Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
30 / outubro / 2005


O TEMPLO SEM PAREDES – PARTE II, O QUERUBIM COM DOIS ROSTOS

            O ensaio passado foi o início de ilações sobre o enigmático templo revelado a Ezequiel, o qual jamais construído por mãos humanas subsiste pelo poder de DEUS, apesar do templo de Salomão, erigido por determinação expressa do TODO PODEROSO, estar destruído, subsistindo dele o famoso muro das lamentações.

            Toda a análise desse templo, quanto aos significados espirituais afeitos, deve ser feita com extremo cuidado, pois ainda não há entendimento absoluto. Nesse respeitoso diapasão, foi tecido o texto da semana anterior sobre o porquê a parte superior do templo é mais ampla. Da mesma forma passa-se a esquadrinhar o mistério das esculturas dos querubins nas paredes com dois rostos – um de homem e outro de leão - , conforme versículos 17 a 19 do capítulo 41 do livro de Ezequiel:

“No espaço em cima da porta, e até ao templo de dentro e de fora, e em toda a parede em redor; por dentro e por fora, havia obras de escultura; querubins e palmeiras, de sorte que cada palmeira estava entre querubim e querubim, e cada querubim tinha dois rostos; a saber, um rosto de homem olhava para a palmeira de um lado, e um rosto de leãozinho, para a palmeira do outro lado; assim se fez pela casa toda ao redor. Desde o chão até acima da entrada estavam feitos os querubins e as palmeiras, como também pela parede do templo.”

            É estranha a concepção de anjos querubins com dois rostos: de homem e de leãozinho, cada face olhando para sua respectiva palmeira; ab initio, registre-se que tudo o que existe na dimensão humana pela vontade do ALTÍSSIMO veio a existir; ou seja, todas as formas criadas pertencem ao CRIADOR. Assim, da mesma forma que ELE concebeu a forma do homem e do leão, também, como a mesma naturalidade, concebeu esses querubins com dois rostos.

            Em Apocalipse os quatro seres viventes, revelados a João, tinham quatro rostos, os quais também foram revelados ao profeta Ezequiel anos antes de João; esse mesmo profeta a quem foi revelado talvez a mais enigmática das visões, objeto do presente ensaio.

            O rosto de homem representa à imagem e à semelhança de DEUS, posto ser o homem imagem e semelhança do ALTÍSSIMO. Mas, por que o rosto de leãozinho? A resposta está no apanágio que distingue o leão dos demais animais, a saber, esse é o animal que por nada ou ninguém torna atrás; daí sua simbologia associada à realeza.

            JESUS em Apocalipse, capítulo 5, versículo 5, é chamado de LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ, porque o estandarte da tribo de Judá era um leão e JESUS descendia da tribo de Judá. Diante da morte e, pior, diante do moedor de DEUS, conforme descrito em Isaías capítulo 53, o LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ não voltou atrás.

            Apocalipse capítulo 21, versículo 8, expressamente assenta que os covardes ficarão fora da nova Jerusalém celestial. “Os leõezinhos” são os que encherão o templo como aquelas esculturas enchiam o templo revelado a Ezequiel. Está escrito em Provérbios, capítulo 28, versículo 1:

“Fogem os perversos em que ninguém os persiga; mas o justo é intrépido como o leão.”                   

            O segredo dessas criaturas, que encherão o templo eterno do ALTÍSSIMO, é que elas experimentam o amor que vem de DEUS e que lança fora todo o medo, contemplando de um lado e do outro o oásis de DEUS, representado pelas palmeiras plantadas por AQUELE cujo trono fluem um rio de águas vivas.

            DEUS pode tirar o medo do seu coração, dar-lhe intrepidez, fazê-lo ver palmeiras que refrigeram a alma e, o mais importante, levá-lo ao seu tabernáculo que subsiste de eternidade - a eternidade pelo poder DELE. JESUS, o LEÃO DA TRIB DA JUDÁ é a única porta de entrada.

            A escolha está em suas mãos. 

DEUS lhe abençoe! 

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI