Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
02 de julho de 2006

AUTOMOBILISMO
Destaques da semana

- Fórmula 1, GP dos Estados Unidos (Indianápolis) - Os treinos para o GP em Indianápolis surpreenderam: as duas ferraris na 1ª fila e ainda Rubens Barrichello (Honda) à frente de Fernando Alonso!!! A diferença era tão grande e como, em uma prova, essa reviravolta? E mais: Schumacher andou 6 décimos de segundo mais rápido que Massa e mais de 1 segundo mais rápido que Fisichella (3º no grid - Alonso foi o 5º). A corrido foi sem graça mas há algumas observações a serem feitas: Felipe Massa largou melhor que Michael Schumacher e liderou 29 voltas, perdendo a liderança nos pits. O brasileiro andou muito bem e ficou bastante tempo com a melhor volta da prova. Há de se destacar também a excelente prova de Jarno Trulli que guiou muito e, mesmo largando dos boxes, acabou num brilhante 4º lugar. Ralf Schumacher seria o 5º mas a poucas voltas do fim acabou abandonando com problemas mecânicos. Na Renault Fisichella tentou chegar na Ferrari, sem qualquer sinal de ameaça. Fernando Alonso foi discreto, reclamou muito do acerto do carro e foi apenas o 5º, perdendo uma seqüência de 15 pódios consecutivos. Rubens Barrichello andou bem e se manteve apenas atrás da Renault e Ferrari, mas nos pits perdeu a posição para a Toyota. Juan Pablo Montoya teve outro final de semana desastrado: após a curva 2 tocou em Kimi Raikkönen que tocou em Button que tocou em Nick Heidfeld que capotou pelo menos 5 vezes. Na confusão Christian Klien, Francky Montagny, Mark Webber e Scott Speed foram batendo um no outro e todos abandonaram. A boa disputa de David Coulthard, Vitantonio Liuzzi e Nico Rosberg também foi interessante, mas o alemão se deu mal e acabou em 9º - único dos que terminaram que não marcou pontos. Saiba todos os detalhes da corrida, da pista e dados estatísticos, CLIQUE AQUI.

- Indy Racing League / IRL (Kansas City): Sam Hornish Jr. venceu novamente e assumiu a liderança do campeonato. O brasileiro Hélio Castroneves parece a caminho de perder outro título que parecia certo. Foi assim na antiga Indy Light (atual Infiniti Pro Series) que perdeu um titulo de forma incrível para seu então companheiro Tony Kanaan, que venceu as quatro últimas provas de forma consecutiva enquanto o brasileiro, quebrava, batia e acontecia tudo de mais improvável. Saiba tudo sobre a prova e a situação do campeonato, CLIQUE AQUI.

- Mundial de Turismo no Brasil: Uma vitória da Seat e outra da BMW se deram nas duas primeiras etapas realizadas pelo WTCC no Brasil. De acordo com a Polícia Militar do Paraná, cerca de dez mil pessoas compareceram ao evento, que já anunciou seu retorno ao Brasil em 2007. Apesar da grande expectativa e depois de ter marcado a pole position, o brasileiro Augusto Farfus Jr. não conseguiu vencer em casa.

            Na primeira prova deste domingo (2), Farfus largou bem e manteve a ponta. Em seguida, os carros de Maurizio Ceresoli e de Lucas Molo ficaram em posição perigosa, ocasionando a entrada do safety-car, que permaneceu na pista por duas voltas. Na relargada, Augusto abriu vantagem sobre o segundo colocado, Jordí Gené, que recebia forte pressão de seu companheiro de equipe, Peter Terting.

            Depois deles, mais três carros da Seat se mantinham à frente de Gianni Morbidelli (Alfa Romeo), o sétimo colocado. A partir da oitava volta, Farfus começou a fazer um traçado mais defensivo, para conter os ataques de Gené. Duas passagens depois, o brasileiro foi superado, na mesma manobra, pelo espanhol e também pelo alemão Peter Terting. O destaque da bateria foi o italiano Alessandro Zanardi, que largou na última posição e cruzou a linha de chegada em décimo.

            Apesar da queda de rendimento dos pneus nas últimas voltas, Farfus se manteve no terceiro posto, seguido pelos carros da Seat de Gabriele Tarquini, James Thompson e Rickard Rydell. Morbidelli e Priaulx chegaram na sétima e oitava posições, respectivamente, e ficaram com a primeira fila da segunda prova (No WTCC as oito primeiras posições do grid são invertidas). Com a vitória, Gené teve que largar em oitavo, logo atrás de Terting. Farfus comemorou o resultado: "Tínhamos carro para chegar entre os cinco primeiros e o terceiro lugar foi ótimo. Os Seat estavam muito rápidos e eu já previa que teríamos dificuldades para segurá-los", argumentou o brasileiro.

            Diferente da primeira corrida, os carros da BMW renderam bem na segunda etapa do dia, que foi marcada por vários acidentes. Farfus, o sexto do grid, se deu bem na largada e depois de três voltas já era o quarto colocado. Mas quando tentava se aproximar de James Thompson foi tocado por Rydell e rodou. Na tentativa de voltar para a pista, ficou sem o pára-choque dianteiro, perdeu várias posições e acabou abandonando a prova. O brasileiro lamentou o acidente, já que tinha condições de brigar novamente pelo pódio. "Foi uma pena ter que deixar a prova, mas isso acontece. É coisa de corrida. Esta etapa serviu para mostrar que a equipe encontrou o caminho para o melhor acerto e, mesmo com 16 pontos atrás do líder, ainda podemos pensar no título", destacou.

FUTEBOL - A ilusão acabou

            Com dizia Cazuza, "... a ilusão acabou..." mas a verdade tem de ser dita: O Brasil não jogou bem nenhuma partida - contra Gana e Japão o Brasil goleou mas, na minha opinião, não convenceu nunca. Cheio de estrelas, muito marketing e pouca vontade de luta. A seleção precisa de uma reformulação, trocar as estrelas, trocar o técnico por outro de garra (veja o exemplo do ótimo "Felipão" - Parreira mais parecia uma "múmia paralítica", muito conservador ,enquanto Zagallo só rezava para Santo Antônio. Futebol de categoria não se faz assim. O Brasil possui excepcionais talentos aqui dentro e jogadores do calibre de Roberto Carlos, Cafu, Dida, Ronaldo já passaram da fase de jogar em Copa do Mund, nem deviam ter sido escalados. Precisamos de homens comprometidos com a vitória, que carreguem o país no peito e não se preocupem apenas com o marketing pessoal e as gordas contas bancárias. Homens com a garra de Dunga, Zico, com "sangue nas veias" brio. Faltou isso, mas nem por isso tenho que elogiar a surpreendente e excelente atuação de Lúcio (nosso melhor "atacante") e Juan - estão de parabéns! Kaká brilhou nos dois primeiros jogos e "o melhor do mundo" simplesmente não fez nada. Parabéns a Ronaldo - o maior artilheiro de todas as Copas com 15 gols, jogou pouco mas fez sua parte com 3 gols.

            A vitória é conseqüência de um trabalho e a derrota faz parte da competição - derrota de cabeça erguida não faz mal, o que faz mal é assistir Roberto Carlos com a mão na cintura vendo Thierry Henry fazer o que queria. Eram três do Brasil contra cinco franceses. O que aconteceu ali? Muita gente se pergunta e, infelizmente, a dúvida foi cruel... teria sido o Brasil comprado? Prefiro acreditar que não mas a razão fala que sim. Que venha 2010 com cara nova - a única certeza é que o Brasil é o país da esperança e o brasileiro um otimista nato! Saiba tudo da Copa, CLIQUE AQUI.

RAPIDINHAS...

- Fórmula 1: Lewis Hamilton, a estrela da GP2, vai treinar, em Silverstone, pela McLaren no decorrer dessa semana. Segundo a cúpula da equipe não é uma avaliação sobre sua capacidade mas uma oportunidade para o inglês ter contato com carros da categoria. Os pilotos de testes Pedro de la Rosa e Gary Paffet também devem andar. A McLaren não quer que o protegido do chefão Ron Dennis perca o foco da GP2 (ele tem como principal rival o brasileiro Nélson Ângelo Piquet, filho do tri-campeão da categoria Nélson Piquet). As próximas duas etapas serão decisivas e se Hamilton vencer o título estará praticamente assegurado.

- Futebol: O lateral-esquerdo Roberto Carlos anunciou hoje sua aposentadoria da Seleção Brasileira. Bastante criticado por sua atuação na Copa do Mundo, ele disse que a derrota para a França, nas quartas-de-final, foi sua última partida pelo time nacional. "Na Seleção, minha história terminou. Quero abrir espaço para uma renovação. Espero que possa entregar a camisa 6 para alguém que siga essa vitoriosa história. Agradeço aos meus companheiros e à torcida, que sempre estiveram ao meu lado."

- Golfe: A sueca Annika Sorenstam venceu o Aberto dos EUA de golfe, nesta segunda-feira, ao derrotar a norte-americana Pat Hurst com a mais ampla margem registrada nos últimos 50 anos. Sorenstam venceu o desempate a 18 buracos, com 70 tacadas, um par abaixo e quatro tacadas de vantagem, a maior desde Kathy Cornelius que ganhou por sete golpes há meio século.

Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    

AQUI MAIS COLUNAS SOBRE ESPORTES


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI