Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
08 / janeiro / 2006

AUTOMOBILISMO
Rali Paris - Dacar

             A organização do Rali Dacar, aproveitando a folga deste domingo (8), anunciou punições para 148 pilotos, entre motos, carros e caminhões. O brasileiro Jean Azevedo perdeu 18 posições na classificação geral da categoria motos do Rali Dakar. O piloto recebeu punição de duas horas por ter ignorado um ponto de passagem obrigatório. Azevedo, que estava em nono lugar, ocupa agora a 27ª colocação. Desta forma, a diferença do brasileiro para o líder, o espanhol Marc Coma - que não foi punido -, aumentou para 5h28min07. O chileno Carlo Gavado passou do terceiro para o quinto lugar no geral, por exceder o limite de velocidade estipulado pela organização da prova.  Veja a nova classificação do Rali Dacar entre as motos:

1) Marc Comá (ESP/KTM), 30h49min20s
2) Isidre Esteve Pujol (ESP/KTM), a 6min23s
3) Cyril Després (FRA/KTM), a 26min54s
4) Giovanni Sala (ITA/KTM), a 44min28s
5) Carlo de Gavardo (CHI/KTM), a 1h11min49s
27) Jean Azevedo (BRA/KTM), a 5h28min07s
109) Bernardo Bonjean (BRA/KTM), a 27h26min59s

            Nos caminhões, André Azevedo conquistou uma posição com a punição aplicada ao tcheco Karel Loprais, pelo mesmo motivo que Jean Azevedo. Agora o piloto da equipe Petrobras está em quarto. Confira a nova classificação:

1) Vladimir Tchaguine/Semyon Yakubov/Sergey Savostin (RUS/Kamaz), 35h47min23s
2) Firdaus Kabirov/Aydar Belyaev/Andrey Mokeev (RUS/Kamaz), a 30min32s
3) Hans Stacey/Charles Gotlib/Bernard Der Kinderen (HOL/Man), a 44min54s
4) André Azevedo/Jaromir Martinec/Maykel Justo (BRA/Tatra), a 4h07min52s
5) Karel Loprais/Petr Gilar/Alex Loprais (TCH/Tatra), a 4h13min52s

            Foram oito dias de espera para que Stéphane Peterhansel, atual bicampeão do Rali Dacar, chegasse à liderança na edição 2006. O francês, que vem se recuperando ao longo da competição após um início problemático, foi o terceiro colocado na etapa entre Atâr e Nouakchott, na Mauritânia, o suficiente para garantir a primeira colocação no geral. Único piloto a vencer o Dacar sobre duas e quatro rodas, Peterhansel contou com um problema no carro de Luc Alphand, vice-campeão de 2005 e seu companheiro de equipe. O compatriota agora está a 32s de Stéphane.

            Giniel de Villiers, que chegou a liderar na quinta-feira (5), ocupa agora a terceira posição, logo à frente de Nani Roma, vencedor entre as motos em 2004. A alemã Jutta Kleinschmidt, campeã de 2001, fecha o grupo dos cinco primeiros. Classificação:

1) Stéphane Peterhansel (FRA/Mitsubishi), 27h43min41s
2) Luc Alphand (FRA/Mitsubishi), a 32s
3) Giniel de Villiers (AFS/Volkswagen), a 26min16s
4) Nani Roma (ESP/Mitsubihi), a 43min35s
5) Jutta Kleinschmidt (ALE/Volskwagen), a 1h06min26s.

- Fórmula 1: À agência de notícias austríaca "APA", Alexander Wurz deu indícios de que seu vínculo com a Williams lhe garante uma vaga de titular a partir da temporada 2007. Após cinco anos como piloto de testes da McLaren, o piloto exercerá tal função durante este ano na equipe de Grove. "Minha situação atual na F-1 é perfeita. Não há melhor contrato para um terceiro piloto, tanto fincanceiramente quanto em relação ao futuro", colocou Wurz, de 31 anos. Por ter acabado na quinta posição no Mundial de Construtores, a Williams terá direito de treinar com um carro extra nas sextas-feiras dos GPs.

- Fórmula 1: Mais nova equipe da Fórmula 1 - a inscrição deve ser homologada na semana que vem -, a Super Aguri já tem um nome para seu primeiro modelo na categoria. E, embora o time japonês seja uma novidade em 2006, a nomenclatura do carro é nada inovadora: SA106. As letras são iniciais da equipe, o número 1 - óbvio - refere-se à categoria e "06" à temporada. A princípio, o nome será dado ao chassi construído na fábrica de Leafield, que ainda não tem previsão para ficar pronto. A Super Aguri deve alinhar no GP do Bahrein com o modelo A23, utilizado pela Arrows há quatro anos.

- Fórmula 1: O primeiro teste só acontece na semana que vem, mas Rubens Barrichello já tece elogios à Honda, sua nova equipe. Depois de seis anos e nove vitórias na Ferrari, o brasileiro gostou das primeiras impressões que teve da escuderia japonesa. “A programação de testes para o R106, nosso novo modelo, parece boa”, comentou, em entrevista à “La Gazzetta dello Sport”. “Agora só precisamos levar o carro para a pista e testá-lo”, acrescentou o vice-campeão mundial de 2002 e 2004, que começa a trabalhar no circuito espanhol de Jerez. Recém-saído da equipe que mais venceu na Fórmula 1 para uma que ainda busca a primeira conquista, Barrichello não se arrepende. Pelo contrário, na comparação entre os dois times, a nova casa já leva vantagem. “Jamais deixei a Ferrari porque sempre pensei que não haveria lugar melhor. Hoje, no entanto, estou feliz por defender outra escuderia. E, agora, acho que há algo melhor que o ‘Cavalinho Rampante’”, concluiu.

- Indy Racing League (IRL): A Rahal-Letterman, que havia anunciado no fim da temporada do ano passado que só teria dois carros para o campeonato de 2006, pode continuar com sua base tríplice. O dinheiro da empresa Ethanol garantiria um lugar ao norte-americano Paul Dana. Dana, de 30 anos, fez parte da temporada pela Hemelgarn. Teve um acidente durante os treinos da Indy 500. Os médicos aconselharam que o piloto descansasse por um tempo e Paul ficou fora das pistas durante o ano todo. A RL continuará com Danica Patrick e Buddy Rice. Vitor Meira foi sacrificado.

- A1 GP: A etapa da Indonésia da A1GP acontece em 12 de fevereiro. Marcada inicialmente para o dia 15 deste mês, a primeira rodada dupla do ano foi adiada devido à morte do emir xeque Maktoum bin Rashid Al Maktoum, tio de Maktoum Hasher Maktoum al Maktoum, criador da categoria. O dia 12 de fevereiro era, inicialmente, a data prevista para a etapa brasileira da competição, em Curitiba. Devido à falta de condições do circuito para receber o evento, o país acabou excluído do calendário.

COPA AMÉRICA DE CICLISMO

            Clemilda Fernandes conquistou na manhã deste domingo o bicampeonato feminino da Copa América de ciclismo, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. A brasileira venceu com o tempo de 34min20s. "Foi muito difícil, mas a competição com atletas internaconais valorizou o título. Comecei o ano com o pé direito e espero fazer ótima temporada na Europa" disse.

            Entre os homens, Nilceu Aparecido dos Santos também sagrou-se bicampeão da competição. O paranaense da cidade de Cascavel competiu pela equipe de São José dos Campos e fez o tempo de 45min25s. O também brasileiro Rodrigo Silva chegou em segundo, seguido pelo uruguaio Hector Figueiras. "Foi uma prova desgastante e muito rápida. Felizmente a tática deu certo e conquistei a vitória", comemorou o brasileiro, que se tornou o primeiro bicampeão da prova masculina.

VOLVO OCEAN RACE

            O Brasil 1 chegou a Port Elizabeth, na África do Sul, na tarde desta quinta-feira. A embarcação levou pouco mais de um dia para chegar depois que decidiu voltar para fazer reparos no convés danificado. A equipe de terra, comandada pelo diretor-técnico Horácio Carabelli, pré-avaliou os danos sofridos pelo barco no início da segunda perna da Volvo Ocean Race.

            A decisão sobre a permanência do Brasil 1 na etapa, que vai da Cidade do Cabo à Melbourne, na Austrália, sairá nesta sexta-feira. Se o barco brasileiro não tiver condições de voltar ao mar, será despachado para a Austrália em um navio. "A decisão do que iremos fazer daqui para frente será ainda tomada, mas estou bastante contente com o que ouvi na primeira avaliação da equipe de terra", contou o comandante Torben Grael. Outro veleiro que teve problemas foi o sueco Ericsson, que já desistiu da etapa. O barco será levado para Austrália de navio hoje.

            O ABN Amro One lidera com folga a Volvo Ocean Race na segunda etapa, que vai da Cidade do Cabo, na África do Sul, até Melbourne, Austrália. O barco holandês está a 115 milhas náuticas (207 quilômetros) do Piratas do Caribe, segundo colocado. O Brasil 1, que precisou retornar ao continente para reparos, está na sexta colocação, a 1.346 milhas náuticas (2.422 quilômetros) do líder. O ABN Amro Two está em terceiro, o Movistar é o quarto e o ING Real Estate Brunel está em quinta. O Ericsson Racing Team permanece em último.

RAPIDINHAS...

- O brasileiro Adriano Bastos se sagrou tricampeão, neste domingo, da Maratona da Disney, em Orlando, nos Estados Unidos. Ele venceu os 42,195 metros da prova, em 2h19min43s. Bastos foi o primeiro tricampeão em 13 anos de história do evento. O atleta já havia vencido a competição em 2003 e 2005. O pódio da Disney teve outro brasileiro: Genildo Fernandes, que ficou em quinto lugar, com 2h34min52s.

- O nadador de travessias marítimas, o espanhol David Meca, completou nesta quinta-feira o percurso de 110 quilômetros entre a Espanha continental e a ilha de Ibiza, depois de 26 horas, superando surtos de vômitos e muitas águas-vivas para chegar ao seu objetivo. Meca, que nadou no estilo crawl usando apenas seus braços para guardar energia, foi acompanhado por três barcos de apoio com equipes médicas. Usando um traje de neoprene para resistir ao frio, o nadador de 30 anos teve de ser ajudado para sair da água ao final da prova.

- A Copa Internacional de Mountain Bike, que antes era chamada de Copa Internacional Ametur, se prepara para edição 2006. A primeira etapa da categoria Cross Coutry será dia 09 de abril na cidade de Socorro, interior de São Paulo. O evento - que é o único na América Latina a contar pontos para o União Ciclística Internacional (UCI) em todas as etapas e receberá os melhores atletas da América do Sul. O torneio vem com mais algumas novidades para se consolidar, definitivamente, como a principal competição realizada no Brasil. No dia 21 de maio acontece a segunda etapa em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, enquanto que a terceira e última etapa será em Araxá, no triângulo mineiro, no dia 6 de agosto.

- Velejadores já estão se preparando para o Campeonato Brasileiro de Vela 470, que acontece entre os dia 14 e 18 de janeiro, na sede do Yacht Club de Ilhabela, litoral norte de São Paulo. Por tratar-se de uma classe olímpica, a competição servirá de treinamento para os competidores que pretendem disputar a Pré-Olímpica de Vela, marcada para março, em Santos.

Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    

AQUI MAIS COLUNAS SOBRE ESPORTES


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI