Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

GESTÃO DE MARKETING E NEGÓCIOS
01 / AGOSTO / 2007

VEJA QUANTAS COISAS UM MARKETING PODE FAZER POR VOCÊ
Por Antônio Inácio Ribeiro (*)
Colunista-titular do Portal Brasil e diretor da Odontex, www.odontex.com.br

            O que se dizia ser a ferramenta do futuro é agora a realidade. Assim foi em outras áreas do conhecimento, agora é nas profissões liberais. E como tal quem estiver ligado a ela está no seu tempo, quem não está irremediavelmente no passado, perante os colegas e principalmente perante os clientes.

            Quando já se dispõe de bancos de imagens, públicos e privados, que facilitam a vida de professores, na preparação de aulas, artigos, cursos, conferências e livros os levantamentos que antigamente levavam meses, com dias e dias dentro de bibliotecas, hoje são feitos em casa com o recurso dos buscadores da Internet e dos birôs das próprias bibliotecas, que disponibilizam em minutos, artigos com filtros de seleção cada vez mais precisos e rápidos.

            A própria atualização que antes demandava tempo, gastos, viagens e que nunca chegava ao tempo em que as coisas aconteciam, hoje é on-line e se podem acompanhar os artigos saindo pelo mundo, quase ao tempo que são produzidos. Eu mesmo já estou pensando em escrever livros na Internet e ter meus leitores acompanhando e colaborando.

            Tudo mudou e isto é só o começo. A maior novidade no ensino são os cursos virtuais. A própria graduação está indo para este caminho, com cada vez menos aulas e provas presenciais. Estamos no tempo dos e-learning, e-books, e-journals e breve estaremos no e-comemerce. Este mais difícil, dada a nossa cultura “ver com os dedos”.

            Os gerenciadores de consultórios e escritórios são uma realidade e a maior sensação do momento é um programa de computador, que funciona como um demonstrativo de serviços aos clientes, pelo qual são apresentadas em forma de animações, os problemas, as soluções, o como era e o como vai ficar. Um show!

            Não podemos perder o avião da história (tem gente que ainda fala trem, outros ainda dizem bonde) e sermos condenados ao ostracismo. Temos que clicar no novo e dele não abrir mão. Eu mesmo tive um momento de distração, por achar que tinha chegado ao topo e por pouco não perco quase tudo que havia conquistado. E que agora com a Internet estou retomando.

            Uns falam da globalização, outros da mundialização. Acho que o certo é a Internacionalização (nada a ver com o meu time, o Internacional aqui e Internazionale na Itália) mas com a Internet, que é a nossa nova e verdadeira galáxia. Nela vamos trafegar o restante de nossos dias. Quem for vivo verá! 

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL
- AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA EXPRESSAMENTE PELO AUTOR PARA O PORTAL BRASIL -


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI