Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religião
08 / maio / 2005


JERUBAAL E O DILEMA DO PASTOR QUE CHUTOU A SANTA

            Recebi a seguinte pergunta: “Qual a sua opinião sobre o acontecido, onde um pastor da da igreja universal chutou a imagem de uma santa?” Antes da resposta, se existe algo que se deve guardar é a alma, porque, ao atravessar linha da morte, ela é a única coisa que o homem de fato e de verdade possui, e por toda a eternidade. Segue passagem em Apocalipse, Capítulo 13, Versículos 11 a 15:

“Vi ainda outra besta emergir da terra, possuía dois chifres, parecendo cordeiro, mas falava como dragão. Exerce toda a autoridade da primeira besta na sua presença. Faz com que a terra e os seus habitantes adorem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada. Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens. Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que, ferida à espada, sobreviveu; e lhe foi dado comunicar fôlego à imagem da besta, para que não só a imagem falasse, como ainda fizesse morrer quantos não adorassem a imagem da besta.” 

            Apocalipse é livro de difícil interpretação. Voltando dois mil anos, a contar do período em que esse texto foi escrito, segue outro de mais fácil interpretação, a saber, Deuteronômio, Capítulo 5, Versículos 1 a 10:

“Chamou Moisés a todo o Israel e disse-lhe: Ouvi, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos, para que os aprendais e cuideis em os cumprirdes. O Senhor, nosso Deus, fez aliança conosco em Horebe. Não foi com nossos pais que fez o Senhor esta aliança, e sim conosco, todos os que, hoje, aqui estamos vivos. Face a face falou o Senhor conosco, no monte, do meio do fogo. Nesse tempo, eu estava em pé entre o Senhor e vós, para vos notificar a palavra do Senhor, porque temestes o fogo e não subistes ao monte, dizendo: Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; não as adorarás, nem lhes darás culto, porque eu, o Senhor, teu Deus sou Deus zeloso, que visto a iniqüidade dos pais aos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.”

            Em outras palavras, nessa porção dos dez mandamentos, é como se DEUS determinasse, a título de exemplo, não se ter caixa de fósforo dentro de casa e, ademais, não acender os fósforos. Ora, se não é para ter, é desnecessário mandar não acender. Contudo, trata-se de reforço de linguagem; e não foi por menos.

            Das doze tribos de Israel, DEUS eliminou dez por causa da idolatria; as duas sobreviventes foram arrojadas por DEUS para a Babilônia aonde, por castigo, foram escravas por setenta anos, motivo: idolatria.

            O povo que, pela ação sobrenatural de DEUS, foi retirado do Egito sem armas, exércitos, estratégia militar, táticas de guerrilha, dissimulação perante o inimigo, que viu o Mar Vermelho se abrir, que atravessou a pé o Mar Vermelho, que viu o Mar Vermelho tragar vivo poderoso exército de Faraó, que viu ao amanhecer, do outro lado do mar, cavalos e cavaleiros de Faraó afogados, que presenciou todas as dez pragas do Egito, o maná, a água que DEUS fazia forrar no deserto, enfim, este povo levou quarenta dias, repita-se, quarenta dias para cair na idolatria. 

            Deuteronômio significa segunda – deutero – lei – nomio - , porque em Êxodos Moises havia subido para receber de DEUS os dez mandamentos, no cume do Monte Sinai. Lá de cima, quarenta dias depois de subir, DEUS manda Moisés descer e presenciar a desgraça da idolatria que, em tempo recorde, se alojara naquele arraial. 

            Se você tivesse um milhão de dólares arriscaria perder todo seu dinheiro sem contrapartida de receber nada? Outra, se você tivesse forma segura de aplicar seu dinheiro sem risco nenhum, você o arriscaria sem garantia de receber nada? 

            Certamente você investiria apenas aonde fosse ganhar sem risco algum. Por que, então, guardar e venerar imagens, clamar aos santos, se JESUS é o único e mais que suficiente salvador, se JESUS garantiu que, em nome dele, todas as orações seriam ouvidas, se na Bíblia todos, repita-se, todos os homens de DEUS oravam tão somente a DEUS? A porção é o alerta vermelho de DEUS para salvação da sua alma, conforme Deuteronômio, Capítulo 4, Versículos 9 a 18:

“Tão somente guarda –te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos. Não te esqueças do dia em que estiveste perante o Senhor, teu Deus, em Horebe, quando o Senhor me disse: Reúne este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, a fim de que aprenda a temer-me todos dos dias que na terra viver e as ensinará a seus filhos. Então, chegastes e vos pusestes ao pé do monte; e o monte ardia em fogo até ao meio dos céus, e havia trevas, e nuvens, e escuridão. Então, o Senhor vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém , além da voz não vistes aparência nenhuma. Então, vos anunciou ele a sua aliança, que vos prescreveu, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra. Também o Senhor me ordenou, ao mesmo tempo, que vos ensinasse estatutos e juízos, para que os cumprísseis na terra a qual passais a possuir. Guardai, pois, cuidadosamente, a vossa alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o Senhor, vosso Deus, vos falou em Horebe, no meio do fogo, para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher, semelhança de algum animal que há na terra, semelhança de algum volátil que voa pelos céus, semelhança de algum animal que rasteja sobre a terra, semelhança de algum peixe que há nas águas debaixo da terra.”

            As maiores declarações da grandiosidade e da majestade de DEUS foram feitas em contraposição às imagens de escultura, a exemplo de Isaías, Capítulo 40, Versículos 12 a 26:

“Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos? Quem recolheu na terça parte de uma efa o pó da terra e pesou os montes em romana e os outeiros em balança de precisão? Quem guiou o Espírito do Senhor? Ou, como seu conselheiro, o ensinou? Com quem tomou ele conselho, para que lhe desse compreensão? Quem o instruiu na vereda do juízo, e lhe ensinou sabedoria, e lhe mostrou o caminho de entendimento? Eis que as nações são consideradas por ele como um pingo que cai de um balde e como um grão de pó na balança; as ilhas são como pó fino que se levanta. Nem todo o Líbano basta para queimar; nem os seus animais, para um holocausto. Todas as nações são perante ele como coisa que não é nada; ele as considera menos do que nada, como um vácuo. Com que comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com ele? O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro e cadeias de prata forja para ele. O sacerdote idolatra escolhe madeira que não se corrompe e busca um artífice perito para assentar uma imagem esculpida que não oscile. Acaso, não sabeis? Porventura, não ouvis? Não vos tem sido anunciado desde o princípio? Ou não atentastes para os fundamentos da terra? Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos; é ele uem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar; é ele quem reduz a nada os príncipes e torna em nulidade os juízes da terra. Mal foram plantados e semeados, mas se arraigou na terra o seu tronco, já se secam quando um sopro passa por eles, e uma tempestade os leva como palha. A quem, me comparareis para que eu lhe seja igual? – diz o Santo. Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar.” 

            Ainda em Isaías, Capítulo 44, Versículos 9 a 20: 

“Todos os artífices de imagem de escultura são nada, e as suas coisas preferidas são de nenhum préstimo; eles mesmos são testemunhas de que elas nada vêem, nem entendem, para que eles sejam confundidos. Quem formaria um deus ou fundiria imagem de escultura, que é de nenhum préstimo? Eis que todos os seus seguidores ficariam confundidos, pois os mesmos artífices não passam de homens; ajuntem-se todos e se apresentem, espantem-se e sejam, à uma, envergonhados. O ferreiro faz o machado, trabalha nas brasas, forma um ídolo a martelo e forja o com a força do seu braço; ele tem fome, e a sua força falta, não bebe água e desfalece. O artífice em madeira estende o cordel e, com o lápis, esboça uma imagem; alisa-a com plaina, marca com o compasso e faz à semelhança e beleza de um homem, que possa morar em uma casa. Um homem corta para si cedros, toma um cipreste ou um carvalho, fazendo escolha entre as árvores do bosque; planta um pinheiro, e a chuva o faz crescer. Tais árvores servem ao homem para queimar; com parte de sua madeira se aquenta e coze o pão; e também faz um deus e se prostra diante dele, esculpe uma imagem e se ajoelha diante dela. Metade queima no fogo e com ele coze a carne para comer; assa-a e farta-se; também se aquenta e diz: Ah! Já me aquento, contemplo a luz. Então, do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se e lhe dirige a sua oração, dizendo: Livra-me, porque tu és o meu deus. Nada sabem, nem entendem, porque se lhes grudaram os olhos, para que não vejam, e o seu coração já não pode entender. Nenhum deles cai em si, já não há conhecimento nem compreensão para dizer: Metade queimei e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ia eu diante de um pedaço de árvore? Tal homem se apascenta de cinza; o seu coração enganado o iludiu, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não é mentira aquilo em que confio?” 

            Em todos os textos lidos pontue três palavras: guardar, alma e idolatria. São inúmeros os textos que tratam da idolatria. Se a sua alma vale mais que dinheiro, você concluirá que o mais seguro relacionar-se com DEUS por meio de JESUS, conforme preconizado em I Timóteo, Capítulo 2, Versículos 5 e 6: 

“Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos...”

            Noutro giro, você terá o Salmo 115, Versículo 1 a 9:

“Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome da glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade. Por que diriam as nações: Onde está o Deus deles? No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada. Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de Homens. Têm boca e não falam, têm olhos e não vêem; têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram. Suas mãos não apalpam, seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam. Israel confia no Senhor; ele é o seu amparo e o seu escudo.” 

            Em verdade, o que realmente importa no incidente do pastor da universal, não é o incidente, é que você guarde sua alma ao invés de preceitos humanos e mentirosos. Quanto ao pastor, faço como minhas palavras de Joás, pai de Gideão, este homem de DEUS que, com trezentos homens, desbaratou exércitos de amalequitas e midianitas, morrendo cento e vinte mil homens deste exército num só dia, conforme narrado em Juízes, Capítulo 6, versícfulos 25 a 32:

“Naquela mesma noite lhe disse o Senhor: Toma um boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derriba o altar de Baal que é de teu pai e corta o poste-ídolo que está junto ao altar. Edifica ao Senhor teu Deus, um altar no cimo deste baluarte, em camadas de pedra, e toma o segundo boi, e o oferecerás em holocausto com a lenha do poste-ídolo que vieres a cortar. Então, Gideão tomou dez homens dentre os seus servo se fez como o Senhor lhe dissera; temendo ele, porém, a casa de seu pai e os homens daquela cidade, não o fez de dia, mas de noite. Levantando-se, pois, de madrugada, os homens daquela cidade, eis que estava o altar de Baal derribado, e o poste-ídolo que estava junto dele, cortado; e o referido segundo boi fora oferecido no altar edificado. E uns aos outros diziam: Quem fez isto? E, perguntando e inquirindo, disseram: Gideão, o filho de Joás, fez esta coisa. Então, os homens daquela cidade disseram a Joás: Leva para fora o teu filho, para que morra; pois derribou o altar de Baal e cortou o poste-ídolo que estava junto dele. Porém Joás disse a todos os que se puseram contra ele: Contendereis vós por Baal? Livrá-lo-eis vós? Qualquer que por ele contender, ainda esta manhã, será morto. Se é deus, que por si mesmo contenda; pois derribaram o seu altar. Naquele dia, Gideão passou a ser chamado Jerubaal, porque foi dito: Baal contenda contra ele, pois ele derribou o seu altar.” 

            Quanto a você amigo, minha oração é para que você ouça a voz de DEUS na sua palavra, e, assim, se cumpra na sua vida o que está escrito em Isaías, Capítulo 30, Versículos 21 e 22:

“Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra dizendo: Este é o caminho, andai por ele. E terás por contaminados a prata que recobre as imagens esculpidas e o ouro que reveste as tuas imagens de fundição; lançá-las-as fora como coisa imunda e a cada uma dirás: Fora daqui!”

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI