Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
1
7 de setembro de 2006

AUTOMOBILISMO
Destaques da semana

Fórmula 1 - Nelsinho estréia na Renault

            Adiei a coluna de esportes dessa semana propositadamente para mostrar, em primeira mão, a estréia de Nelsinho Piquet na Renault, na pista de SIlverstone. O brasileiro será 2º piloto de testes da equipe em 2007 (junto com Ricardo Zonta - 1º piloto de testes) e em 2008 deve assumir um cockpit titular, provavelmente substituindo Fisichella. Nelsinho Piquet falou ao site "Autosport.com" que a terça-feira (19), primeiro dia de testes com a Renault, foi positivo. O brasileiro terminou a sessão de hoje em Silverstone em quarto lugar.

         

            "Foi um bom primeiro dia de testes. Há algumas similaridades com o carro da GP2 em termos de embreagem e eletrônica, mas ainda tenho muito que aprender", comentou o piloto. "O principal era andar o máximo possível." Piquet teve a companhia do pai nesse primeiro contato com o R26. "É importante, acho, aprender muito e conhecer as pessoas com quem vou trabalhar. Foi um dia atarefado e interessante, e me senti confortável de início." Os tempos foram:

1) Heikki Kovalainen (FIN/Renault/M), 1min19s116 (90 voltas)
2) Ricardo Zonta (BRA/Toyota/B), 1min19s374 (49)
3) Franck Montagny (FRA/Toyota/B), 1min19s665 (56)
4) Nelson Ângelo Piquet (BRA/Renault/M), 1min19s710 (66)
5) Christijan Albers (HOL/MF1-Toyota/B), 1min21s115 (48)
6) Sakon Yamamoto (JAP/Super Aguri-Honda/B), 1min24s355 (51)
7) Adrián Vallés (ESP/MF1-Toyota/B), 1min25s393 (29)
8) Narain Karthikeyan (IND/Williams-Toyota/B), 1min28s284 (7).

Spyker compra MF-1

            A MF-1 que pertencia a um milionário russo foi adquirida por um poderoso grupo holandês e, a partir de agora, a equipe se denominará Spyker. De qualquer forma a FIA não aceita alterações na nomenclatura durante o ano e se manterá MF-1 em 2006 ainda. Ao lado como ficou a bela pintura do carro. Christijan Albers (Holandês) e Tiago Monteiro (Português) continuam pilotando para a equipe em 2006 mas para 2007 o português é carta fora do baralho.

Norberto Fontana "queima o filme" da Ferrari

            Nove anos depois da decisão do título de 1997, um coadjuvante resolveu abrir a boca e revelar os bastidores que envolviam o embate entre Jacques Villeneuve e Michael Schumacher. Norberto Fontana, que participou de quatro corridas pela Sauber naquela temporada, falou ao diário argentino "Olé" da influência da Ferrari e de Jean Todt e o que teve de fazer para ajudar o então bicampeão para que os italianos voltassem a conquistar um campeonato. O GP da Europa era o derradeiro e seria o palco da definição da taça entre o canadense com cara de moleque e o astro alemão que tentava tirar a Ferrari do limbo. O placar mostrava 78 a 77 para Schumacher, e os tempos iguais no grid de largada, 1min21s072, eram amostra de como havia sido aquele Mundial. "Agora que o tempo passou, eu conto", falou o portenho. "Nós estávamos no motorhome, faltavam duas ou três horas para a corrida, e Todt entrou e foi direto ao que interessava: 'Por estrita ordem da Ferrari, vocês têm de atrapalhar Villeneuve se chegarem a encontrá-lo na pista. Seja quem for'." O companheiro de Norberto na época era Jonhny Herbert. "E aconteceu comigo."

            A Sauber recebia motores da Ferrari e por muito tempo foi considerada a equipe B de Maranello.  Na pista, Villeneuve, pole, perdeu a primeira posição para o rival na largada. E passou a comboiar o tedesco durante boa parte da prova. Na volta 30, encontraram Fontana. Que, então, lembrou-se da ordem do superior a seu superior, Peter Sauber. "Quando vinham para me pôr uma volta, atrapalhei Jacques por três ou quatro curvas, não mais que isso", falou. De fato foram quatro curvas, como é possível ver no vídeo abaixo. Mas foram longos 27 segundos à frente do piloto da Williams, que elevaram a diferença de 0s8 para 3s1 na linha de chegada. "E isso me prejudicou. Primeiro, Schumacher nunca me agradeceu, e Todt, como perderam o campeonato, saiu de cabeça quente dos boxes e nunca mais falei com ele", disse. Não resolveu muito. Giros mais tarde, Villeneuve arriscou ultrapassagem, conseguiu e Schumacher jogou o carro para cima do concorrente, como fizera com Damon Hill em 1994. Não obteve êxito, no entanto. Acabou na brita, perdeu o campeonato e foi desclassificado da temporada.

            Nenhuma novidade. Se alguém não joga mesmo limpo na Fórmula 1 é Ferrari, Jean Todt e Michael Schumacher. Rubens Barrichello e Eddie Irvine sentiram na pele e Felipe Massa, por sorte, se livra disso esse ano e pode brigar com Kimi Raikkönen pelas atenções do time em igualdade de condições em 2007.

A1 GP tem Tuka Rocha no volante da equipe brasileira

            O time brasileiro na A1 GP anunciou nesta segunda (18) que Tuka Rocha será o titular da equipe verde e amarela na segunda temporada da categoria que se autodenonima a "Copa do Mundo do automobilismo". Em 2005/06 quem pilotou a grande maioria das provas foi Nelsinho Piquet. Christian Fittipaldi pilotou as provas finais sem muito sucesso. Christiano conduzirá o Brasil nas etapas da Holanda, da República Tcheca e da China. Serão os respectivos reservas Ruben Carrapatoso, Xandinho Negrão e Raphael Matos.

            Tuka tinha sido reserva em algumas provas disputadas no campeonato de estréia. "Estou muito feliz por terem me dado essa oportunidade. Agora tenho de fazer um bom trabalho e dar um bom começo ao time", declarou o piloto.

Mundial de Basquete Feminino

            A seleção dos EUA bateu a República Checa por 63 a 50 e garantiu a liderança do grupo F do Mundial feminino. As norte-americanas enfrentam agora a Lituânia, por uma vaga nas semifinais da competição. Já a República Checa, mesmo com a derrota, conseguiu terminar em segunda do grupo, beneficiada pela vitória da China sobre a França, e pegam agora a Seleção Brasileira, na próxima quarta, no Ginásio do Ibirapuera.

            Invictas e com a melhor campanha do torneio, o time dos EUA encontrou o seu adversário mais difícil na competição até o momento.  As checas deram trabalho durante boa parte do jogo, mas as norte-americanas voltaram a desempenhar seu melhor basquete no último quarto de jogo e garantiram a vitória. As norte-americanas Tina Thompson e Candace Parker foram as cestinhas da partida com 14 pontos. Pelo lado checo, o destaque ficou para Petra Kulichova com 10 pontos.

            A ala da seleção brasileira de basquete feminino Janeth foi confirmada pelo técnico da equipe, Antônio Carlos Barbosa, na partida de quarta-feira contra a República Tcheca, pelas quartas-de-final do Mundial de São Paulo, porém seria poupada se a partida não fosse decisiva. A jogadora, que deixou a quadra carregada durante a vitória do Brasil sobre o Canadá, na terça-feira, com uma entorse no tornozelo, realizou fisioterapia nesta manhã e foi liberada pelo departamento médico para entrar em quadra contra as campeãs européias.

RAPIDINHAS...

- Kart - Desafio das estrelas: Jean Alesi, um dos nomes mais populares da F-1 na década passada, é mais uma atração confirmada no Desafio Internacional das Estrelas, prova que Felipe Massa e seus convidados estrelarão nos dias 16 e 17 de dezembro em Florianópolis. No total, serão 25 pilotos das principais categorias do automobilismo internacional medindo forças na capital catarinense com os karts Birel-IAME/Parilla de 125 cc. Atualmente defendendo a Mercedes-Benz no Campeonato Alemão de Turismo (DTM), Alesi ligou para Massa no começo desta semana e garantiu a vaga. "Conversei com ele no início do ano, durante a festa de aniversário de Jean Todt, e disse que ficaria contente com a vinda dele. Agora, ele me telefonou porque não havíamos mais falado a respeito e ele estava receoso que eu tivesse me esquecido. Alesi foi um dos pilotos mais queridos da torcida ferrarista. Será mais uma fera na corrida", comemorou Massa.

- Vôlei de praia feminino:
Larissa e Juliana conquistaram neste domingo mais um título no Circuito Mundial de vôlei de praia ao vencerem a etapa de Porto Santo, em Portugal. Na final, as atuais bicampeãs mundiais superaram as compatriotas Renata e Talita por 2 sets a 0 (38/36 e 21/18). Com 13 conquistas, a dupla passou a ser a terceira mais vitoriosa na história da competição, só perdendo para as recordistas Adriana Behar e Shelda, com 31 medalhas de ouro, e as norte-americanas Walsh e May, com 23.

- Mundial de Jet Sky: Os grandes nomes mundiais de jet ski estarão participando entre os dias 30 de setembro e 8 de outubro do 25º Campeonato Mundial da modalidade, que acontece em Lake Havasu, no Arizona (EUA). O Brasil estará muito bem representado com cinco competidores que garantiram vaga no 19º Campeonato Brasileiro, disputado de janeiro a abril deste ano. O grupo é formado pelo goiano Célio Vinícius, os gaúchos Lorenzo Zaluski e Nélio Azeredo dos Santos, o paulista Reinaldo Cangueiro e o paranaense Everson Prodócimo. Eles vêm treinando intensivamente, porque sabem do alto nível do campeonato e querem trazer bons resultados para o Brasil.

Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    

AQUI MAIS COLUNAS SOBRE ESPORTES


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI