Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
20 / novembro / 2005

NA “VEIA” NÃO, NA “SEIVA”

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.” João 15, 1 e 2.

            Tudo na natureza tem propósito; o que não tiver é expelido, tanto em complexos ecossistemas, quanto num simples organismo vivo. A natureza rejeita ausência de função. Se existe, tem de ser útil; se há função, tem se de exercida.

            A lei espiritual exposta por JESUS absorve a essência na leis acima mencionadas. Jogadores jogam; cirurgiões operam; atores atuam; pecadores pecam. Jamais se admitiria advogados sem advogar, pastores sem pregar, cantores sem cantar. Mas não se estranha um cristão sem jejum, sem oração, sem conhecimento das Escrituras e, sobretudo, sem frutos.

            Fato é que JESUS demoliu o comodismo espiritual e expressamente posicionou a inércia na mira do machado. JESUS amaldiçoou a figueira sem figos – frutos -  , ainda que não fosse época de figos. Curiosamente, Paulo ensinou que fosse pregado o evangelho a tempo e fora de tempo.

            “Sê tu uma benção“ foi o que DEUS disse a Abraão. Assim, a seiva percorre os ramos para que produzam frutos que abençoem vidas, que alimentem o mundo.

            O drama espiritual é receber a seiva e viver na “veia”, sugando a paciência do próximo, a alegria do amigo, a paz na família, o bom nome do evangelho, sempre e sempre, ao invés de produzir flores - símbolo de beleza e de harmonia - que se transformem em frutos.

            Há outro grupo que se encontra também na mira do machado. João Batista, o antecessor direto de JESUS, ao pregar no deserto, alertou: “E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo" (Lucas, capítulo 3, versículo 9).

            Cada um deve examinar-se a si mesmo, pois a esmagadora maioria da humanidade sequer foi enxertada na videira verdadeira e, portanto, nunca refletiu a imagem e a semelhança de JESUS e, por isso, não será extirpada dela, pois ainda está fora. Para os tais, a admoestação do apóstolo Pedro é esta – I Pedro, capítulo 4, versículos 17 e 18:

“Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? E, se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim, o pecador?”

            Enxertado ou não na VIDEIRA VERDADEIRA, o AGRICULTOR tem o machado à mão...

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI