ou você ouve a voz do PASTOR? Isaías, Capítulo 30, Versículos 21 e 22:

“Quando te desviares para a direita e quanto te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele. E terás por contaminadas a prata que recobre as imagens esculpidas e o ouro que reveste as tuas imagens de fundição; lançá-las-ás fora como coisa imunda e a cada uma dirás: Fora daqui!” 

            O evangelho de João claramente diz que, aos que o receberam, JESUS deu o poder de serem feitos filhos de DEUS, os quais não nasceram da vontade da carne e do sangue, mas do ESPÍRITO SANTO e, dali em diante, são guiados pelo ESPÍRITO SANTO, assim como JESUS também foi.

            Assim, é curial “coincidência” na vida de outro pastor, melhor, menino pastor de ovelhas, que se tornaria rei de Israel e, sobretudo, pai de JESUS. Trata-se de Davi, ungido conforme relato de I Samuel, Capítulo 16, Versículos 11 a 13: 

“Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas: Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha. Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o Senhor: Levanta-te e unge-o, pois este é ele. Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apossou de Davi. Então Samuel se levantou e foi para Rama.” 

            O pequeno menino pastor, futuro pai de JESUS, presenciou todos os irmãos mais velhos serem convocados à guerra contra os temíveis filisteus, tendo nas fileiras Golias, gigante de quase três metros, homem que não se cansava de afrontar exércitos do DEUS de Israel; DEUS também daquele pequeno pastor.

            Ao invés do total confronto armado, Golias se oferecera em duelo; quem vencesse subjugaria povo do duelista derrotado. Nesse ínterim, Davi fora designado pelo pai para levar suprimento aos irmãos e trazer notícias.

            Assim, possuído pelo ESPÍRITO SANTO, indignou-se ao ver afronta do gigante; apresentou-se como duelista, foi encaminhado ao rei Saul que, surpreso, tentou dissuadi-lo, afinal Golias era gigante, guerreiro experiente, máquina de matar, ao passo que Davi ainda era quase um menino.

            Davi manteve-se irresignado. Perceba detalhe na argumentação do pequeno Davi ao rei Saul, conforme descrito em I Samuel, Capítulo 17, Versículos 32 a 40: 

“Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu. Porém Saul disse a Davi: Contra o filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu és ainda moço, e ele, guerreiro desde a sua mocidade. Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei. O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o Senhor seja contigo. Saul vestiu a Davi da sua armadura, e lhe pôs sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça. Davi cingiu a espada sobre a armadura e experimentou andar; pois jamais a havia usado; então, disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o usei. E Davi tirou aquilo de sobre si. Tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco pedras lisas do ribeiro, e as pôs no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e, lançando mão da sua funda, foi se chegando ao filisteu.” 

            Conforme palavras de JESUS, quando o lobo filisteu apareceu – Golias - , o rei mercenário – Saul - não quis dar sua vida pelas ovelhas de Israel; sendo sua responsabilidade, não o fez, pois era mercenário.

            Davi, noutro giro, arriscara vida pelas ovelhas nas pastagens de Israel; matara  um leão e um urso, arrebatando-as de suas presas. Novamente, aquele pequeno moço iria defenestrar a maior máquina de guerra inimiga, o maior “urso” que jamais vira.

            Detalhe, Davi proveu-se apenas de alforje, funda, pedras, cajado, surrão, enfim, instrumentos e recursos ínsitos ao pastores e, assim, tornou-se humanamente pai daquele que iria defenestrar principados e potestades capitaneados pelo príncipe das trevas, portando-se também como pastor, a saber, JESUS.

            Contudo, nesse caso, conforme a lei do ALTÍSSIMO, apenas a morte traria a vida e ELE foi entregue as presas da pior de todas as bestas feras: o homem.  De fato, Hobbes tem razão, o homem é o lobo do homem.  

            Enfim, se você é, em espírito e em verdade, ovelha do BOM PASTOR que deu a vida por suas ovelhas, deu espontaneamente, porque ninguém podia tirar dele, ainda que você seja abocanhado pelo mal, até mesmo pela morte, tal como o pequeno Davi saiu após o leão e o urso, o BOM PASTOR sairá ao seu encontro com seu cajado e seu bordão para resgatá-lo.

            Se eventualmente você morrer, ainda que morra, viverá, porque o SENHOR volverá sua mão aos pequeninos; aliás, foi esse o motivo pelo qual ELE feriu o BOM PASTOR.               

ÀQUELE QUE SAI AO NOSSO ENCONTRO!

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI