Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religião
06 / março / 2005


O DESESPERO DO CORAÇÃO 

            Quando Sadraque, Mesaque e Abede-Nego descumpriram ordem do grande rei babilônico, Nabucodonosor, sobre ameaça de serem lançados na fornalha de fogo ardente, foram argüidos nos seguintes termos (Daniel, Capítulo 3, Versículo 15):

“Agora, pois, estai dispostos e, quando ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da gaita de foles, prostai-vos e adorai a imagem que fiz; porém, se não a adorardes, sereis, no mesmo instante, lançados na fornalha de fogo ardente. E quem é o deus que vos poderá livrar das minhas mãos?”

            Perceba como é impressionante resposta daqueles homens, registrada no Versículos 16 a 18: 

“Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego ao rei: Ó Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos de te responder. Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste.” 

            O desfecho dessa história é maravilhoso; aconselho você a ler. Por hora, a pergunta é: Onde estava o desespero do coração daqueles homens? Na mesma esteira, outro fato narrado sobre Paulo e Silas também intriga (Atos, Capítulo 16, Versículos 19 a 25):

“Vendo os seus senhores que se lhes desfizera a esperança de lucro, agarrando em Paulo e Silas, os arrastaram para a praça, à presença das autoridades; e, levando-os aos pretores, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbam a nossa cidade, propagando costumes que não podemos receber, nem praticar, porque somos romanos. Levantou-se a multidão, unida contra eles, e os pretores, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. Este, recebendo tal ordem levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. Por volta da meia noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.” 

            O final dessa história também é surpreendente... Mas, pergunto, por volta da meia noite, auge da escuridão no mundo físico e nas emoções, onde estava desespero do coração daqueles homens?

            Outra vez, meditando sobre o desespero do coração humano, deflagro-me em quão distante estamos de DEUS e, da verdadeira percepção de quem somos, sobretudo, do nosso coração e seu desespero.

            Diz o provérbio relatado em Provérbios, Capítulo 19, Versículo 3: “A estultícia do homem perverte o seu caminho, mas é contra o Senhor que o seu coração se ira.” Noutras palavras, o homem planta o que quer e a “culpa” pela maldita colheita é do SENHOR. 

            O homem culpa DEUS por tragédias, sem conseguir entender que a autoridade, sobre o mundo, DEUS outrora dera ao homem; este, por sua vez, entregou-a para Satanás. Quando Pôncio Pilatos perguntou a JESUS se ele era rei, JESUS redargüiu que se o seu reino fosse deste mundo seus ministros se empenhariam por ELE; ademais, também advertiu que se faziam aquilo com ELE, o lenho verde, o que não fariam com o lenho seco? 

            O homem também culpa DEUS pelo cataclismas. Paulo, o apóstolo, diz em Romanos, Capítulo 8, que a própria natureza sofre, não por causa dela, mas por causa daquele que a sujeitou à vaidade do pecado, o homem, aguardando também redenção que DEUS reservou aos que, de fato e de verdade, nasceram de novo, não da carne, nem de reencarnação, mas pelo poder do ESPÍRITO SANTO DE DEUS, sendo, portanto, nova criatura. 

            As intervenções de DEUS no mundo foram para resgatar autoridade entregue a satanás no Jardim do Éden pelo primeiro homem – Adão - , por meio de outro homem, JESUS. Contudo, a pior tragédia da queda no Éden é, enfim, o real desespero do coração humano (Jeremias, Capitulo 17, Versículos 9 e 10):

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder; segundo o fruto das suas ações.” 

            Primeiro, o coração é mais enganoso do que todas as coisas, até mais que o diabo; aliás, este atua no coração humano como o físico que, tão somente, inicia processo de fissão nuclear nos átomos, aguardando ‘nagasakis’ e ‘hiroshimas’ em nossas vidas, para seu maligno deleite. 

            Segundo, o verdadeiro desespero do coração humano é a corrupção; entenda-se incluso neste termo a maldade. DEUS prova os corações, não para conhecê-los, porque ELE já os esquadrinha, mas para que cada um saiba exatamente o porquê da respectiva colheita. 

            O verdadeiro desespero do coração é sua congênita corrupção, resultado da queda no Jardim do Éden; daí deflui todo medo, ansiedade, angústia, vazio, morte espiritual. JESUS disse que o contamina o homem não é o que sai da boca, mas o que sai do coração; de lá vem prostituição, adultério, homicídio, avareza. 

            Sadraque, Mesaque, Abede-Nego, Paulo e Silas nada temiam, nem a morte, porque foram libertos do coração desesperadamente corrupto. Você gosta das coisas de DEUS? Você é sensível a elas? Digo isso numa dimensão mais profunda do que praticar esta ou aquela religião. O pecado incomoda você, ou já incomodou, mas agora está cauterizado? Nenhuma dessas perguntas ou caminhos farão sentido até que você, in a deepest way, atenda a este convite (Provérbios, Capítulo 23, Versículo 26):

Dá-me, filho meu, o seu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.” 

            Se você se dispuser e, com toda a alma, a força e o entendimento der o seu coração, ELE, então o ALTÍSSIMO, DEUS TODO PODEROSO, garante a você esta contrapartida (Ezequiel, Capítulo 11, Versículo 19):

Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os execute; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.” 

            Amigo, quanto ao seu coração e ao texto acima, passe pela porta espiritual que é JESUS; siga conselho daquela marca de cerveja:

            Experimenta! ...  Experimenta! ... Experimenta! ...

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI