Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religião
29 / maio / 2005


SANSÃO, A SENSUALIDADE, O MOSTO E O VINHO – PARTE I

            Hollywood produziu o clássico “Sansão e Dalila”, a história do israelita que foi dotado de força sobrenatural por DEUS, que arrancou as portas da cidade de Gaza – uma das mais importantes metrópoles dos filisteus - com ferrolhos, trancas e dobradiças e a levou a cume de um monte que aponta para o monte Hermon. Quem assistiu o filme “Cruzada” pode ter noção da façanha observando as portas de Jerusalém.

            Sansão foi um dos doze juízes que lideraram Israel do período que vai da morte de Josué, sucessor de Moisés, até a coroação do primeiro rei de Israel: Saul. Conforme o livro de Juízes, nesse tempo o próprio DEUS era REI sobre as doze tribos de Israel, tribos que teimavam em persistir na idolatria, pelo que DEUS permitiu serem assoladas por povos inimigos, especialmente filisteus. 

            Aquela nação clamava ao DEUS ALTÍSSIMO que os libertava mediante atuação dos  juízes. Dentre eles, Sansão, filho de Manoá, da tribo de Dã, foi o mais intrigante. Primeiro, a mãe de Sansão era estéril, assim como Sara, esposa de Abraão, e como Ana, mãe do Profeta Samuel que nascera anos depois. Da esterilidade, o poder de DEUS não apenas abriria a madre, como faria aqueles ventres gerarem homens que se tornariam ícones da manifestação da glória de DEUS perante os homens. 

            Conforme Capítulo 13 do livro de Juízes, surge um Anjo que noticia o nascimento do futuro Sansão. A palavra Anjo ali está grafada com letra maiúscula – A - porque no original hebraico refere-se à manifestação do próprio DEUS - teofania. Anjos, como mensageiros de DEUS, são grafados com letra minúscula no Antigo Testamento e no Novo Testamento, e nunca aceitam adoração, a exemplo do que ocorreu com João em Apocalipse, o qual por três vezes fez menção de adorar o anjo que o acompanhava, sendo repreendido pelo mesmo por ser tão somente mensageiro, conservo dele, João. Só DEUS é digno de adoração. 

            Esse ANJO aparece uma vez à mãe de Sansão e lhe anuncia a gravidez e o propósito de DEUS quanto ao filho que seria Sansão; assim, Manoá pede a DEUS que o mesmo ANJO apareça também a ele e lhe instrua como criar o menino. O SENHOR ouve sua oração, o ANJO reaparece primeiro à esposa que estava assentada no campo sem Manoá. Esta corre a chamá-lo. O pedido foi de Manoá, mas DEUS queria que a família junta para ouvir sua voz e as instruções. O casal que dedica alguns minutos do dia para ler as Escrituras com os filhos e, sobretudo, receber do PAI instruções para criá-los vai perceber diferença na sua família. Após ouvir, Manoá pergunta qual é o nome do ANJO – Juízes, Capítulo 13, Versículos 17 e 18: 

Perguntou Manoá ao Anjo do Senhor: Qual é o teu nome, para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos? Respondeu-lhe o Anjo do Senhor e lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, que é maravilhoso?”

            Anos atrás, Jacó, filho de Isaque, filho de Abraão, cujo nome se tornara Israel, pai dos doze filhos que geraram as doze tribos da nação israelita, também encontrou esse ANJO no vau de Jaboque e lhe perguntou o nome – Gênesis, Capítulo 32, Versículo 29: 

Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali.” 

            O nome do ANJO foi revelado no 400aC, pelo profeta Isaías, em seu livro, Capítulo 9, Versículo 6, quando se referia ao MESSIAS: 

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;” 

            Enfim, JESUS apareceu aos pais de Sansão e profetizou sobre vida e propósito do menino que viria a ser chamado Sansão; recebeu adoração e subiu aos céus nas chamas do holocausto oferecido por Manoá e sua esposa; e isso é só o início da história de Sansão – Juízes, Capítulo 13, Versículos 19 a 25:

Tomou, pois, Manoá um cabrito e uma oferta de manjares e os apresentou sobre uma rocha ao Senhor; e o Anjo do Senhor se houve maravilhosamente. Manoá e sua mulher estavam observando. Sucedeu que, subindo para o céu a chama que saiu do altar, o Anjo do Senhor subiu nela; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram com o rosto em terra. Nunca mais apareceu o Anjo do Senhor a Manoá, nem a sua mulher; então, Manoá ficou sabendo que era o Anjo do Senhor. Disse Manoá a sua mulher: Certamente, morreremos, porque vimos a Deus. Porém sua mulher lhe disse: Se o Senhor nos quisesse matar, não aceitaria de nossas mãos o holocausto e a oferta de manjares, nem nos teria mostrado tudo isto, nem no teria revelado tais coisas. Depois, deu a mulher à luz um filho e lhe chamou Sansão, o menino cresceu, e o Senhor o abençoou. E o Espírito do Senhor passou a incitá-lo em Maané-Dã, entre Zorá e Estaol.” 

            Daí, surge Dalila personagem das Escrituras e do clássico filme americano, figura tema da continuação deste ensaio na parte II...


POR:
BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI