Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
02 / outubro / 2005


AOS SEUS AMADOS ELE O DÁ ENQUANTO DORMEM, PARTE II - A INESPERADA

            No ensaio de 17 de setembro de 2005 foi tratado o tema: “Aos seus amados ELE o dá enquanto dormem”. Considerando a frenética busca por resultados, especialmente sob o manto da globalização, existem alguns pontos dignos de serem pincelados.

            A espiritualidade das Escrituras Sagradas – Bíblia – não está reservada à religiosos, mas aos que passaram pela experiência do novo nascimento pelo poder do ESPÍRITO SANTO. Coisas espirituais se discernem espiritualmente.

            Contudo, considerando que sua leitura – quando recebida por um coração aberto que anseia pela verdade – é instrumento para experiência do novo nascimento, somada ao desespero capitalista por resultados, tem-se oportunidade para lançar sementes de vida mediante complementação ao texto anterior.

            No texto anterior conclui-se que: a) existe a lei da semeadura, o que se planta se colhe; b) a proporção na relação semente-colheita varia; c) DEUS, de forma direta, interfere na relação causa e efeito da colheita; d) aos que pertencem ao SENHOR, ELE viola a relação de causa e efeito e lhes dá até enquanto dormem, momento em que verifica impossibilidade de haver causa e de efeito; e e) sem a intervenção de DEUS todo trabalho é vão.

            Sobre o item “e” – todo trabalho é nulo quando inexiste intervenção de DEUS -, o livro de Daniel narra experiência do grande rei Nabucodonosor, na opulenta Babilônia, que se dobrou e reconheceu que aquele DEUS que ele desconhecia – o DEUS de Israel -, em verdade, era ELE que estabelecia tronos e defenestrava reis, que exaltava e que humilhava, que tirava a vida e que fazia viver. ELE é o TODO PODEROSO.

            Então por que esse DEUS não se manifesta diretamente? Porque ELE se revelou em JESUS e, segundo o psicólogo Augusto Cury, numa dimensão de amor e de sensibilidade inimagináveis, desconhecidos e muito além dos padrões humanos.

            DEUS escolheu um homem, Abraão, e o transformou em nação, Israel, que é símbolo espiritual dos que foram transformados em filhos de DEUS, não pela competência humana, pois da degeneração só flui degeneração, mas pelo poder sobrenatural de DEUS.

            A nação dos salvos pela verdade da Sua Palavra afigura-se na nação de Israel, conforme o Velho Testamento, e, na nova nação espiritual de Israel relatada no Novo Testamento, pela aliança mediante o sangue de CRISTO JESUS.

            Dessa nação espiritual de Israel deflui relação de causa e efeito sobrenatural, cujo resultado extrapola noção de bons resultados materiais. Programas de qualidade total administrativa, de reengenharia, bem assim, modelos de funcionamento das mais bem sucedidas empresas capitalistas, jamais poderão propiciar o que essa relação de causa e efeito faz.

            Os dois textos a seguir – respectivamente, um do Velho Testamento e outro do Novo Testamento – demonstram relação de causa e efeito como benção daqueles que se ocupam com a implantação do Reino de DEUS na Terra. O primeiro texto foi escrito pelo profeta Ageu, no segundo ano do rei medo-persa Dario, que foi derrotado por Alexandre o grande; o segundo são palavras de JESUS:

            Ageu, Capítulo 1, Versículos:

Assim fala o Senhor dos Exércitos: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a Casa do Senhor deve ser edificada. Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas? Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai o vosso passado.Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe o para pô-lo num saquitel furado. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai o vosso passado. Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; dela me agradarei e serei glorificado, diz o Senhor. Esperastes o muito, e eis que veio a ser pouco, e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu com um assopro o dissipei. Por quê? – diz o Senhor dos Exércitos, por causa da minha casa que permanece em ruínas, ao passo que cada um de vós corre por causa de sua própria casa. Por isso, os céus sobre vos retêm o seu orvalho, e a terra, os seus frutos. Fiz vir a seca sobre a terra e sobre os montes; sobre o cereal, sobre o vinho, sobre o azeite e sobre o que a terra produz, como também sobre os homens, sobre os animais e sobre todo trabalho das mãos.”

            Mateus, Capítulo 6, Versículos 31 a 33 – Palavras de JESUS

Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

            Enquanto Nabucodonosor se esmerava em construir reino cuja glória ainda é decantada em prosa e verso, mas que não mais existe, Daniel se ocupou na construção do reino que nunca tem fim, da casa construída sobre a ROCHA ETERNA, sobre a PEDRA ANGULAR. JESUS é a ROCHA ETERNA.

            Você, amigo leitor, que se preocupa com resultados e que corre atrás da própria casa, lembre-se: construções eternas duram para sempre...

            Agora, o mais surpreendente: DEUS trabalha no sábado, trabalha nos outros dias, está no Salmo 127, Versículo 1 e 2:

Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes, aos seus amados ele o dá enquanto dormem.

            Esse pequeno ensaio revela dimensão espiritual reservada aos que passaram pelo novo nascimento pelo poder do ESPÍRITO SANTO. Conquanto seja difícil visualizá-la no dia a dia, trata-se de experiência tão real quanto você que lê esse texto e aquele que o escreve. Desejo que você venha experimentar a paz que vem do ALTO, a ser manifesta nas obras que você realiza, colhendo paz, nos dizeres do profeta Isaías, Capítulo 26, Versículo 12:

Senhor, concede-nos a paz, porque todas as nossas obras tu as fazes por nós.   


POR
: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI