Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religião
17 / julho / 2005


SOB UM TETO AZUL 

            Todo ser humano quer segurança, melhor, anseia por ela, especialmente quando se trata de respaldo financeiro. A melhor imagem para idealizá-la é a figura do teto. Um bom emprego é um bom teto; uma boa aposentadoria idem; uma boa casa idem. JESUS foi um sem teto, em inglês, homeless, nas palavras dele mesmo – Mateus, Capítulo 8, Versículo 20:

“Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.”

            Essa foi resposta dele a um escriba que queria segui-lo, alguém com status social, acostumado às regalias da vida. JESUS era sincero e foi direto. O teto de JESUS era o céu azul, diferente dos palácios afeitos à elite dos escribas. JESUS não queria gerar falsa expectativa ao escriba.

            O FILHO DO HOMEM enviou seus discípulos, certa feita, desprovidos de dinheiro, alforje, roupas sobressalentes e, sobretudo, de qualquer segurança material. Em Ageu DEUS se manifesta como dono do ouro e da prata. Nos evangelhos, seu FILHO nasce na estrebaria, portanto, sem teto, alguém desprovido de segurança material, renegado ao orvalho, as estrelas e ao céu azul.

            Tudo na vida de JESUS estava impregnado de propósitos eternos, especialmente quando menciona sua condição ao escriba. Havia algo que ELE quer ensinar e uma das pistas está em Mateus, Capítulo 6, Versículos 25 a 34:

“Por isso vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário: considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios e que procuram todas estas coisas, pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas, buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis como o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados, basta ao dia o seu próprio mal.”

            Este discurso foi feito para os salvos, os filhos espirituais de Abraão, aqueles separados do mundo, nascidos de novo pelo poder do ESPÍRITO SANTO para adentrarem nos portais eternos. Se você é gentio, se o reino de DEUS está fora do topo da relação de prioridades da sua vida, se esse reino sequer entra na sua lista, então você deve se preocupar muito com todas essas coisas, porque serão as únicas que terá, se tiver...  

            Mas para aqueles que dão primazia ao reino de DEUS para depois pensar no resto, JESUS garante o pão de cada dia. Se amanhã você precisar de um avião Airbus A-300 amanhã, PAPAI DO CÉU vai providenciar, porque você estará trabalhando para ELE e, sobretudo, você provavelmente terá nascido de novo e estará salvo da ira de DEUS, pela justiça que cairá sobre este mundo.  

            Mas há algo maravilhoso de JESUS para os que dão primazia absoluta ao reino de DEUS, seja nas coisas mais simples do dia a dia. Salomão construiu um templo ao SENHOR, dando um teto a arca da Aliança que carregava a presença de DEUS – I Reis, Capítulo 8, Versículo 27:

“Mas, de fato, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até os céus dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei.”

            Assim também se pronunciou Moisés em Deuteronômio, Capítulo 10, Versículo 14:

“Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor, teu Deus, a terra e tudo o que nela há.” 

            Enfim, o que JESUS quer dizer é que, para os filhos de DEUS nascidos de novo pelo poder do ESPÍRITO SANTO, o céu azul é o teto deles, porque PAPAI DO CÉU habita nos céus dos céus, e, a esses, PAPAI DO CÉU os fará brilhar como estrelas para todo o sempre e sempre, Amém!

“Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente.”
(Daniel, Capítulo 12, Versículo 3).


POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI