Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
06 / novembro / 2005


O TEMPLO SEM PAREDES – FINAL, PARTE III, O BRAÇO DE DEUS

            Como já foi dito, a presente série de ensaios principiou as ilações sobre o enigmático templo revelado a Ezequiel, a qual se finaliza longe de esgotar o tema, repisando alguns pontos. Trata-se do templo que jamais foi construído por mãos humanas, ao contrário do glorioso templo de Salomão.

            O mesmo Salomão, o sábio, que surpreendeu o mundo com a sabedoria do ALTÍSSIMO, entregou-se à idolatria por mãos de mulheres que o SENHOR determinara que os filhos de Israel se abstivessem de casar. Salomão casou com centenas delas; e caiu.

            Os filhos de Salomão aprenderam o caminho da idolatria; então, a canção que Moisés ensinou à nação de Israel se cumpriu; a de que a idolatria destruiria a nação, tornando os filhos de Israel escravos de povos terríveis. Tudo se cumpriu, nenhuma das maldições perfiladas no livro de Deuteronômio veio a faltar.

            DEUS fez o jardim do Éden; Adão e Eva, os pais da humanidade, puseram tudo a perder; DEUS entregou o desenho do glorioso templo a Salomão; este o construiu, mas o pecado da idolatria cometido por Salomão propiciou o início da derrocada do reino, culminando com a destruição do templo.

            O homem perdeu o Éden; mas DEUS reservou outro jardim para os nascidos de novo pelo poder do ESPÍRITO SANTO DE DEUS; céu e paraíso em hebraico significam jardim. DEUS fez o homem perfeito, mas ele caiu; DEUS teve de providenciar a nova criatura, nascida de novo mediante sangue do cordeiro sem defeito e mácula, daquele que também é DEUS, JESUS o filho do ALTÍSSIMO; ou seja, o cair é do homem; o levantar, de DEUS.

            DEUS determinou a construção do templo de Salomão que caiu; mas reservou outro templo intacto que subsiste pelo poder de DEUS, apesar do templo de Salomão, erigido por determinação expressa do TODO PODEROSO, estar destruído, subsistindo dele o famoso muro das lamentações.

            Ezequiel, varão profeta, estava dentre os cativos da Babilônia quando o ESPÍRITO SANTO o transladou da Mesopotâmia para Israel. A nação estava destruída, o templo de Salomão arruinado, os muros de Jerusalém derribados. Mas o SENHOR tinha outra construção em Israel, conforme Ezequiel, capítulo 40, versículo 2:  

“Em visões, Deus me levou à terra de Israel e me pôs sobre um monte muito alto; sobre este havia um como edifício de cidade, para o lado sul.” 

            Essa construção é o templo revelado a Ezequiel. Talvez a maior lição que se possa absorver dele é de que o homem precisa desesperadamente de DEUS, conquanto haja como se não precisasse. Para que orar? Para que conhecer as Escrituras Sagradas? Para que congregar com os santos?

            JESUS disse aos discípulos que sem ele – JESUS – , eles – os discípulos – nada poderiam fazer. A interpretação espiritual dessa assertiva é absoluta. Eis um pensamento do ALTÍSSIMO pinçado em Isaías, capítulo 63, versículo 4:

“Olhei, e não havia quem me ajudasse, e admirei-me de não haver quem me sustivesse; pelo que o meu próprio braço me trouxe a salvação, e o meu furor me susteve.”

            DEUS olhou para queda do homem no Éden, olhou para o templo de Jerusalém e a nação corrompida, da mesma que olha para você! Talvez você pense que possa se suster com dinheiro, poder terreno, bem assim, salvar-se por boas obras.

            Se pensar assim, medite no templo de Salomão e no que foi revelado a Ezequiel...

DEUS lhe abençoe!

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI