Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religião
26 / junho / 2005


POR QUE VOCÊ QUER SABER MEU NOME?

            Nos textos anteriores ficou demonstrado que JESUS – YESHUA – apareceu no velho testamento; melhor dizendo, algumas pessoas tiveram privilégio de vê-lo antes dele nascer, concebido no ventre de Maria.

            Jacó e Manoá – pai de Sansão - foram alguns deles, mas com uma característica que os diferenciou dos demais: queriam saber o nome dele, o nome que está acima de todo o nome, o nome pelo qual todo joelho se dobrará e, toda a língua confessará que ele é o SENHOR. Respectivamente, Gênesis 32, Versículos 26 a 29, e Juízes, Capítulo 13, Versículos 15 a 20:

"Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares. Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu Jacó. Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali.

Então, Manoá disse ao Anjo do Senhor: Permite-nos deter-te, e te prepararemos um cabrito. Porém o Anjo do Senhor disse a Manoá: Ainda que me detenhas, não comerei do teu pão; e, se preparares holocausto, ao Senhor o oferecerás. Porque não sabia Manoá que era o Anjo do Senhor. Perguntou Manoá ao Anjo do Senhor: Qual é o teu nome, para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos? Respondeu-lhe o Anjo do Senhor e lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, que é maravilhoso. Tomou, pois, Manoá um cabrito e uma oferta de manjares e os apresentou sobre uma rocha ao Senhor; e o Anjo do Senhor se houve maravilhosamente. Manoá e sua mulher estavam observando. Sucedeu que, subindo para o céu a chama que saiu do altar, o Anjo do Senhor subiu nela; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram com o rosto em terra.

            Nas duas passagens JESUS – YESHUA – não tinha manifesto seu nome, daí na tradução do original hebraico para o português a designação “Anjo” restou gravada com maiúscula, ao contrário de todas as outras passagens em que anjo é gravado com letra inicial minúscula, por tratarem-se de enviados de DEUS, ao passo que “Anjo” refere-se ao próprio DEUS.

            É curioso no caso de Manoá que o ANJO diz ao casal que se eles quisessem sacrificar teriam de fazê-lo ao “SENHOR”. Então o ANJO se portou maravilhosamente; até aí a admiração da glória de DEUS. Mas quando o ANJO DO SENHOR subiu para o céu na chama que subia do altar, sabendo o casal que o sacrifício era para o SENHOR, entenderam que ELE era o SENHOR; e era mesmo.

            Passaram-se anos sem que Israel, nem o mundo, soubesse o nome do ANJO DO SENHOR, até que o ESPÍRITO SANTO DE DEUS, enchendo a vida de Isaías, o revelou numa profecia em Isaías, Capítulo 9, Versículo 6:

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;

            700 anos depois essa profecia se cumpriria em JESUS – YESHUA. Contudo, naquele dia o ESPÍRITO SANTO revelou nomes espirituais de JESUS. Cada nome relaciona-se a cada uma das reais necessidades do homem: o homem precisa do conselho do alto, precisa de comunhão com o DEUS FORTE para livrá-lo, precisa saber para aonde vai pois tem a eternidade no coração e, enfim, precisa de paz.

            Em Gênesis, quando perfeito, o homem era a imagem e semelhança de DEUS; caído, continua sendo. Mas, agora, JESUS se manifesta com nomes que simbolizam necessidades espirituais do homem decaído. No Éden ELE era simplesmente JESUS; depois da queda foi ungido MARAVILHOSO CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE e PRÍNCIPE DA PAZ.        

            Manoá e sua mulher sem saber convidaram JESUS para comer pão e ELE não comeu; Jacó insistiu para que ficasse e ELE ficou. Compare essas duas “coincidências” no texto a seguir, escrito milhares de anos depois a respeito de JESUS poucos dias após sua ressureição, conforme Lucas, Capítulo 24, Versículos 13 a 32:

Naquele mesmo dia, dois deles estavam de caminho para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios. E iam conversando a respeito de todas as coisas sucedidas. Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles. Os seus olhos, porém estavam como que impedidos de reconhecer. Então, lhes perguntou Jesus: Que é isso que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais? E eles pararam entristecidos. Um, porém, chamado Cleopas, respondeu, dizendo: És o único, porventura, que, tendo estado em Jerusalém, ignoras as ocorrências destes últimos dias? Ele lhes perguntou: Quais? E explicaram: O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que era varão profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus de todo o povo, e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado a morte e o crucificaram. Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam. É verdade também que algumas mulheres, das que conosco estavam nos surpreenderam, tendo ido de madrugada ao túmulo; e, não achando o corpo de Jesus, voltaram dizendo terem tido uma visão de anjos, os quais afirmam que ele vive. De fato, alguns dos nossos foram ao sepulcro e verificaram a exaustão do que disseram as mulheres; mas não o viram. Então, lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória? E, Começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras. Quando se aproximaram da aldeia para onde iam, fez ele menção de passar adiante. Mas eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque é tarde, e o dia já declina. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, quando estavam à mesa, tomando ele o pão, abençoou-o e, tendo-o partido, lhes deu; então, se lhes abriram os olhos, e o reconheceram; mas ele desapareceu da presença deles. E disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras?

            Novamente o ANJO DO SENHOR se manifesta sem que os soubessem que era DEUS; novamente, não come pão; novamente, aceito convite e fica mais tempo.

            Diante do desespero dos discípulos com a carnificina da crucifixação, do sentimento de frustração pela redenção política que não veio da forma que eles queriam, enfim, diante da solidão e do medo de morrerem também, surge o PRÍNCIPE DA PAZ e lhes trouxe a paz que ultrapassa todo o entendimento... Mas isso é tema de outro ensaio.     

            JESUS tem nomes espirituais para preencher cada uma das suas reais necessidades, que são espirituais, apesar de você reputá-las materiais, assim como os discípulos se equivocaram, pensando que a grande obra de JESUS era a libertação política de Israel.

            Se você, com todo o coração, quiser encontrar o JESUS real, e não apenas o histórico e religioso, pergunte qual é o seu nome, porque o nome dele é uma necessidade sua.

            QUE VOCÊ ENCONTRE O “ANJO DO SENHOR”!                    


POR:
BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI