Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
09 / outubro / 2005

O CORAÇÃO SOBE PRIMEIRO

            Um chefe indígena da tribo Sioux ditou esta famosa frase: “Enterrem meu coração na curva do rio”. É como se o coração fosse primeiro a chegar a algum lugar desejável e, assim, levasse consigo a essência do que se almeja e de quem almeja. 

            Todos querem ir para o céu; até ateus e agnósticos. Esses podem não acreditar, mas, se houver céu, querem transpor a morte em sua direção. Há no inconsciente coletivo humano percepção de que a vida não acaba aqui. O outrora festejado ateísmo se esvazia como um velho balão de aniversário.

            O pensador Descartes, por sua vez, escreveu: “Penso, logo existo”. Pode-se parafraseá-lo nestes termos: Se o homem carrega a eternidade no coração, como ensina a Bíblia no livro de Eclesiastes, sentindo a vida como nunca fosse morrer - de fato vivemos assim - então existe vida além da morte.

            Tratando dessa transposição, Jesus fez separação espiritual do coração do homem com o corpo do homem, ao menos quando diferenciou a busca da riqueza celestial com a terrena, conforme Mateus, capítulo 6, versículos 19 a 21:

Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí está também o teu coração.”    

            Assim como há riquezas possíveis de serem acumuladas na superfície da Terra, existem riquezas acumuláveis nas insondáveis alturas celestiais. O drama da diferença está na localização do coração: “... porque, onde está o teu tesouro, aí está também o teu coração

            Se o tesouro estiver na Terra, o coração ficará aqui; se, em cima, subirá.

            A primeira grande descoberta da salvação é que JESUS é a única porta de passagem para vida eterna e, de livramento da condenação eterna. Talvez a segunda seja esta: o coração sobe ao céu primeiro.

            As palavras de JESUS acima descritas desvelam realidade espiritual que sobrepuja eventual figura metafórica, a qual, por si só, teria valor.

            Os nascidos de novo pelo poder do ESPÍRITO SANTO não pertencem mais a este mundo. Mas há algo mais; o coração deles deixou este mundo. Espiritualmente isso é literal; Paulo assim revela a localização dos nascidos de novo, dos transformados pelo poder do ESPÍRITO SANTO, conforme registro da epístola de Efésios, capítulo 2, versículos 4 a 7:

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza de sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.”   

            O índio Sioux queria que seu coração fosse enterrado na curva do rio, pela vida e pela bondade que se encontram entesouradas em suas águas. Na verdade, o coração dele já estava lá. Não é difícil vislumbrar onde está o coração da humanidade; basta olhar seu tesouro.

            JESUS é a porta de entrada para um tesouro maior, incorruptível e imarscesível. Tão única quanto era a porta da arca de Noé, a arca da salvação; porta pela qual o coração pode subir e ser livre...  Esse é o verdadeiro tesouro....          

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI