Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religião
20 / março / 2005


CUIDADO COM A FIGUEIRA!

“Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, teve fome; e, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. Vendo isto os discípulos, admiraram-se e exclamaram: Como secou depressa a figueira! Jesus, porém, lhes respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá; e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.”

Mateus, Capítulo 21, Versículos 18 a 22 

            Esse texto sempre me impressionou pela dureza de JESUS com a pobre figueira; em verdade, nunca tive certeza do pleno propósito de JESUS ali; mas posso firmar-me no que está escrito para extrair duas verdades espirituais, tema do presente ensaio.

            Antes de adentrar ao ensaio, sobre o atendimento aos pedidos a DEUS feito com fé, fato também apresentado acima, quero deixar duas ressalvas para quem quiser fazer qualquer requerimento a DEUS: a) Tiago, Capítulo 4, Versículo 3, diz porque alguns pedidos passam em branco diante de DEUS: “Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.”; b) JESUS assentou que o recebimento dos pedidos a DEUS depende da comunhão com a palavra dele – João, Capítulo 15, Versículo 7: “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerdes em vós, pedireis o que quiserdes e vos será feito”.

            Literalmente, DEUS atende sem reserva o pedido daqueles que se tornam, de glória em glória, pelo poder das palavras de JESUS, imagem e semelhança de JESUS, cheios do ESPÍRTO SANTO DE DEUS, de paz eterna, de comunhão com o PAI.

            Quanto à figueira, eis a primeira mensagem: Assim como JESUS teve fome, DEUS tem fome de que o seu Reino seja implantado no coração dos homens, cujas almas precisam ser alimentadas pelos “figos” de suas “figueiras”, que são os frutos – obras – de seus filhos - os nascidos de novo pelo poder do ESPÍRITO SANTO DE DEUS.  

            Segundo, o texto alerta sobre cuidado que se deve ter no que se fala; o homem foi criado espiritualmente imagem e semelhança de DEUS; tanto é assim que o diabo, não podendo tocar em DEUS, corrompeu a glória da criação de DEUS: o homem.

            Ângelo Bucalão, grande amigo e estudioso da palavra, diz que o homem é o grande segredo espiritual de DEUS; também é o grande desconhecedor da dimensão em que foi criado; seu entendimento foi turvado após cair no Éden; tornou-se obscurecido pelo próprio entendimento; imputando-se sábio, navega no mar da sua loucura e produz toda forma de “conhecimento” para “conexão” com “dimensões espirituais” profundas.

            Fato é que, nessa revolta contra DEUS, para atingir-lhe indiretamente naquilo que DEUS ama, o homem, nada do que o diabo fala tem importância e impacto no mundo físico e espiritual. O problema é quando o homem repete, strictu sensu ou latu sensu, aquilo que o diabo diz.

            O príncipe das trevas odiava o Éden e o homem. Contudo, nada do que dissesse de si mesmo interferiria na ordem lá estabelecida. Daí, insuflou Eva a comer do fruto proibido, a qual o deu a Adão. Perceba este detalhe: a expulsão do paraíso, do jardim de DEUS, só ocorreu depois que DEUS fez questão de conversar com o homem e ouvir o que este tinha a dizer.

            Aliás, DEUS sempre conversava com o homem na viração do dia; mas, nesse dia ele se escondeu de DEUS porque descobriu que estava nu. Argüido por DEUS, Adão pôs culpa em Eva, que culpou a serpente e assim, conforme Zig Zigler, essa bola maldita vem rolando até hoje; a culpa é sempre do outro...

            Pela resposta de Adão e de Eva, pela palavra deles, DEUS testificou a queda no coração do homem; e aí, mas do que do Éden, o homem foi banido da presença de DEUS. Um detalhe, Adão, que representa a natureza humana, repeliu a própria culpa; JESUS, expressão exata do ser de DEUS, atraiu para si toda a culpa. DEUS sempre é diferente do homem corrompido.       

            Em suma, para expulsão, além do pecado, houve também a manifestação do pecado pela palavra. A linguagem de baixo calão pertencia ao diabo no tempo do Éden; agora seus filhos espirituais da queda a utilizam com mesma facilidade. Se não, tente imaginar os anjos do SENHOR vociferando esse tipo de linguagem. Difícil, não?   

            Da mesma forma que o homem desconhece as conseqüências de ter sido feito imagem e semelhança de DEUS, desconhece também o poder de suas palavras, especialmente quando amaldiçoa e murmura. A exceção de Josué e Calebe, e dos menores incapazes à época, DEUS exterminou toda a nação de Israel que saiu do Egito pelas mãos de Moisés por causa da murmuração.

            Tantas são as expressões de baixo calão que fluem da boca de crianças, jovens e velhos, como manancial infecto. A maldição do hábito de praguejar guiará seus subservientes, sempre aguardando momento desfavorável para abrir suas comportas.

            Enfim, do texto acima deflui-se que Jesus queria chacoalhar outra figueira: você. A uma, ELE quer que você dê bons frutos que alimentem outros. A duas, ELE revela peso espiritual que existe nas suas palavras; existem figueiras na sua vida: relacionamento com esposa, filhos, amigos, trabalho, todos suscetíveis ao que você diz, portanto, podem secar como aquela figueira à beira do caminho só porque não tinha o que você queria. Se quiser preservar alguma figueira na sua vida, atente às palavras do rei Davi – Salmo 141, Versículo 3:

“Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios.

AO FERROLHO NA PORTA!


POR:
BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI