Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religião
23 / janeiro / 2005


O FIM DA “CARIDADE MÉDIA”

            A frase mais conhecida do espiritismo é: “Fora da caridade não há salvação”. Ou seja, se você está desprovido de salvação, enfim, se não tem, para ter, precisar fazer boas obras. Esta é visão de Chico Xavier. Passo analisar este tema, observando-o sobre prisma daquilo que tornou Abraão aquilo que ele é: o Pai da Fé, Pai daqueles que nasceram de novo pelo poder do ESPÍRITO SANTO e são salvos.

            A Bíblia diz que DEUS chamou Abraão com quase oitenta anos para, a partir dele, formar nação que conheceria o DEUS verdadeiro, que seria livre da maldição do pecado.

            Diz também que dele e de sua estéril esposa – Sara -  viria um descente – Isaque – e, que de Isaque viria o descendente que pisaria na cabeça da serpente. Entretanto ele e Sara estavam com quase cem anos e nada havia se cumprido.

            Então, após mais de vinte anos esperando contra a esperança, nos dizeres de Paulo, o apóstolo, eis o milagre: nasce Isaque que significa DEUS me fez rir. E tinha que rir mesmo. Mas, o mesmo DEUS que fizera Abraão rir na velhice, agora lhe pregaria uma “peça” – Gênesis 22: 1 a 14:

“Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui! Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei. Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho, rachou lenha para o holocausto e foi par o lugar que Deus lhe havia indicado. Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe. Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós. Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminharam ambos juntos. Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque : Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos. Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar; sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha; e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho. Mas do céu lhe bradou o Anjo do Senhor: Abraão! Ele respondeu: Eis me aqui! Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças, pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho. Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho. E pôs Abraão por nome àquele lugar: O Senhor Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.”

            Isaque era precioso não apenas por ser o único filho de Abraão com sua amada esposa Sara; era também a vitória da esperança contra a esperança; era o mais maravilhoso desfecho jamais imaginado para aquele ancião e aquela anciã – Sara; era o motivo de riso.

            O bem mais precioso que Abraão possuía foi requerido de suas mãos pelo DEUS que Abraão conhecia. Sem nada dizer a Sara nem ao menino, nem a ninguém, em absoluta solidão existencial, sacrificou a criança primeiro em seu coração para depois imolá-la com as mãos.

            Observe quatro detalhes do texto acima: a) Isaque era filho único; b) Abraão percorreu caminho de três dias carregando um filho já imolado no seu coração; c) ao terceiro dia Abraão experimentou a ressureição daquele menino nas suas emoções e d) DEUS providenciou substituto. Leia texto a seguir – João, Capítulo 3, Versículo 16, 17:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas pra que o mundo fosse salvo por ele.”

            Abraão se tornou Pai da Fé porque se dispôs a fazer o que DEUS iria fazer, sofrendo, por três dias, a morte do filho no seu coração, o mesmo tempo em que o corpo de JESUS, também filho único, esteve debaixo da terra, lugar de maldição. Experimentou também a alegria do terceiro dia – third day - alegria da  restituição. Daí JESUS proferir as seguintes palavras em João, Capítulo 8, Versículo 56:

“Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu o e regozijou-se.”

            Abraão não foi sacrificar para receber, mas porque tinha recebido. DEUS não quer ninguém fazendo nada ao próximo por interesse pessoal, ainda que seja para receber salvação. O pensamento de DEUS está anos-luz do entendimento humano. A propósito, JESUS também é o motivo de riso para DEUS; JESUS é o Isaque de DEUS -  Mateus, Capítulo 3, Versículo 17: 

“E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu filho amado, em quem me comprazo.”   

            Antes de fazer boas obras, DEUS quer de você passe pelo novo nascimento e é isso o que você deve buscar. Quando Nicodemos, um dos principais do Sinédrio, homem íntegro, respeitado e querido por sua nação, procurou JESUS, estando ainda no discurso introdutório de admiração por JESUS e, sem adentrar ao tema de sua visita, JESUS o interrompeu dizendo – João, Capítulo 3, Versículos 5, 6 e 7:

“Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar o ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.” 

            O apóstolo Paulo, homem nascido de novo, cheio do ESPÍRITO SANTO DE DEUS, situa precisamente, nas regiões espirituais, aonde se localizam os nascidos de novo, os quais, por natureza, são guiados agora pelo ESPÍRITO SANTO – Efésios, Capítulo 2, Versículos 1 a 10:

“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo – pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie; pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.”  

            Enfim, assim como JESUS estava assentado à destra de DEUS antes da fundação do mundo, assim como JESUS possuía todas as coisas, sem precisar de nada, assim como não há nada que o homem possa acrescentar a DEUS, assim como JESUS tinha tudo e, tendo tudo, esvaziou-se de sua glória para ser moído pelas mãos dos homens numa carnificina, para ser o animal que substituiu o sacrifício de Isaque, Isaque aqui representando espiritualmente você, tudo por amor, assim também, os nascidos de novo, sabendo que não há nada que possam fazer para aumentar o amor de DEUS por eles, tendo a vida eterna em CRISTO JESUS, pela natureza do novo nascimento, assim como JESUS, dão suas vidas por amor ao mundo. 

            Assim como a tradução da Bíblia em alemão por Lutero ensejou a derrocada da Idade Média, tornando-o numa das quatro personalidades mais influentes no mundo, o novo nascimento pelo ESPÍRITO SANTO significa fim da obscura “Caridade Média”, caridade sem poder de redimir o homem da maldade de seu coração corrompido e enganado pelo pecado, caridade interesseira abominável e incompatível à natureza de DEUS, caridade sem poder de chegar à plenitude, caridade escrava do “médio” e da mediunidade de seus médiuns, que precisam ser salvos tanto quanto ela mesma.

A PLENITUDE DO ALTO!     

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI