Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

GESTÃO DE MARKETING E NEGÓCIOS
01 de julho de 2006


MARKETING DIDÁTICO
Por Antônio Inácio Ribeiro
Colunista-titular do Portal Brasil e Diretor da Odontex, www.odontex.com.br

 

            A maioria dos Profissionais Liberais, quando pensam em desenvolver algum marketing, imediatamente imaginam despesas e métodos com os quais não tem muita afinidade. Talvez influenciados por gurus e ministradores que não militem no meio, esqueçam de algumas atividades de conquista, que são excelentes redes para formação de relacionamentos e influências, como também ótima maneira de promover inter-relacionamento profissional, que podem propiciar indicações de novos clientes, além de debate aberto com os colegas na busca de soluções conjuntas para os problemas que afligem as suas carreiras profissionais, dentro desta nova realidade caracterizada pela saturação do mercado de trabalho e diminuição da demanda.

            Sim, isto mesmo, vou propor idéias simples, de custo baixíssimo, aproveitando o que você tem de melhor: o conhecimento e domínio das novidades na área em que você atua no seu dia a dia. Sem rodeios, as idéias são as seguintes: palestras, conferências, simpósios, painéis, mesas clínicas, cursos, artigos, capítulos de livros, entrevistas no rádio e televisão, matérias para jornais e revistas, e-mails, páginas na Internet e outras idéias do gênero com aproveitamento elevado e despesas quase restritas à elaboração e que na maioria dos casos, em fase inicial, podem ser restritas a criatividade, determinação em produzir e acionamento de amizades. Nos propomos neste artigo a analisar detalhadamente cada uma das opções, com dicas e a melhor maneira de viabilizar cada uma delas. E fazer uma pequena apreciação de suas possibilidades. 

PALESTRAS

            Prima de primeiro grau das conferências, mantém com estas, bastante semelhança, se diferenciando basicamente pela linguagem leiga e pelo público, normalmente composto de leigos. Têm duração aproximada de uma a duas horas e são ótimo treinamento àqueles que pretendem futuramente ministrar conferências. Requerem menor preparação além de menor quantidade e qualidade de material didático. Os lugares mais comuns para sua realização são empresas, clubes, entidades de outras profissões, escolas, igrejas ou qualquer outra onde costumam habitualmente se reunir grupos de pessoas. A melhor maneira de descobrir onde apresentá-las, é estar atento, comentar com clientes que estejam ligados a qualquer das opções mencionadas e pedir que indiquem seu nome e agenciem a programação da palestra. O tema ideal é justamente o que costuma ser seu trabalho preferido em nível de consultório e o resultado em forma de marketing é a procura direta por assistentes interessados neste tipo de tratamento. Seu retorno é direto e imediato. 

CONFERÊNCIAS

            Melhor maneira de divulgar junto a colegas o trabalho que você vem desenvolvendo em uma especialidade ou técnica em particular. Os congressos e jornadas tem duração de trinta minutos à uma hora. Pedem maior preparação e cuidado quanto ao material a ser utilizado como recurso áudio visual. Nestes, o indicado é a reprodução do encontrado na literatura pertinente, complementado com sua experiência profissional e alguns casos de sua experiência. Não dispondo de máquina apropriada para documentar, busque um amigo que a tenha e combine de apresentar junto o trabalho. O lugar mais indicado para se começar são jornadas do interior ou outros estados, onde você não é conhecido, diminuindo o fator nervosismo e perguntas embaraçosas, alem de facilitar, por ser em pequeno número a platéia que costuma concorrer. Depois de três ou quatro apresentações fora, inscreva-se em congressos menores de sua região, procurando centrar o assunto no tipo de trabalho que você gostaria que os colegas lhe indicassem algum cliente. Outro marketing de resultados é a colocação dos certificados de apresentação das mesmas, para que seus clientes melhorem a imagem que fazem de você.

SIMPÓSIOS

            São um caminho para a preparação de material com vistas à apresentação de futuros cursos, que na maioria dos casos são conseqüência de boas conferências apresentadas. Um atalho para seu desenvolvimento é a inscrição de conferência seqüencial, que na maioria das vezes corresponde à metade de um curso de quatro horas. A dica de contatar amigos e ex-colegas de faculdade de outros estados é bom caminho para obtenção de convites. Se você tiver publicado alguma monografia sobre o tema ou publicado algum trabalho sobre o mesmo, colabora para argumentar a indicação o envio da mesma ao amigo que poderá sugerir seu nome. Em eventos menores, simpósios são a maneira usual da comissão organizadora programar atividade atrativa sem ter que arcar com ônus de despesas de locomoção e hotel, que habitualmente incidem sobre os cursos, além de dar a oportunidade para grupo maior se apresentar, colocando em debate as posições de colegas locais com outros de fora. Estas apresentações são úteis para desenvolvimento da prática com público, visto ser em boa parte a ativação conduzida por coordenador e pela participação da platéia. Por não ser uma atividade muito comum, impressiona pacientes, que por não entenderem bem do que se trata, a posiciona como algo reservado aos de notório saber.

PAINÉIS

            Mais apropriado àqueles que sentem alguma dificuldade de se colocarem sozinhos na frente do público ou que para isto gostariam de adquirir traquejo. Torna-se bastante fácil a elaboração para aqueles que tenham desenvolvido alguma pesquisa ou levantamento bibliográfico durante curso de especialização ou que tenham tido a felicidade de encontrar, concluir e documentar bem algum caso clínico diferenciado ou técnica e que contenha atrativo em si. O formato básico de apresentação é no estilo da estruturação de um artigo para revista científica, sendo mais chamativo na proporção de melhores e fartas fotos ou ilustrações. A maioria dos eventos profissionais reserva espaço para esta atividade e mesmo nos eventos menores sem espaço próprio para os mesmos, eles serão bem aceitos e causarão um interesse adicional pelo ineditismo da iniciativa. São ótimos para iniciarem novas amizades, que muitas vezes culminam com indicação de pacientes.

MESAS CLÍNICAS

            Similares no formato de apresentação e local aos painéis, se diferenciam destes basicamente pela formatação dos recursos, que podem ser modelos, fotos ou slides, neste caso em projetor do tipo pequeno ou dos que já contém uma pequena tela. Estes podem ser alugados só para os dias da apresentação, em casas de cine-foto. Se possível prepare algum resumo da apresentação e obsequie os colegas com uma cópia. Este procedimento se constituirá em bom marketing, na medida em que contenha seus dados e principalmente telefone. Boa dica é solicitar aos que param para ver, a que façam perguntas ou peçam algum tipo de esclarecimento. Em todos os itens até agora enunciados é fundamental dispor de boa quantidade de cartões de visita, principalmente nos que o contato apresentador-assistente se faça de uma maneira mais pessoal. Não espere que lhe solicitem os cartões, os ofereça e coloque-se a disposição futura para algum esclarecimento ou para estudarem em conjunto algum caso semelhante a ser apresentado ou resolvido. 

CURSOS

            Depois das experiências vividas evolutivamente nas cinco alternativas anteriores, você estará torcendo para receber um convite para ministrar cursos. Um atalho é oferecer-se para ser assistente em algum curso regular de atualização, aperfeiçoamento ou especialização, que lhe brindarão não só com o título de professor, como também com a oportunidade de praticar seus temas prediletos na forma de aula, com duração aproximada de um curso, e a vantagem de serem em grupos menores e em ambiente no qual você já cultivou amizades. Ofereça a amigos de outras cidades a possibilidade de ministrarem em conjunto, não escolhendo temas muito amplos e optando inicialmente por apresentações de quatro horas, com intervalo e perguntas. Antes de propor, prepare bem seu currículo e organize um bom programa, dando preferência a tópicos mais clínicos ou técnicas. Uma foto feita em estúdio ajuda a vender sua imagem e cópias de artigo publicadas são excelentes elementos de apoio para efetivação do convite. Neste estágio você já estará consciente que a fundamentação às suas afirmações são importantes e diminuem a incidência de perguntas indesejáveis. Cursos são difíceis de se conseguir, mas são as melhores identificações de que alguém já está se sobressaindo. Vale a pena tentar. A melhor preparação é assistir a muitos cursos de distintos ministradores, observando seus estilos, recursos e macetes. Outra boa dica é inscrever-se em cursos de oratória ou de habilitação ao magistério, que hoje estão na moda. 

ENTREVISTAS

            As melhores e mais seguras para se iniciar são as por escrito para jornais e revistas de pequena tiragem. Além de mais facilmente serem conseguidas, lhe permitem direcionar o tema e na maioria das vezes a elaboração das próprias perguntas, lhe permitindo conduzir a resposta de forma que o direcionamento do texto lhe permita introduzir sua mensagem. Não esqueça de abordar temas de interesse da comunidade como um todo, mesmo que esteja tratando de um outro assunto específico. Enfoques do tipo prevenção, manutenção, saúde bucal, agradam não somente aos leitores, como também a outros colegas. Dominando bem seu assunto, ofereça-se também a participações no rádio ou televisão. Os programas femininos da manha e tarde são os mais fáceis de se conquistar espaço e os de melhor resultado em forma de perguntas e pacientes. Não esqueça de identificar-se pela forma como seu nome consta da lista telefônica, que é o meio mais usado por ouvintes e espectadores para entrarem em contato. Combine claramente as perguntas com o entrevistador e alerte-o para as limitações que lhe são impostas pelo código de ética. Seja objetivo e direto nas respostas, pois esta é a linguagem dos meios de comunicação.

MATÉRIAS

            São hoje um dos meios de marketing mais usados por profissionais liberais e certamente a forma de melhor e mais rápido resultado. Não imagine começar pelos grandes veículos. Os mais fáceis são revistas e jornais de bairro ou de cidade pequena. Bons são também os de entidades de classe, sindicatos e conselhos de outras categorias profissionais, especialmente se sua família tiver alguma concentração ou um expoente que milite na área. Um truque para motivar diretores de pequenos veículos é oferecer-se para incluir pequeno anúncio em indicador profissional ou de serviços, que de preferência não deve sair na mesma página da matéria. Quando identificar facilidades e bons resultados ofereça-se para redigir uma coluna periódica sobre assuntos da sua profissão. As matérias darão tanto maior resultado, quanto mais direcionadas forem à sua atividade principal. Um título forte e chamativo ajuda a atrair a atenção, bem como ilustrações. Evite termos muito técnicos e linguagem muito sofisticada. 

INTERNET

            Inquestionavelmente, será o meio de comunicação do futuro. Os que deixarem para se dedicar mais tarde, a ela, terão certamente perdido o seu grande apelo que é justamente a novidade e a pouca presença de colegas. Se você não é navegador contumaz, não se preocupe, pois empresas ou profissionais especializados, a preços módicos, elaborarão sua página e lhe darão a necessária orientação e manutenção. Para motivar-se navegue e acompanhe o que os mais adiantados estão fazendo e lembre que o aspecto mais importante no sucesso da Internet é justamente o fato de estar acessível a tantos quantos dela queiram participar. Certamente será o veículo de marketing do futuro. Aproveitando esta nossa sistemática de envios regulares de e-mails, imagine usar algo semelhante, enviando periodicamente e-mails com temas de sua profissão, a um cadastro que você progressivamente poderá montar com a ajuda da sua secretária.

ARTIGOS

            Com o incrível incremento de boas revistas nos últimos anos, a oferta de espaço para publicação de trabalhos tem levado muitos a considerar a possibilidade de publicar resumos de suas monografias, dissertações e teses. Afora isto, a preferência manifestada pela maioria por revistas clínicas, tem levado os editores a dar ênfase a artigos com conteúdo mais clínico, abrindo possibilidades a muitos que não estejam ligados ao magistério. Também tem se dado preferência aos artigos não muito extensos, aumentando as possibilidades daqueles que tem somente uma boa ou diferente técnica para comunicar. Uma das vantagens do escrever sobre o falar, é que nesta tem-se a possibilidade de buscar ajuda não só nas correções, como na própria elaboração e assim conseguir-se uma boa qualidade, que ajudará em muito na composição de seu conceito e imagem.

            Sugestão de quem nunca tinha dado uma aula ou escrito um parágrafo: não fique esperando. Inicie hoje mesmo. Leia, seja crítico, dê palpites e comece a escrever a título de exercício uma matéria que seria de seu interesse e que ainda não foi publicada. Melhor ainda, pegue um computador ou uma caneta e comece a anotar dados para uma matéria.


A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
- AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA EXPRESSAMENTE PELO AUTOR PARA O PORTAL BRASIL -


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI